Impacto da implantação do sistema de gestão da qualidade em hospitais acreditados com excelência pelo Sistema Brasileiro de Acreditação ONA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7K7GMV |
Resumo: | Este trabalho é um estudo observacional descritivo, quantitativo e qualitativo de uma tendência periódica de desempenho de organizações hospitalares que implementaram os requisitos do Sistema Brasileiro de Acreditação nos níveis 1, 2 e 3. A amostra de conveniência envolveu quatro hospitais. Neste trabalho é descrito o perfil destas organizações, o histórico da excelência, a experiência anterior com sistema(s) de qualidade, cronologia e fatos mais importantes. Foram comparadas as mudanças ocorridas nos hospitais ao longo do processo deimplementação da Acreditação, considerando três períodos: a data de início do processo de Acreditação, a data em que o hospital recebeu o título de acreditado pela ONA e o ano de 2006. As variáveis utilizadas para avaliar a melhoria de desempenho das organizações emdecorrência do processo de Acreditação foram: internações; internações em leitos cirúrgicos; internações em leitos críticos; satisfação do cliente externo; satisfação do cliente interno; absenteísmo; rotatividade de recursos humanos; capacitação de funcionários/colaboradores(treinamento); despesas operacionais: medicamentos, material médico hospitalar, funcionários/colaboradores, contratos de prestação de serviços; lucro operacional (receita/ebitda); número de funcionários/colaboradores: contratados, terceirizados, autônomose número de leitos. A base da escolha foi a correlação com o Balanced Scorecard, de acordo com as perspectivas Financeira, Cliente, Interna e Aprendizado e Crescimento. O estudo demonstrou que os hospitais em questão apresentaram, em comum, resultados com tendência favorável ao longo do período para as variáveis ebtida, satisfação do cliente externo e satisfação do cliente interno. As demais variáveis, entretanto, tiveram oscilação favorável ou desfavorável entre os hospitais. Não houve tendência favorável para as variáveis percentual dedespesas com funcionários/colaboradores: contratados ou terceirizados, e percentual de despesas com materiais médico-hospitalares. Esses hospitais ainda assim, apresentaramíndices melhores que a média brasileira da região Sudeste.Houve melhoria no desempenho das organizações concomitantemente ao processo de Acreditação ONA. O estudo sugere a possibilidade do método de gestão, definido nos requisitos desse processo, contribuir para a melhoria do desempenho dos resultadoshospitalares. |
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Fábio Leite GastalRenato Camargos CoutoLismar Isis Campos2019-08-13T02:38:19Z2019-08-13T02:38:19Z2008-04-16http://hdl.handle.net/1843/ECJS-7K7GMVEste trabalho é um estudo observacional descritivo, quantitativo e qualitativo de uma tendência periódica de desempenho de organizações hospitalares que implementaram os requisitos do Sistema Brasileiro de Acreditação nos níveis 1, 2 e 3. A amostra de conveniência envolveu quatro hospitais. Neste trabalho é descrito o perfil destas organizações, o histórico da excelência, a experiência anterior com sistema(s) de qualidade, cronologia e fatos mais importantes. Foram comparadas as mudanças ocorridas nos hospitais ao longo do processo deimplementação da Acreditação, considerando três períodos: a data de início do processo de Acreditação, a data em que o hospital recebeu o título de acreditado pela ONA e o ano de 2006. As variáveis utilizadas para avaliar a melhoria de desempenho das organizações emdecorrência do processo de Acreditação foram: internações; internações em leitos cirúrgicos; internações em leitos críticos; satisfação do cliente externo; satisfação do cliente interno; absenteísmo; rotatividade de recursos humanos; capacitação de funcionários/colaboradores(treinamento); despesas operacionais: medicamentos, material médico hospitalar, funcionários/colaboradores, contratos de prestação de serviços; lucro operacional (receita/ebitda); número de funcionários/colaboradores: contratados, terceirizados, autônomose número de leitos. A base da escolha foi a correlação com o Balanced Scorecard, de acordo com as perspectivas Financeira, Cliente, Interna e Aprendizado e Crescimento. O estudo demonstrou que os hospitais em questão apresentaram, em comum, resultados com tendência favorável ao longo do período para as variáveis ebtida, satisfação do cliente externo e satisfação do cliente interno. 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Neste trabalho é descrito o perfil destas organizações, o histórico da excelência, a experiência anterior com sistema(s) de qualidade, cronologia e fatos mais importantes. Foram comparadas as mudanças ocorridas nos hospitais ao longo do processo de implementação da Acreditação, considerando três períodos: a data de início do processo de Acreditação, a data em que o hospital recebeu o título de acreditado pela ONA e o ano de 2006. As variáveis utilizadas para avaliar a melhoria de desempenho das organizações em decorrência do processo de Acreditação foram: internações; internações em leitos cirúrgicos; internações em leitos críticos; satisfação do cliente externo; satisfação do cliente interno; absenteísmo; rotatividade de recursos humanos; capacitação de funcionários/colaboradores (treinamento); despesas operacionais: medicamentos, material médico hospitalar, funcionários/colaboradores, contratos de prestação de serviços; lucro operacional (receita/ebitda); número de funcionários/colaboradores: contratados, terceirizados, autônomos e número de leitos. A base da escolha foi a correlação com o Balanced Scorecard, de acordo com as perspectivas Financeira, Cliente, Interna e Aprendizado e Crescimento. O estudo demonstrou que os hospitais em questão apresentaram, em comum, resultados com tendência favorável ao longo do período para as variáveis ebtida, satisfação do cliente externo e satisfação do cliente interno. As demais variáveis, entretanto, tiveram oscilação favorável ou desfavorável entre os hospitais. Não houve tendência favorável para as variáveis percentual de despesas com funcionários/colaboradores: contratados ou terceirizados, e percentual de despesas com materiais médico-hospitalares. Esses hospitais ainda assim, apresentaram índices melhores que a média brasileira da região Sudeste. Houve melhoria no desempenho das organizações concomitantemente ao processo de Acreditação ONA. O estudo sugere a possibilidade do método de gestão, definido nos requisitos desse processo, contribuir para a melhoria do desempenho dos resultadoshospitalares.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFatores epidemiológicosAdministração hospitalar/normasBenchmarkingAcreditaçãoIndicadores de gestãoEstudos observacionaisEpidemiologia descritivaAdministração hospitalar/métodosAdministração hospitalar/normasBenchmarkingAcreditaçãoIndicadores de gestãoAdministração hospitalar/métodosImpacto da implantação do sistema de gestão da qualidade em hospitais acreditados com excelência pelo Sistema Brasileiro de Acreditação ONA.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALreda__o__projeto.pdfapplication/pdf1102068https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-7K7GMV/1/reda__o__projeto.pdfb3be98cec81470aa19a4bf4e90469507MD51TEXTreda__o__projeto.pdf.txtreda__o__projeto.pdf.txtExtracted texttext/plain192291https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECJS-7K7GMV/2/reda__o__projeto.pdf.txt6b0b35ea5487b82c9e530d389a96b2d8MD521843/ECJS-7K7GMV2019-11-14 20:51:13.417oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECJS-7K7GMVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:51:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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