Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermes Gualberto da Fonseca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQ94
Resumo: Falar de gestão democrática na educação e agir de forma que assegure os princípios propostos, é um desafio para o gestor da escola, mesmo que tenha pelo menos o Conselho Escolar. Ao construir o Projeto Político Pedagógico da escola através de estudos, pesquisas e informações, percebeu-se um distanciamento entre a teoria e a prática em como planejar coletivamente os aspectos administrativos e pedagógicos. Um dos aspectos mais notável foi a concepção de currículo e a sua abrangência no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, dissertar o TCC, sobre currículo tem o objetivo de mostrar que currículo vai além da proposta curricular contida nos livros didáticos e que através de uma concepção mais ampla, com metodologia de Pedagogia de Projetos que proporciona a interdisciplinaridade e a humanização da escola é possível assegurar a qualidade do ensino-aprendizagem.
id UFMG_4496785ac7070b0ab58f248dab29b1be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPQ94
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Anderson RibeiroHermes Gualberto da Fonseca2019-08-14T04:06:20Z2019-08-14T04:06:20Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQ94Falar de gestão democrática na educação e agir de forma que assegure os princípios propostos, é um desafio para o gestor da escola, mesmo que tenha pelo menos o Conselho Escolar. Ao construir o Projeto Político Pedagógico da escola através de estudos, pesquisas e informações, percebeu-se um distanciamento entre a teoria e a prática em como planejar coletivamente os aspectos administrativos e pedagógicos. Um dos aspectos mais notável foi a concepção de currículo e a sua abrangência no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, dissertar o TCC, sobre currículo tem o objetivo de mostrar que currículo vai além da proposta curricular contida nos livros didáticos e que através de uma concepção mais ampla, com metodologia de Pedagogia de Projetos que proporciona a interdisciplinaridade e a humanização da escola é possível assegurar a qualidade do ensino-aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículosPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoEducaçãoCurrículoGestão escolar democráticaCurrículo, ensino-aprendizagem e gestão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhermes.pdfapplication/pdf786588https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQ94/1/hermes.pdf81987f6c7d24574855dbe3ae61840e44MD51TEXThermes.pdf.txthermes.pdf.txtExtracted texttext/plain104953https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQ94/2/hermes.pdf.txt6f48a3179175911e7c311c5762d40581MD521843/BUBD-9ZPQ942019-11-14 15:48:45.925oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPQ94Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:48:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
title Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
spellingShingle Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
Hermes Gualberto da Fonseca
Educação
Currículo
Gestão escolar democrática
Currículos
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
title_short Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
title_full Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
title_fullStr Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
title_full_unstemmed Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
title_sort Currículo, ensino-aprendizagem e gestão escolar
author Hermes Gualberto da Fonseca
author_facet Hermes Gualberto da Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anderson Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermes Gualberto da Fonseca
contributor_str_mv Anderson Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo
Gestão escolar democrática
topic Educação
Currículo
Gestão escolar democrática
Currículos
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Currículos
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
description Falar de gestão democrática na educação e agir de forma que assegure os princípios propostos, é um desafio para o gestor da escola, mesmo que tenha pelo menos o Conselho Escolar. Ao construir o Projeto Político Pedagógico da escola através de estudos, pesquisas e informações, percebeu-se um distanciamento entre a teoria e a prática em como planejar coletivamente os aspectos administrativos e pedagógicos. Um dos aspectos mais notável foi a concepção de currículo e a sua abrangência no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, dissertar o TCC, sobre currículo tem o objetivo de mostrar que currículo vai além da proposta curricular contida nos livros didáticos e que através de uma concepção mais ampla, com metodologia de Pedagogia de Projetos que proporciona a interdisciplinaridade e a humanização da escola é possível assegurar a qualidade do ensino-aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T04:06:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T04:06:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQ94
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPQ94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQ94/1/hermes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPQ94/2/hermes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 81987f6c7d24574855dbe3ae61840e44
6f48a3179175911e7c311c5762d40581
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676822655533056