Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG |
Resumo: | Este trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação. |
id |
UFMG_6a75b4a261502a474caa8014378380a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLPVG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Angela Carmem Abreu Fraga FonsecaTânia Cristina da Silva2019-08-11T20:10:24Z2019-08-11T20:10:24Z2013-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVGEste trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCurriculosEscolas Organização e administraçãoPPPGestão democráticaCurrículoCurrículo: o que ensinar? Em favor de quem?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_tania_cristina_da_silva.pdfapplication/pdf1115801https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLPVG/1/tcc_tania_cristina_da_silva.pdf9c7a434b20e8ecc5876e64eb475ec17cMD51TEXTtcc_tania_cristina_da_silva.pdf.txttcc_tania_cristina_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain337018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLPVG/2/tcc_tania_cristina_da_silva.pdf.txtc8146d6a7331f1f8442a8cca9183ecb8MD521843/BUOS-9LLPVG2019-11-14 08:18:37.82oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLPVGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:18:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? |
title |
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? |
spellingShingle |
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? Tânia Cristina da Silva PPP Gestão democrática Currículo Educação Curriculos Escolas Organização e administração |
title_short |
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? |
title_full |
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? |
title_fullStr |
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? |
title_full_unstemmed |
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? |
title_sort |
Currículo: o que ensinar? Em favor de quem? |
author |
Tânia Cristina da Silva |
author_facet |
Tânia Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tânia Cristina da Silva |
contributor_str_mv |
Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PPP Gestão democrática Currículo |
topic |
PPP Gestão democrática Currículo Educação Curriculos Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Curriculos Escolas Organização e administração |
description |
Este trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T20:10:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T20:10:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLPVG/1/tcc_tania_cristina_da_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLPVG/2/tcc_tania_cristina_da_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c7a434b20e8ecc5876e64eb475ec17c c8146d6a7331f1f8442a8cca9183ecb8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589464914657280 |