Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alfredo Ribeiro da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fausto Borém de Oliveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51353
https://orcid.org/0000-0002-4769-106X
Resumo: Estudo sobre as práticas de performance da cantora Elis Regina em sua realização de 1981 da canção Me Deixas Louca, do compositor-cantor mexicano Armando Manzanero, com versão da letra pelo poeta Paulo Coelho, gravada em vídeo (REGINA, MANZANERO, COELHO e OLIVEIRA, 2006). Aprofundando estudo anterior (PEROTTI e BORÉM, 2016), analisamos os dois clímaces da performance, nos quais a cantora-atriz sugere dois ápices sexuais. Utilizamos o método mAVVm (BORÉM, 2019 e 2016), para descrever as relações no trinômio texto-som-imagem, pareando fotogramas de vídeo com expressões corporais, espectrogramas sonoros de efeitos vocais e o texto da canção. Comparamos também o estilo de performance de Elis Regina com aquela do compositor-cantor (MANZANERO, 2009). Os resultados evidenciam as estratégias de interpretação de Elis Regina para apresentar um discurso inovador, altamente integrado e criativo na mídia de massa no início da década de 1980, com o qual explicita o empoderamento da mulher ao prazer sexual.
id UFMG_a3f990b73a2591ebc52b0369e77bdd66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51353
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-03-29T22:31:55Z2023-03-29T22:31:55Z2020301131983 – 5973http://hdl.handle.net/1843/51353https://orcid.org/0000-0002-4769-106XEstudo sobre as práticas de performance da cantora Elis Regina em sua realização de 1981 da canção Me Deixas Louca, do compositor-cantor mexicano Armando Manzanero, com versão da letra pelo poeta Paulo Coelho, gravada em vídeo (REGINA, MANZANERO, COELHO e OLIVEIRA, 2006). Aprofundando estudo anterior (PEROTTI e BORÉM, 2016), analisamos os dois clímaces da performance, nos quais a cantora-atriz sugere dois ápices sexuais. Utilizamos o método mAVVm (BORÉM, 2019 e 2016), para descrever as relações no trinômio texto-som-imagem, pareando fotogramas de vídeo com expressões corporais, espectrogramas sonoros de efeitos vocais e o texto da canção. Comparamos também o estilo de performance de Elis Regina com aquela do compositor-cantor (MANZANERO, 2009). Os resultados evidenciam as estratégias de interpretação de Elis Regina para apresentar um discurso inovador, altamente integrado e criativo na mídia de massa no início da década de 1980, com o qual explicita o empoderamento da mulher ao prazer sexual.Study on the performance practices of Brazilian singer Elis Regina in her 1981 rendition of the song “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”], by Mexican composer-singer Armando Manzanero with lyrics version by Brazilian poet Paulo Coelho, recorded in video (REGINA, MANZANERO, COELHO and OLIVEIRA, 2006). Advancing a previous study (PEROTTI and BORÉM, 2016), we analyzed the performance’s two apexes, in which the singer-actress suggests two orgasms. We used the mAVVm method (BORÉM, 2019 e 2016) to describe relationships in the text-sound-image trinomial, matching video frames with body expressions, sound spectrograms of vocal effects and the song lyrics. We also compared Elis Regina's performance style with that of the songwriter-singer (MANZANERO, 2009). The results show the interpretation strategies of Elis Regina to present an innovative, highly integrated and creative discourse in the mass media in the beginning of the 1980s, with which she makes explicit the women’s empowerment to sexual pleasure.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOCongresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em MúsicaRegina, Elis, 1945-1982Performance musicalMúsica - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)Sexo na músicaPerformance musical de Elis ReginaMúsica e sexualidadeEmpoderamento da mulherAnálise de vídeos de músicaTrinômio texto-som-imagemSensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando ManzaneroThe Sensuality and the Sex of Elis Regina in “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”] by Armando Manzaneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://anppom-congressos.org.br/index.php/30anppom/30CongrAnppom/paper/view/101Alfredo Ribeiro da SilvaFausto Borém de Oliveiraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51353/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALSensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero e Paulo Coelho.pdfSensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero e Paulo Coelho.pdfapplication/pdf1440843https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51353/2/Sensualidade%20e%20sexo%20de%20Elis%20Regina%20em%20Me%20Deixas%20Louca%2c%20de%20Armando%20Manzanero%20e%20Paulo%20Coelho.pdf0877108033daae2991d35e2ff7d9853eMD521843/513532023-03-29 19:31:55.961oai:repositorio.ufmg.br:1843/51353TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-29T22:31:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The Sensuality and the Sex of Elis Regina in “Me Deixas Louca” [“You Drive Me Crazy”] by Armando Manzanero
title Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
spellingShingle Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
Alfredo Ribeiro da Silva
Performance musical de Elis Regina
Música e sexualidade
Empoderamento da mulher
Análise de vídeos de música
Trinômio texto-som-imagem
Regina, Elis, 1945-1982
Performance musical
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Sexo na música
title_short Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
title_full Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
title_fullStr Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
title_full_unstemmed Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
title_sort Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero
author Alfredo Ribeiro da Silva
author_facet Alfredo Ribeiro da Silva
Fausto Borém de Oliveira
author_role author
author2 Fausto Borém de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alfredo Ribeiro da Silva
Fausto Borém de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Performance musical de Elis Regina
Música e sexualidade
Empoderamento da mulher
Análise de vídeos de música
Trinômio texto-som-imagem
topic Performance musical de Elis Regina
Música e sexualidade
Empoderamento da mulher
Análise de vídeos de música
Trinômio texto-som-imagem
Regina, Elis, 1945-1982
Performance musical
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Sexo na música
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Regina, Elis, 1945-1982
Performance musical
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Canto - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc)
Sexo na música
description Estudo sobre as práticas de performance da cantora Elis Regina em sua realização de 1981 da canção Me Deixas Louca, do compositor-cantor mexicano Armando Manzanero, com versão da letra pelo poeta Paulo Coelho, gravada em vídeo (REGINA, MANZANERO, COELHO e OLIVEIRA, 2006). Aprofundando estudo anterior (PEROTTI e BORÉM, 2016), analisamos os dois clímaces da performance, nos quais a cantora-atriz sugere dois ápices sexuais. Utilizamos o método mAVVm (BORÉM, 2019 e 2016), para descrever as relações no trinômio texto-som-imagem, pareando fotogramas de vídeo com expressões corporais, espectrogramas sonoros de efeitos vocais e o texto da canção. Comparamos também o estilo de performance de Elis Regina com aquela do compositor-cantor (MANZANERO, 2009). Os resultados evidenciam as estratégias de interpretação de Elis Regina para apresentar um discurso inovador, altamente integrado e criativo na mídia de massa no início da década de 1980, com o qual explicita o empoderamento da mulher ao prazer sexual.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-29T22:31:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-29T22:31:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/51353
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983 – 5973
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4769-106X
identifier_str_mv 1983 – 5973
url http://hdl.handle.net/1843/51353
https://orcid.org/0000-0002-4769-106X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51353/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51353/2/Sensualidade%20e%20sexo%20de%20Elis%20Regina%20em%20Me%20Deixas%20Louca%2c%20de%20Armando%20Manzanero%20e%20Paulo%20Coelho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
0877108033daae2991d35e2ff7d9853e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589283757424640