Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQ2J |
Resumo: | O Presente trabalho tem o objetivo de discutir a avaliação da aprendizagem praticada na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha como parte integrante do processo da gestão democrática, baseada na participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, pais de alunos e funcionários administrativos. Sobretudo, propor uma reflexão e repensar a avaliação da aprendizagem como um instrumento que pode contribuir para aconstrução de uma educação pública que proporcione um ensino de melhor qualidade. A avaliação da aprendizagem precisa fazer parte das tomadas de decisões realizadas pelo Projeto Político Pedagógico, este deve nortear todos os passos realizados pela escola na busca de uma educação que colabore para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por fim, avaliar como o Conselho Escolar pode contribuir para aprimorar o processo de ensino aprendizagem sob o prisma da Gestão Democrática. |
id |
UFMG_b67831f3689405aba578a617769cbbac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMQ2J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Débora Cristina de Gonzaga CamiloFrancisco Angelo CoutinhoFlávio Vitor Moreira2019-08-09T21:47:28Z2019-08-09T21:47:28Z2013-07-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQ2JO Presente trabalho tem o objetivo de discutir a avaliação da aprendizagem praticada na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha como parte integrante do processo da gestão democrática, baseada na participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, pais de alunos e funcionários administrativos. Sobretudo, propor uma reflexão e repensar a avaliação da aprendizagem como um instrumento que pode contribuir para aconstrução de uma educação pública que proporcione um ensino de melhor qualidade. A avaliação da aprendizagem precisa fazer parte das tomadas de decisões realizadas pelo Projeto Político Pedagógico, este deve nortear todos os passos realizados pela escola na busca de uma educação que colabore para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por fim, avaliar como o Conselho Escolar pode contribuir para aprimorar o processo de ensino aprendizagem sob o prisma da Gestão Democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAvaliação educacionalEducaçãoEscolas Organização e administraçãoAvaliação da aprendizagemGestão DemocráticaReflexãoAvaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rochainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_flavio_vitor_moreira.pdfapplication/pdf320402https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQ2J/1/tcc_flavio_vitor_moreira.pdf079f725cb0a2911398e472ea9d324e67MD51TEXTtcc_flavio_vitor_moreira.pdf.txttcc_flavio_vitor_moreira.pdf.txtExtracted texttext/plain111690https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQ2J/2/tcc_flavio_vitor_moreira.pdf.txtffbd8817be8268ca449c577336caf703MD521843/BUBD-9LMQ2J2019-11-14 06:05:49.311oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LMQ2JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:05:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha |
title |
Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha Flávio Vitor Moreira Avaliação da aprendizagem Gestão Democrática Reflexão Avaliação educacional Educação Escolas Organização e administração |
title_short |
Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha |
title_full |
Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha |
author |
Flávio Vitor Moreira |
author_facet |
Flávio Vitor Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Débora Cristina de Gonzaga Camilo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Angelo Coutinho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flávio Vitor Moreira |
contributor_str_mv |
Débora Cristina de Gonzaga Camilo Francisco Angelo Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Gestão Democrática Reflexão |
topic |
Avaliação da aprendizagem Gestão Democrática Reflexão Avaliação educacional Educação Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação educacional Educação Escolas Organização e administração |
description |
O Presente trabalho tem o objetivo de discutir a avaliação da aprendizagem praticada na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha como parte integrante do processo da gestão democrática, baseada na participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, pais de alunos e funcionários administrativos. Sobretudo, propor uma reflexão e repensar a avaliação da aprendizagem como um instrumento que pode contribuir para aconstrução de uma educação pública que proporcione um ensino de melhor qualidade. A avaliação da aprendizagem precisa fazer parte das tomadas de decisões realizadas pelo Projeto Político Pedagógico, este deve nortear todos os passos realizados pela escola na busca de uma educação que colabore para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por fim, avaliar como o Conselho Escolar pode contribuir para aprimorar o processo de ensino aprendizagem sob o prisma da Gestão Democrática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T21:47:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T21:47:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQ2J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LMQ2J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQ2J/1/tcc_flavio_vitor_moreira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LMQ2J/2/tcc_flavio_vitor_moreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
079f725cb0a2911398e472ea9d324e67 ffbd8817be8268ca449c577336caf703 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589414996148224 |