Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51353 https://orcid.org/0000-0002-4769-106X |
Resumo: | Estudo sobre as práticas de performance da cantora Elis Regina em sua realização de 1981 da canção Me Deixas Louca, do compositor-cantor mexicano Armando Manzanero, com versão da letra pelo poeta Paulo Coelho, gravada em vídeo (REGINA, MANZANERO, COELHO e OLIVEIRA, 2006). Aprofundando estudo anterior (PEROTTI e BORÉM, 2016), analisamos os dois clímaces da performance, nos quais a cantora-atriz sugere dois ápices sexuais. Utilizamos o método mAVVm (BORÉM, 2019 e 2016), para descrever as relações no trinômio texto-som-imagem, pareando fotogramas de vídeo com expressões corporais, espectrogramas sonoros de efeitos vocais e o texto da canção. Comparamos também o estilo de performance de Elis Regina com aquela do compositor-cantor (MANZANERO, 2009). Os resultados evidenciam as estratégias de interpretação de Elis Regina para apresentar um discurso inovador, altamente integrado e criativo na mídia de massa no início da década de 1980, com o qual explicita o empoderamento da mulher ao prazer sexual. |
id |
UFMG_a3f990b73a2591ebc52b0369e77bdd66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51353 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-29T22:31:55Z2023-03-29T22:31:55Z2020301131983 – 5973http://hdl.handle.net/1843/51353https://orcid.org/0000-0002-4769-106XEstudo sobre as práticas de performance da cantora Elis Regina em sua realização de 1981 da canção Me Deixas Louca, do compositor-cantor mexicano Armando Manzanero, com versão da letra pelo poeta Paulo Coelho, gravada em vídeo (REGINA, MANZANERO, COELHO e OLIVEIRA, 2006). Aprofundando estudo anterior (PEROTTI e BORÉM, 2016), analisamos os dois clímaces da performance, nos quais a cantora-atriz sugere dois ápices sexuais. Utilizamos o método mAVVm (BORÉM, 2019 e 2016), para descrever as relações no trinômio texto-som-imagem, pareando fotogramas de vídeo com expressões corporais, espectrogramas sonoros de efeitos vocais e o texto da canção. Comparamos também o estilo de performance de Elis Regina com aquela do compositor-cantor (MANZANERO, 2009). Os resultados evidenciam as estratégias de interpretação de Elis Regina para apresentar um discurso inovador, altamente integrado e criativo na mídia de massa no início da década de 1980, com o qual explicita o empoderamento da mulher ao prazer sexual.Study on the performance practices of Brazilian singer Elis Regina in her 1981 rendition of the song “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”], by Mexican composer-singer Armando Manzanero with lyrics version by Brazilian poet Paulo Coelho, recorded in video (REGINA, MANZANERO, COELHO and OLIVEIRA, 2006). Advancing a previous study (PEROTTI and BORÉM, 2016), we analyzed the performance’s two apexes, in which the singer-actress suggests two orgasms. We used the mAVVm method (BORÉM, 2019 e 2016) to describe relationships in the text-sound-image trinomial, matching video frames with body expressions, sound spectrograms of vocal effects and the song lyrics. We also compared Elis Regina's performance style with that of the songwriter-singer (MANZANERO, 2009). The results show the interpretation strategies of Elis Regina to present an innovative, highly integrated and creative discourse in the mass media in the beginning of the 1980s, with which she makes explicit the women’s empowerment to sexual pleasure.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOCongresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em MúsicaRegina, Elis, 1945-1982Performance musicalMúsica - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)Sexo na músicaPerformance musical de Elis ReginaMúsica e sexualidadeEmpoderamento da mulherAnálise de vídeos de músicaTrinômio texto-som-imagemSensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando ManzaneroThe Sensuality and the Sex of Elis Regina in “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”] by Armando Manzaneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/view/101Alfredo Ribeiro da SilvaFausto Borém de Oliveiraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51353/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALSensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero e Paulo Coelho.pdfSensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero e Paulo Coelho.pdfapplication/pdf1440843https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51353/2/Sensualidade%20e%20sexo%20de%20Elis%20Regina%20em%20Me%20Deixas%20Louca%2c%20de%20Armando%20Manzanero%20e%20Paulo%20Coelho.pdf0877108033daae2991d35e2ff7d9853eMD521843/513532023-03-29 19:31:55.961oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-29T22:31:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Sensuality and the Sex of Elis Regina in “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”] by Armando Manzanero |
title |
Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero |
spellingShingle |
Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero Alfredo Ribeiro da Silva Performance musical de Elis Regina Música e sexualidade Empoderamento da mulher Análise de vídeos de música Trinômio texto-som-imagem Regina, Elis, 1945-1982 Performance musical Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Sexo na música |
title_short |
Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero |
title_full |
Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero |
title_fullStr |
Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero |
title_full_unstemmed |
Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero |
title_sort |
Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero |
author |
Alfredo Ribeiro da Silva |
author_facet |
Alfredo Ribeiro da Silva Fausto Borém de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Fausto Borém de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alfredo Ribeiro da Silva Fausto Borém de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance musical de Elis Regina Música e sexualidade Empoderamento da mulher Análise de vídeos de música Trinômio texto-som-imagem |
topic |
Performance musical de Elis Regina Música e sexualidade Empoderamento da mulher Análise de vídeos de música Trinômio texto-som-imagem Regina, Elis, 1945-1982 Performance musical Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Sexo na música |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Regina, Elis, 1945-1982 Performance musical Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) Sexo na música |
description |
Estudo sobre as práticas de performance da cantora Elis Regina em sua realização de 1981 da canção Me Deixas Louca, do compositor-cantor mexicano Armando Manzanero, com versão da letra pelo poeta Paulo Coelho, gravada em vídeo (REGINA, MANZANERO, COELHO e OLIVEIRA, 2006). Aprofundando estudo anterior (PEROTTI e BORÉM, 2016), analisamos os dois clímaces da performance, nos quais a cantora-atriz sugere dois ápices sexuais. Utilizamos o método mAVVm (BORÉM, 2019 e 2016), para descrever as relações no trinômio texto-som-imagem, pareando fotogramas de vídeo com expressões corporais, espectrogramas sonoros de efeitos vocais e o texto da canção. Comparamos também o estilo de performance de Elis Regina com aquela do compositor-cantor (MANZANERO, 2009). Os resultados evidenciam as estratégias de interpretação de Elis Regina para apresentar um discurso inovador, altamente integrado e criativo na mídia de massa no início da década de 1980, com o qual explicita o empoderamento da mulher ao prazer sexual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-29T22:31:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-29T22:31:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/51353 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983 – 5973 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4769-106X |
identifier_str_mv |
1983 – 5973 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/51353 https://orcid.org/0000-0002-4769-106X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51353/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51353/2/Sensualidade%20e%20sexo%20de%20Elis%20Regina%20em%20Me%20Deixas%20Louca%2c%20de%20Armando%20Manzanero%20e%20Paulo%20Coelho.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 0877108033daae2991d35e2ff7d9853e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589283757424640 |