Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51403 |
Resumo: | A cantora Elis Regina gravou a canção Vou Deitar e Rolar, dos compositores Paulo César Pinheiro e Baden Powell, no LP Em Pleno Verão (1970). Este estudo apresenta a identificação, análise espectrográfica e descrição de ocorrências relevantes de 4 efeitos vocais (vibrato, portamento, onomatopeia e crepitação) nesta gravação. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza qualitativa (com base na literatura de fonoaudiologia) e quantitativa (taxa e amplitude dos vibrati, frequências inicial e final de articulação no espectro sonoro dos portamenti). Os resultados revelam que a utilização e, algumas vezes, a combinação dos efeitos vocais de Elis Regina em um mesmo gesto musical, é fruto de um planejamento minucioso que é central na construção de sua performance. A simetria observada entre as repetições de um mesmo efeito vocal revela coerência e unidade resultantes de: (1) intercomunicação de diferentes nuances interpretativas, realizada por meio dos efeitos vocais, (2) ênfases nas relações texto-som e (3) grande coerência e unidade nas repetições simétricas de um mesmo efeito vocal. |
id |
UFMG_6cafdc0435f0935dbdd16849874869f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51403 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-30T20:31:50Z2023-03-30T20:31:50Z2020104004112236-3378http://hdl.handle.net/1843/51403A cantora Elis Regina gravou a canção Vou Deitar e Rolar, dos compositores Paulo César Pinheiro e Baden Powell, no LP Em Pleno Verão (1970). Este estudo apresenta a identificação, análise espectrográfica e descrição de ocorrências relevantes de 4 efeitos vocais (vibrato, portamento, onomatopeia e crepitação) nesta gravação. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza qualitativa (com base na literatura de fonoaudiologia) e quantitativa (taxa e amplitude dos vibrati, frequências inicial e final de articulação no espectro sonoro dos portamenti). Os resultados revelam que a utilização e, algumas vezes, a combinação dos efeitos vocais de Elis Regina em um mesmo gesto musical, é fruto de um planejamento minucioso que é central na construção de sua performance. A simetria observada entre as repetições de um mesmo efeito vocal revela coerência e unidade resultantes de: (1) intercomunicação de diferentes nuances interpretativas, realizada por meio dos efeitos vocais, (2) ênfases nas relações texto-som e (3) grande coerência e unidade nas repetições simétricas de um mesmo efeito vocal.Elis Regina recorded the song Vou Deitar e Rolar, by Paulo César Pinheiro and Baden Powell, on her LP, Em Pleno Verão (1970). This study presents the identification, spectrographic analysis and description of relevant occurrences of 4 vocal effects (vibrato, portamento, onomatopoeia and fry) in this recording. The methodological procedures used are qualitative nature (based on the literature on speech therapy) and quantitative (rate and amplitude of the vibrati, initial and final frequencies of articulation in the sound spectrum of the portamenti). The results reveal that the use and, sometimes, the combination of Elis Regina vocal effects in the same musical gesture, is the result of a meticulous planning that is central to the construction of her performance. The symmetry observed between the repetitions of the same vocal effect reveals coherence and unity resulting from: (1) intercommunication of different interpretive nuances, carried out through vocal effects, (2) emphases on text-sound relations and (3) great coherence and unity in symmetric repetitions of the same vocal effect.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASSimpósio Internacional de MusicologiaRegina, Elis, 1945-1982Performance musicalMúsica - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)VozEfeitos vocaisElis ReginaAnálise espectrográfica musicalEfeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e RolarVocal effects and the text-sound binomial in Elis Regina recording of Vou Deitar e Rolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.musicologiaemac.org/anaisAlfredo Ribeiro da Silvaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51403/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEfeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar.pdfEfeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar.pdfapplication/pdf398931https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51403/2/Efeitos%20vocais%20e%20o%20bin%c3%b4mio%20texto-som%20na%20grava%c3%a7%c3%a3o%20de%20Elis%20Regina%20de%20Vou%20Deitar%20e%20Rolar.pdf8470db0c176284dfd8f94e22dfd2d27aMD521843/514032023-03-30 17:31:50.787oai:repositorio.ufmg.br:1843/51403TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-30T20:31:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Vocal effects and the text-sound binomial in Elis Regina recording of Vou Deitar e Rolar |
title |
Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar |
spellingShingle |
Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar Alfredo Ribeiro da Silva Efeitos vocais Elis Regina Análise espectrográfica musical Regina, Elis, 1945-1982 Performance musical Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Voz |
title_short |
Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar |
title_full |
Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar |
title_fullStr |
Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar |
title_full_unstemmed |
Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar |
title_sort |
Efeitos vocais e o binômio texto-som na gravação de Elis Regina de Vou Deitar e Rolar |
author |
Alfredo Ribeiro da Silva |
author_facet |
Alfredo Ribeiro da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alfredo Ribeiro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeitos vocais Elis Regina Análise espectrográfica musical |
topic |
Efeitos vocais Elis Regina Análise espectrográfica musical Regina, Elis, 1945-1982 Performance musical Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Voz |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Regina, Elis, 1945-1982 Performance musical Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Voz |
description |
A cantora Elis Regina gravou a canção Vou Deitar e Rolar, dos compositores Paulo César Pinheiro e Baden Powell, no LP Em Pleno Verão (1970). Este estudo apresenta a identificação, análise espectrográfica e descrição de ocorrências relevantes de 4 efeitos vocais (vibrato, portamento, onomatopeia e crepitação) nesta gravação. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza qualitativa (com base na literatura de fonoaudiologia) e quantitativa (taxa e amplitude dos vibrati, frequências inicial e final de articulação no espectro sonoro dos portamenti). Os resultados revelam que a utilização e, algumas vezes, a combinação dos efeitos vocais de Elis Regina em um mesmo gesto musical, é fruto de um planejamento minucioso que é central na construção de sua performance. A simetria observada entre as repetições de um mesmo efeito vocal revela coerência e unidade resultantes de: (1) intercomunicação de diferentes nuances interpretativas, realizada por meio dos efeitos vocais, (2) ênfases nas relações texto-som e (3) grande coerência e unidade nas repetições simétricas de um mesmo efeito vocal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-30T20:31:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-30T20:31:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/51403 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-3378 |
identifier_str_mv |
2236-3378 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/51403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Simpósio Internacional de Musicologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51403/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51403/2/Efeitos%20vocais%20e%20o%20bin%c3%b4mio%20texto-som%20na%20grava%c3%a7%c3%a3o%20de%20Elis%20Regina%20de%20Vou%20Deitar%20e%20Rolar.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 8470db0c176284dfd8f94e22dfd2d27a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589404575399936 |