Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Barbosa Ferreira Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPAH
Resumo: A avaliação escolar faz parte de todo processo educativo e tem a função de diagnosticar as dificuldades e os progressos dos alunos ao longo do ano letivo, sendo utilizado para atribuir os conteúdos trabalhados e assim aproveitar os resultados da aprendizagem dos alunos para construir e/ou reconstruir conceitos, ideias, postulações, levando a sair do conhecimento e adentrar ao mundo do saber. Contudo, tal prática, apesar de ser um processo dinâmico é ainda um entrave para muitas instituições de ensino. A partir da analise de tal temática e da abordagem realizada no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, no qual se caracteriza uma avaliação em que os aspectos qualitativos se sobreponham sobre os quantitativos, mas o que contudo, frente a prática docente, não se efetiva, é que se propôs a seguinte pesquisa Avaliação Escolar: Um Debate Sobre aAtuação do Gestor Escolar, que procurou compreender a avaliação como fator significativo para o processo de ensino aprendizagem, bem como, a atuação do gestor escolar nesta dinâmica. Para tanto realizou-se estudo bibliográfico dediversos autores, entre eles Perrenoud (1999), Luckesi (2001), entre outros. Analisamos os processos e as formas de avaliação da aprendizagem, com base no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, analisando e contrapondo situações. Verificamos uma necessidade de atuação constante do Diretor Escolar de forma interativa com o processo pedagógico da escola, atuando com liderança e eficiência a fim de promover um ensino de qualidade e de construção da identidade da escola.
id UFMG_410f42b59028a8e50f8b901265087e72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKPAH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Denise França StehlingMarina de Lima TavaresCarla Barbosa Ferreira Carvalho2019-08-11T12:08:53Z2019-08-11T12:08:53Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPAHA avaliação escolar faz parte de todo processo educativo e tem a função de diagnosticar as dificuldades e os progressos dos alunos ao longo do ano letivo, sendo utilizado para atribuir os conteúdos trabalhados e assim aproveitar os resultados da aprendizagem dos alunos para construir e/ou reconstruir conceitos, ideias, postulações, levando a sair do conhecimento e adentrar ao mundo do saber. Contudo, tal prática, apesar de ser um processo dinâmico é ainda um entrave para muitas instituições de ensino. A partir da analise de tal temática e da abordagem realizada no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, no qual se caracteriza uma avaliação em que os aspectos qualitativos se sobreponham sobre os quantitativos, mas o que contudo, frente a prática docente, não se efetiva, é que se propôs a seguinte pesquisa Avaliação Escolar: Um Debate Sobre aAtuação do Gestor Escolar, que procurou compreender a avaliação como fator significativo para o processo de ensino aprendizagem, bem como, a atuação do gestor escolar nesta dinâmica. Para tanto realizou-se estudo bibliográfico dediversos autores, entre eles Perrenoud (1999), Luckesi (2001), entre outros. Analisamos os processos e as formas de avaliação da aprendizagem, com base no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, analisando e contrapondo situações. Verificamos uma necessidade de atuação constante do Diretor Escolar de forma interativa com o processo pedagógico da escola, atuando com liderança e eficiência a fim de promover um ensino de qualidade e de construção da identidade da escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoGestãoReflexãoEscolaAvaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdfapplication/pdf236544https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPAH/1/tcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf14153ee9f67f79a2103f319c6bc0af9aMD51TEXTtcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf.txttcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain90935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPAH/2/tcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf.txt472eaf1366678aed4a40365dfe948d36MD521843/BUOS-9LKPAH2019-11-14 06:30:05.05oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKPAHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:30:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
title Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
spellingShingle Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
Carla Barbosa Ferreira Carvalho
Avaliação
Gestão
Reflexão
Escola
Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
title_full Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
title_fullStr Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
title_full_unstemmed Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
title_sort Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
author Carla Barbosa Ferreira Carvalho
author_facet Carla Barbosa Ferreira Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Denise França Stehling
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marina de Lima Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Barbosa Ferreira Carvalho
contributor_str_mv Denise França Stehling
Marina de Lima Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Gestão
Reflexão
Escola
topic Avaliação
Gestão
Reflexão
Escola
Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rendimento escolar
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description A avaliação escolar faz parte de todo processo educativo e tem a função de diagnosticar as dificuldades e os progressos dos alunos ao longo do ano letivo, sendo utilizado para atribuir os conteúdos trabalhados e assim aproveitar os resultados da aprendizagem dos alunos para construir e/ou reconstruir conceitos, ideias, postulações, levando a sair do conhecimento e adentrar ao mundo do saber. Contudo, tal prática, apesar de ser um processo dinâmico é ainda um entrave para muitas instituições de ensino. A partir da analise de tal temática e da abordagem realizada no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, no qual se caracteriza uma avaliação em que os aspectos qualitativos se sobreponham sobre os quantitativos, mas o que contudo, frente a prática docente, não se efetiva, é que se propôs a seguinte pesquisa Avaliação Escolar: Um Debate Sobre aAtuação do Gestor Escolar, que procurou compreender a avaliação como fator significativo para o processo de ensino aprendizagem, bem como, a atuação do gestor escolar nesta dinâmica. Para tanto realizou-se estudo bibliográfico dediversos autores, entre eles Perrenoud (1999), Luckesi (2001), entre outros. Analisamos os processos e as formas de avaliação da aprendizagem, com base no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, analisando e contrapondo situações. Verificamos uma necessidade de atuação constante do Diretor Escolar de forma interativa com o processo pedagógico da escola, atuando com liderança e eficiência a fim de promover um ensino de qualidade e de construção da identidade da escola.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:08:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:08:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPAH
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPAH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPAH/1/tcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPAH/2/tcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 14153ee9f67f79a2103f319c6bc0af9a
472eaf1366678aed4a40365dfe948d36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589177547161600