Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/34211 |
Resumo: | Na presente tese procurei elaborar interpretações de peças que fazem parte do repertório solista para violão e que foram baseadas nos gêneros folclóricos sul-americanos zamba, candombe e tonada. Utilizando a inspiração folclórica presente nestas obras como fio condutor para este processo criativo, apresento possibilidades de estudo e reflexão sobre esse tipo específico de repertório. Para isso, busquei compreender, incorporar e evidenciar práticas performáticas típicas dos gêneros folclóricos de modo a incluí-las em minhas interpretações, aproximando, assim, a performance das obras para violão solista aqui estudadas de seu contexto musical folclórico. Referenciaram teoricamente este trabalho, de forma especial, autores como Cardoso (2006), Guestrin (2004), Brandão (1984) Ferreira (1997), Loyola (2006), Longo (2012), Cook (2006), Rink (2012), Domenici (2012), Nevanlinna (2009), Almeida (2011), Bowen (1993) e Piedade (2011). Como referencial artístico utilizei, principalmente, a produção discográfica de músicos como Villadangos (2002 e 2006), Méndez (2012), Falú (2005), Coronel (2009), Zanon (1997), Siewers (1995), Fernandez (2006), Azcano (2016), Rojas (2006), Moscardini (2005), Carlevaro (1986), Aguirre (2008), Sinesi (1996), Parra (1956 e 1959), Jara (1966, 1971 e 1975), Sánchez (2001) e Contreras (2006). Além destes autores, aproveitei informações retiradas de videoaulas, materiais didáticos, artigos, livros, teses e dissertações, partituras, documentários e outras gravações de referentes nesta área. Esta construção criativa se deu baseada em minha prática artística e na busca por variadas fontes de informação. Estas foram obtidas, organizadas e/ou desenvolvidas através de técnicas de coleta e interpretação de dados ligadas as metodologias cientificas tradicionais. Como produto desta tese, foram desenvolvidas interpretações musicais das obras para violão baseadas em gêneros folclóricos sul-americanos, mas, principalmente, ficam descritos aqui os percursos interpretativos trilhados a partir de múltiplas fontes de pesquisa. |
id |
UFMG_6a161d6bcd55ae3bdb4edcfbfbe8f21f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/34211 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Flavio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Eduardo Campolina Vianna LoureiroFernando Araújo de PaulaThiago Colombo de FreitasWerner Aguiarhttp://lattes.cnpq.br/3646154649279840Marcos Matturro Foschiera2020-09-30T19:42:24Z2020-09-30T19:42:24Z2019-08-21http://hdl.handle.net/1843/34211Na presente tese procurei elaborar interpretações de peças que fazem parte do repertório solista para violão e que foram baseadas nos gêneros folclóricos sul-americanos zamba, candombe e tonada. Utilizando a inspiração folclórica presente nestas obras como fio condutor para este processo criativo, apresento possibilidades de estudo e reflexão sobre esse tipo específico de repertório. Para isso, busquei compreender, incorporar e evidenciar práticas performáticas típicas dos gêneros folclóricos de modo a incluí-las em minhas interpretações, aproximando, assim, a performance das obras para violão solista aqui estudadas de seu contexto musical folclórico. Referenciaram teoricamente este trabalho, de forma especial, autores como Cardoso (2006), Guestrin (2004), Brandão (1984) Ferreira (1997), Loyola (2006), Longo (2012), Cook (2006), Rink (2012), Domenici (2012), Nevanlinna (2009), Almeida (2011), Bowen (1993) e Piedade (2011). Como referencial artístico utilizei, principalmente, a produção discográfica de músicos como Villadangos (2002 e 2006), Méndez (2012), Falú (2005), Coronel (2009), Zanon (1997), Siewers (1995), Fernandez (2006), Azcano (2016), Rojas (2006), Moscardini (2005), Carlevaro (1986), Aguirre (2008), Sinesi (1996), Parra (1956 e 1959), Jara (1966, 1971 e 1975), Sánchez (2001) e Contreras (2006). Além destes autores, aproveitei informações retiradas de videoaulas, materiais didáticos, artigos, livros, teses e dissertações, partituras, documentários e outras gravações de referentes nesta área. Esta construção criativa se deu baseada em minha prática artística e na busca por variadas fontes de informação. Estas foram obtidas, organizadas e/ou desenvolvidas através de técnicas de coleta e interpretação de dados ligadas as metodologias cientificas tradicionais. Como produto desta tese, foram desenvolvidas interpretações musicais das obras para violão baseadas em gêneros folclóricos sul-americanos, mas, principalmente, ficam descritos aqui os percursos interpretativos trilhados a partir de múltiplas fontes de pesquisa.In the present thesis I tried to elaborate interpretations of pieces that are part of the repertoire soloist for guitar and that were based on the folkloric South American genres zamba, candombe and tonada. Using the folkloric inspiration present in these works as the guiding thread for this creative process, I present possibilities for study and reflection on this specific type of repertoire. In order to do so, I sought to understand, incorporate and demonstrate performance practices typical of folk genres in order to include them in my interpretations, thus approaching the performance of works for solo guitar studied here from their folk music context. The theoretical referents of this work are authors like Cardoso (2006), Guestrin (2004), Brandão (1984) Ferreira (1997), Loyola (2006), Longo (2012), Cook Domenici (2012), Nevanlinna (2009), Almeida (2011), Bowen (1993) and Piedade (2011). As an artistic reference I mainly used the record production of musicians such as Villadangos (2002 and 2006), Méndez (2012), Falú (2005), Coronel (2009), Zanon (1997), Siewers, Azcano (2016), Rojas (2006), Moscardini (2005), Carlevaro (1986), Aguirre (2008), Sinesi (1996), Parra (1956 and 1959), Jara (1966, 1971 and 1975) and Contreras (2006). In addition to these authors, I took advantage of information gathered from video lessons, didactic material, articles, books, thesis and dissertations, scores, documentaries and other recordings of referents in this area. This creative construction was based on my artistic practice and the search for various sources of information. These were obtained, organized and/or developed through data collection and interpretation techniques linked to traditional scientific methodologies. As a product of this thesis, musical interpretations of works for guitar based on South American folk genres were developed, but mainly, the interpretative paths based on multiple sources of research are described here.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsica para violãoPerformance musicalMúsica folclórica - América do SulViolãoMúsica sul-americanaZambaCandombeTonadaPesquisa artísticaViolão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americanaGuitar without borders: interpretive creations in works inspired by South American folk musicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE COMPLETA (Marcos Matturro Foschiera).pdfTESE COMPLETA (Marcos Matturro Foschiera).pdfapplication/pdf12969048https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34211/3/TESE%20COMPLETA%20%28Marcos%20Matturro%20Foschiera%29.pdfc6d7ca130c4326113ff45cb99e4aba68MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34211/4/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD541843/342112020-09-30 16:42:24.292oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-09-30T19:42:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Guitar without borders: interpretive creations in works inspired by South American folk music |
title |
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana |
spellingShingle |
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana Marcos Matturro Foschiera Violão Música sul-americana Zamba Candombe Tonada Pesquisa artística Música para violão Performance musical Música folclórica - América do Sul |
title_short |
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana |
title_full |
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana |
title_fullStr |
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana |
title_full_unstemmed |
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana |
title_sort |
Violão sem fronteiras: criações interpretativas em obras inspiradas na música folclórica sul-americana |
author |
Marcos Matturro Foschiera |
author_facet |
Marcos Matturro Foschiera |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8877943543630986 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eduardo Campolina Vianna Loureiro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fernando Araújo de Paula |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Thiago Colombo de Freitas |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Werner Aguiar |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3646154649279840 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcos Matturro Foschiera |
contributor_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas Eduardo Campolina Vianna Loureiro Fernando Araújo de Paula Thiago Colombo de Freitas Werner Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violão Música sul-americana Zamba Candombe Tonada Pesquisa artística |
topic |
Violão Música sul-americana Zamba Candombe Tonada Pesquisa artística Música para violão Performance musical Música folclórica - América do Sul |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música para violão Performance musical Música folclórica - América do Sul |
description |
Na presente tese procurei elaborar interpretações de peças que fazem parte do repertório solista para violão e que foram baseadas nos gêneros folclóricos sul-americanos zamba, candombe e tonada. Utilizando a inspiração folclórica presente nestas obras como fio condutor para este processo criativo, apresento possibilidades de estudo e reflexão sobre esse tipo específico de repertório. Para isso, busquei compreender, incorporar e evidenciar práticas performáticas típicas dos gêneros folclóricos de modo a incluí-las em minhas interpretações, aproximando, assim, a performance das obras para violão solista aqui estudadas de seu contexto musical folclórico. Referenciaram teoricamente este trabalho, de forma especial, autores como Cardoso (2006), Guestrin (2004), Brandão (1984) Ferreira (1997), Loyola (2006), Longo (2012), Cook (2006), Rink (2012), Domenici (2012), Nevanlinna (2009), Almeida (2011), Bowen (1993) e Piedade (2011). Como referencial artístico utilizei, principalmente, a produção discográfica de músicos como Villadangos (2002 e 2006), Méndez (2012), Falú (2005), Coronel (2009), Zanon (1997), Siewers (1995), Fernandez (2006), Azcano (2016), Rojas (2006), Moscardini (2005), Carlevaro (1986), Aguirre (2008), Sinesi (1996), Parra (1956 e 1959), Jara (1966, 1971 e 1975), Sánchez (2001) e Contreras (2006). Além destes autores, aproveitei informações retiradas de videoaulas, materiais didáticos, artigos, livros, teses e dissertações, partituras, documentários e outras gravações de referentes nesta área. Esta construção criativa se deu baseada em minha prática artística e na busca por variadas fontes de informação. Estas foram obtidas, organizadas e/ou desenvolvidas através de técnicas de coleta e interpretação de dados ligadas as metodologias cientificas tradicionais. Como produto desta tese, foram desenvolvidas interpretações musicais das obras para violão baseadas em gêneros folclóricos sul-americanos, mas, principalmente, ficam descritos aqui os percursos interpretativos trilhados a partir de múltiplas fontes de pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-30T19:42:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-30T19:42:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/34211 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/34211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34211/3/TESE%20COMPLETA%20%28Marcos%20Matturro%20Foschiera%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34211/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6d7ca130c4326113ff45cb99e4aba68 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589440662142976 |