Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38744 |
Resumo: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFMG_8458514b21542ea3980252a639b9cf72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38744 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fausto Borémhttp://lattes.cnpq.br/5589268218426587Sonia Marta Rodrigues RaymundoRicardo Bessa Magalhães FrançaValdir ClaudinoElise Barbara PittengerLuciana Monteiro de Castro Silva Dutrahttp://lattes.cnpq.br/2403332847147578Alfredo Ribeiro2021-11-29T13:27:14Z2021-11-29T13:27:14Z2021-10-18http://hdl.handle.net/1843/38744CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEstudo sobre a utilização sistemática de efeitos vocais realizados por Elis Regina em gravações históricas, selecionadas ao longo de 15 anos de sua carreira. O trinômio texto-som-imagem é analisado em cinco estudos de caso a partir das seguintes fontes primárias: Upa, Neguinho (REGINA, 1965; áudio), de Edu LOBO e Gianfrancesco GUARNIERI (1964), O Sonho (REGINA, 1969; videoclipe), de Egberto GISMONTI (1966), Black is Beautiful (REGINA, 1972; videoclipe), de Paulo Sergio VALLE e Marcos VALLE (1970), Como Nossos pais (REGINA, 1976; videoclipe), de Belchior (1976), e Alô, Alô, Marciano (REGINA, 1980; videoclipe), de Rita LEE e Roberto de CARVALHO (1980). Foi utilizado o mAAVm (Método de Análise de Áudio e Vídeos de música; BORÉM, 2018; BORÉM, 2016 e outros) e os seguintes procedimentos metodológicos: (1) análise espectrográfica dos sons, tendo como foco nove efeitos vocais (portamento, scoop, vibrato, tremor, yodel, drive, crepitação, modulação timbrística e onomatopeias); (2) análise dos videoclipes abarcando cenografia (palco, iluminação, vestuário e objetos de cena), montagem e edição de imagens; (3) análise das manifestações emocionais de Elis Regina através dos referenciais de ECKMAN e FRIESEN (1978) e do sistema de codificação de ações faciais FACS (Facial Action Coding System). Os resultados mostram que Elis Regina utiliza os nove efeitos vocais de maneira sistemática (sublinhando o conteúdo das letras da música com sua voz e sua imagem no palco) e planejada (enfatizando elementos estruturais e simétricos da forma) para criar ênfases pelas quais suas performances se tornaram referenciais. Na sua busca de uma estreita relação entre o conteúdo semântico das canções e suas expressões vocais e cênicas, ela, como uma “coautora” das canções, construía personagens complexas e em sintonia com questões centrais de seu tempo, tanto explicitamente quanto comunicando mensagens subliminares nas suas narrativas das canções. Finalmente, vimos que Elis Regina assumia um grande controle sobre a realização de sua expressão artística, a qual não é guiada pela espontaneidade, mas cuja concepção e precisão técnica altamente disciplinadas resultavam em uma naturalidade.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOMúsica - Análise, apreciaçãoRegina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretaçãoMúsica popular - BrasilEfeitos vocais de Elis ReginaPráticas de Performance MusicalAnálise espectral de áudio de músicaAnálise de vídeos de músicaEfeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Reginainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE FINAL - ALFREDO RIBEIRO.pdfTESE FINAL - ALFREDO RIBEIRO.pdfTese - Alfredo Ribeiroapplication/pdf5356880https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38744/3/TESE%20FINAL%20-%20ALFREDO%20RIBEIRO.pdfbdd08fc339b5225e75fd6428fca44825MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38744/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/387442021-11-29 10:27:15.06oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-11-29T13:27:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina |
title |
Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina |
spellingShingle |
Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina Alfredo Ribeiro Efeitos vocais de Elis Regina Práticas de Performance Musical Análise espectral de áudio de música Análise de vídeos de música Música - Análise, apreciação Regina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretação Música popular - Brasil |
title_short |
Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina |
title_full |
Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina |
title_fullStr |
Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina |
title_full_unstemmed |
Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina |
title_sort |
Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina |
author |
Alfredo Ribeiro |
author_facet |
Alfredo Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fausto Borém |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5589268218426587 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sonia Marta Rodrigues Raymundo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ricardo Bessa Magalhães França |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Valdir Claudino |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Elise Barbara Pittenger |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2403332847147578 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alfredo Ribeiro |
contributor_str_mv |
Fausto Borém Sonia Marta Rodrigues Raymundo Ricardo Bessa Magalhães França Valdir Claudino Elise Barbara Pittenger Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeitos vocais de Elis Regina Práticas de Performance Musical Análise espectral de áudio de música Análise de vídeos de música |
topic |
Efeitos vocais de Elis Regina Práticas de Performance Musical Análise espectral de áudio de música Análise de vídeos de música Música - Análise, apreciação Regina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretação Música popular - Brasil |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música - Análise, apreciação Regina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretação Música popular - Brasil |
description |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-29T13:27:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-29T13:27:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/38744 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/38744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38744/3/TESE%20FINAL%20-%20ALFREDO%20RIBEIRO.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38744/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdd08fc339b5225e75fd6428fca44825 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589448778121216 |