A avaliação escolar como instrumento de gestão democrática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKK38 |
Resumo: | O presente trabalho faz uma análise crítica sobre as diversas formas de Avaliação aplicadas na Escola Municipal José Norberto de Andrade. Com base no Projeto Político-Pedagógico, define algumas modalidades de avaliação mais usadas e as contextualiza na escola em questão. Aponta os diversos parâmetros da Avaliação Escolar, dependendo da finalidade para a qual se destina, destacando a interdependência existente entre elas. Apresenta a importância da Avaliação Institucional como forma de se conhecer a aprendizagem que ali ocorre ciente de que essa depende diretamente de tudo o que a instituição pode oferecer. A Avaliação de Sistema vem apontar de forma ampla aspectos relevantes da instituição, se apresentando ora satisfatórios ora desejáveis. Acentua que focar a avaliação como ação diagnóstica e não como um fim em si mesma é atitude responsável que reflete uma visão de futuro da Gestão. Situa a avaliação como instrumento de medida que visa, sobretudo, a reflexão sobre a eficácia das ações implementadas na instituição que merecerão (ou não) ser (re)planejadas quando as mesmas não atingem os objetivos pré-estabelecidos. Finaliza classificando como madura e compromissada com a Educação de qualidade a Gestão que norteia democraticamente seu trabalho em avaliações continuadas, buscando sempre a clareza dos objetivos da instituição, definindo e (re)definindo ações para alcançá-los. |
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