Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tânia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG
Resumo: Este trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação.
id UFMG_6a75b4a261502a474caa8014378380a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLPVG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Angela Carmem Abreu Fraga FonsecaTânia Cristina da Silva2019-08-11T20:10:24Z2019-08-11T20:10:24Z2013-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVGEste trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCurriculosEscolas  Organização e administraçãoPPPGestão democráticaCurrículoCurrículo: o que ensinar? Em favor de quem?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_tania_cristina_da_silva.pdfapplication/pdf1115801https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLPVG/1/tcc_tania_cristina_da_silva.pdf9c7a434b20e8ecc5876e64eb475ec17cMD51TEXTtcc_tania_cristina_da_silva.pdf.txttcc_tania_cristina_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain337018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLPVG/2/tcc_tania_cristina_da_silva.pdf.txtc8146d6a7331f1f8442a8cca9183ecb8MD521843/BUOS-9LLPVG2019-11-14 08:18:37.82oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LLPVGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:18:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
title Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
spellingShingle Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
Tânia Cristina da Silva
PPP
Gestão democrática
Currículo
Educação
Curriculos
Escolas  Organização e administração
title_short Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
title_full Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
title_fullStr Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
title_full_unstemmed Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
title_sort Currículo: o que ensinar? Em favor de quem?
author Tânia Cristina da Silva
author_facet Tânia Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Tânia Cristina da Silva
contributor_str_mv Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv PPP
Gestão democrática
Currículo
topic PPP
Gestão democrática
Currículo
Educação
Curriculos
Escolas  Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Curriculos
Escolas  Organização e administração
description Este trabalho investiga os limites e possibilidades do currículo adotado na Escola Municipal Cantinho Feliz, do município de Itaúna MG, contribuir para a formação democrática dos estudantes. O trabalho discorre sobre o desafio de adotar um currículo escolar que prepare o sujeito para enfrentar as constantes transformações da contemporaneidade. Analisa a hierarquia das disciplinas apresentadas pelo quadro curricular das séries iniciais do ensino fundamental e as possíveis consequências para a formação democrática dos estudantes. Aponta para a importância de construir um currículo escolar a partir de uma gestão democrática, de maneira reflexiva, dialógica e coletiva. Salienta a necessidade de se trabalhar um currículo significativo, que possibilita a todos os estudantes as mesmas oportunidades de ascensão social, que não seja excludente e capaz de contribuir com todos os aspectos humanos do educando: histórico, social, econômico, político e cultural. Um currículo que leve em conta a realidade na qual o sujeito está inserido, para que possa atuar sobre ela e modificá-la de maneira democrática, crítica e ética. Por fim, julga-se que é necessária uma mudança não só na organização do fazer pedagógico da escola, mas nas mentes de professores, especialistas e de todos os gestores que estão à frente da educação do país, a fim de construir um currículo que atinja os objetivos e fins da educação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T20:10:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T20:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLPVG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLPVG/1/tcc_tania_cristina_da_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LLPVG/2/tcc_tania_cristina_da_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c7a434b20e8ecc5876e64eb475ec17c
c8146d6a7331f1f8442a8cca9183ecb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589464914657280