Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPAH |
Resumo: | A avaliação escolar faz parte de todo processo educativo e tem a função de diagnosticar as dificuldades e os progressos dos alunos ao longo do ano letivo, sendo utilizado para atribuir os conteúdos trabalhados e assim aproveitar os resultados da aprendizagem dos alunos para construir e/ou reconstruir conceitos, ideias, postulações, levando a sair do conhecimento e adentrar ao mundo do saber. Contudo, tal prática, apesar de ser um processo dinâmico é ainda um entrave para muitas instituições de ensino. A partir da analise de tal temática e da abordagem realizada no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, no qual se caracteriza uma avaliação em que os aspectos qualitativos se sobreponham sobre os quantitativos, mas o que contudo, frente a prática docente, não se efetiva, é que se propôs a seguinte pesquisa Avaliação Escolar: Um Debate Sobre aAtuação do Gestor Escolar, que procurou compreender a avaliação como fator significativo para o processo de ensino aprendizagem, bem como, a atuação do gestor escolar nesta dinâmica. Para tanto realizou-se estudo bibliográfico dediversos autores, entre eles Perrenoud (1999), Luckesi (2001), entre outros. Analisamos os processos e as formas de avaliação da aprendizagem, com base no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, analisando e contrapondo situações. Verificamos uma necessidade de atuação constante do Diretor Escolar de forma interativa com o processo pedagógico da escola, atuando com liderança e eficiência a fim de promover um ensino de qualidade e de construção da identidade da escola. |
id |
UFMG_410f42b59028a8e50f8b901265087e72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKPAH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Denise França StehlingMarina de Lima TavaresCarla Barbosa Ferreira Carvalho2019-08-11T12:08:53Z2019-08-11T12:08:53Z2013-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPAHA avaliação escolar faz parte de todo processo educativo e tem a função de diagnosticar as dificuldades e os progressos dos alunos ao longo do ano letivo, sendo utilizado para atribuir os conteúdos trabalhados e assim aproveitar os resultados da aprendizagem dos alunos para construir e/ou reconstruir conceitos, ideias, postulações, levando a sair do conhecimento e adentrar ao mundo do saber. Contudo, tal prática, apesar de ser um processo dinâmico é ainda um entrave para muitas instituições de ensino. A partir da analise de tal temática e da abordagem realizada no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, no qual se caracteriza uma avaliação em que os aspectos qualitativos se sobreponham sobre os quantitativos, mas o que contudo, frente a prática docente, não se efetiva, é que se propôs a seguinte pesquisa Avaliação Escolar: Um Debate Sobre aAtuação do Gestor Escolar, que procurou compreender a avaliação como fator significativo para o processo de ensino aprendizagem, bem como, a atuação do gestor escolar nesta dinâmica. Para tanto realizou-se estudo bibliográfico dediversos autores, entre eles Perrenoud (1999), Luckesi (2001), entre outros. Analisamos os processos e as formas de avaliação da aprendizagem, com base no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, analisando e contrapondo situações. Verificamos uma necessidade de atuação constante do Diretor Escolar de forma interativa com o processo pedagógico da escola, atuando com liderança e eficiência a fim de promover um ensino de qualidade e de construção da identidade da escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoGestãoReflexãoEscolaAvaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdfapplication/pdf236544https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPAH/1/tcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf14153ee9f67f79a2103f319c6bc0af9aMD51TEXTtcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf.txttcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain90935https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPAH/2/tcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf.txt472eaf1366678aed4a40365dfe948d36MD521843/BUOS-9LKPAH2019-11-14 06:30:05.05oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKPAHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:30:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar |
title |
Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar |
spellingShingle |
Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar Carla Barbosa Ferreira Carvalho Avaliação Gestão Reflexão Escola Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar |
title_full |
Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar |
title_fullStr |
Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar |
title_full_unstemmed |
Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar |
title_sort |
Avaliação escolar: um debate sobre a atuação do Gestor Escolar |
author |
Carla Barbosa Ferreira Carvalho |
author_facet |
Carla Barbosa Ferreira Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Denise França Stehling |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marina de Lima Tavares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carla Barbosa Ferreira Carvalho |
contributor_str_mv |
Denise França Stehling Marina de Lima Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Gestão Reflexão Escola |
topic |
Avaliação Gestão Reflexão Escola Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rendimento escolar Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
A avaliação escolar faz parte de todo processo educativo e tem a função de diagnosticar as dificuldades e os progressos dos alunos ao longo do ano letivo, sendo utilizado para atribuir os conteúdos trabalhados e assim aproveitar os resultados da aprendizagem dos alunos para construir e/ou reconstruir conceitos, ideias, postulações, levando a sair do conhecimento e adentrar ao mundo do saber. Contudo, tal prática, apesar de ser um processo dinâmico é ainda um entrave para muitas instituições de ensino. A partir da analise de tal temática e da abordagem realizada no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, no qual se caracteriza uma avaliação em que os aspectos qualitativos se sobreponham sobre os quantitativos, mas o que contudo, frente a prática docente, não se efetiva, é que se propôs a seguinte pesquisa Avaliação Escolar: Um Debate Sobre aAtuação do Gestor Escolar, que procurou compreender a avaliação como fator significativo para o processo de ensino aprendizagem, bem como, a atuação do gestor escolar nesta dinâmica. Para tanto realizou-se estudo bibliográfico dediversos autores, entre eles Perrenoud (1999), Luckesi (2001), entre outros. Analisamos os processos e as formas de avaliação da aprendizagem, com base no Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Felisburgo, analisando e contrapondo situações. Verificamos uma necessidade de atuação constante do Diretor Escolar de forma interativa com o processo pedagógico da escola, atuando com liderança e eficiência a fim de promover um ensino de qualidade e de construção da identidade da escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-10-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T12:08:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T12:08:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPAH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKPAH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPAH/1/tcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKPAH/2/tcc_carla_barbosa_ferreira_carvalho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14153ee9f67f79a2103f319c6bc0af9a 472eaf1366678aed4a40365dfe948d36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589177547161600 |