"Será que não é hora de você se retirar?" : as representações do amor no podcast Afetos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/67339 |
Resumo: | Sob um olhar comunicacional, este trabalho investiga as representações do amor e das relações afetivo-sexuais construídas no podcast Afetos. Pretende-se observar como questões de raça, gênero, classe e outros marcadores interseccionais se entrecruzam na constituição dessas imagens, bem como rupturas e/ou conformidades com discursos hegemônicos sobre as relações amorosas. A fundamentação teórica apresenta uma discussão sobre mulheres negras e a visada interseccional, bem como um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre a temática das mulheres negras e a afetividade. Também discute-se o formato podcast e uma revisão bibliográfica de pesquisas brasileiras que tematizam a apropriação política do ambiente digital por mulheres negras. Em seguida, há uma caracterização geral do podcast Afetos e do recorte de análise da pesquisa, o quadro mensal Afetos te Ajuda, onde as podcasters discutem dilemas amorosos enviados por ouvintes. A partir dessa caracterização, é introduzida uma discussão sobre amor e sexualidade. A metodologia empregada consiste na análise de enquadramento dos relatos das ouvintes e das apresentadoras acerca do problema amoroso em discussão e, em um segundo momento, na apreensão dos atravessamentos interseccionais nas interações construídas. As conclusões apontam que dois conjuntos principais de representações são acionadas no programa: o das ouvintes, onde predomina o ideal do amor romântico, e o das apresentadoras, que questionam essa visão idealizada e insuflam as ouvintes a serem autônomas e assumirem o protagonismo de suas escolhas amorosas. |
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Também discute-se o formato podcast e uma revisão bibliográfica de pesquisas brasileiras que tematizam a apropriação política do ambiente digital por mulheres negras. Em seguida, há uma caracterização geral do podcast Afetos e do recorte de análise da pesquisa, o quadro mensal Afetos te Ajuda, onde as podcasters discutem dilemas amorosos enviados por ouvintes. A partir dessa caracterização, é introduzida uma discussão sobre amor e sexualidade. A metodologia empregada consiste na análise de enquadramento dos relatos das ouvintes e das apresentadoras acerca do problema amoroso em discussão e, em um segundo momento, na apreensão dos atravessamentos interseccionais nas interações construídas. As conclusões apontam que dois conjuntos principais de representações são acionadas no programa: o das ouvintes, onde predomina o ideal do amor romântico, e o das apresentadoras, que questionam essa visão idealizada e insuflam as ouvintes a serem autônomas e assumirem o protagonismo de suas escolhas amorosas.From a communicational point of view, this work investigates the representations of love and affective-sexual relationships constructed in the Afetos podcast. It is intended to observe how questions of race, gender, class and other intersectional markers are intertwined in the constitution of these images, as well as ruptures and/or conformity with hegemonic discourses on love relationships. The theoretical foundation presents a discussion on black women and the intersectional approach, as well as a bibliographic survey of research on the subject of black women and affectivity. It also discusses the podcast format and a bibliographical review of Brazilian research that thematizes the political appropriation of the digital environment by black women. Then there is a general characterization of the Afetos podcast and the research analysis clipping, the monthly Afetos te Ajuda, where podcasters discuss love dilemmas sent by listeners. From this characterization, a discussion about love and sexuality is introduced. The methodology used consists of a framing analysis of the listeners' and presenters' reports about the love problem under discussion and, in a second moment, in the apprehension of the intersectional crossings in the constructed interactions. The conclusions point out that two main sets of representations are activated in the program: that of the listeners, where the ideal of romantic love predominates, and that of the presenters, who question this idealized vision and encourage the listeners to be autonomous and assume the protagonism of their love choices.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação - TesesAmor - TesesRelações sexuais - TesesInterseccionalidade (Sociologia) - TesesRepresentaçõesRelações afetivo-sexuaisInterseccionalidadePodcastEnquadramento"Será que não é hora de você se retirar?" : as representações do amor no podcast Afetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2023 - SERÁ QUE NÃO É HORA DE VOCÊ SE RETIRAR - CAMILA MARIA SANTOS MEIRA MOREIRA.pdf2023 - SERÁ QUE NÃO É HORA DE VOCÊ SE RETIRAR - CAMILA MARIA SANTOS MEIRA MOREIRA.pdfapplication/pdf1697548https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67339/1/2023%20-%20SER%c3%81%20QUE%20N%c3%83O%20%c3%89%20HORA%20DE%20VOC%c3%8a%20SE%20RETIRAR%20-%20CAMILA%20MARIA%20SANTOS%20MEIRA%20MOREIRA.pdf411e53de33bfb3849b4c619848ff9a4eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67339/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/67339/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/673392024-04-17 16:50:47.553oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-17T19:50:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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