“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Sales de Abreu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49916
Resumo: Esta dissertação procura investigar os recursos epistêmicos utilizados por artistas negros para produzir um discurso intelectual crítico por meio da música. A partir de um entendimento de que as artes foram usadas historicamente como um dos espaços de formação e resistência para pessoas negras, é possível compreender que a linguagem musical oferece recursos específicos que constroem as mensagens das canções a partir de diálogos internos e externos em comunidades sociais. O texto tem como pano de fundo a interseccionalidade, observando de que maneira diferentes eixos de poder articulados influenciam as obras dos artistas, e a discussão sobre as margens como espaço de criatividade e busca por justiça. Tendo como corpus os álbuns Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] e AmarElo [2019], de Emicida, e Lemonade [2016] e The Gift [2020], de Beyoncé, o trabalho utiliza a Análise de Discurso Crítica para observar elementos como samples, combinações de ritmos, colaborações entre artistas, uso do pretuguês e do black english, entre outros. Essas ferramentas ajudam a compreender de que maneira diálogos entre grupos e contextos sociais são estabelecidos. Além disso, a dissertação se atenta à elaboração de interpretações, teorizações e críticas por meio da música, conferindo centralidade aos temas da família, dos afetos, da comunidade e da resistência.
id UFMG_be791aeb7c7938576b3cb53409dcac49
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49916
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Fabrino Mendonçalattes.cnpq.br/2011077236634286Cristiano RodriguesViviane Gonçalves FreitasDaniela Fernanda Gomes da Silvalattes.cnpq.br/8128588600850771Mariana Sales de Abreu2023-02-12T22:19:59Z2023-02-12T22:19:59Z2022-05-09http://hdl.handle.net/1843/49916orcid.org/0000-0002-4227-2886Esta dissertação procura investigar os recursos epistêmicos utilizados por artistas negros para produzir um discurso intelectual crítico por meio da música. A partir de um entendimento de que as artes foram usadas historicamente como um dos espaços de formação e resistência para pessoas negras, é possível compreender que a linguagem musical oferece recursos específicos que constroem as mensagens das canções a partir de diálogos internos e externos em comunidades sociais. O texto tem como pano de fundo a interseccionalidade, observando de que maneira diferentes eixos de poder articulados influenciam as obras dos artistas, e a discussão sobre as margens como espaço de criatividade e busca por justiça. Tendo como corpus os álbuns Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] e AmarElo [2019], de Emicida, e Lemonade [2016] e The Gift [2020], de Beyoncé, o trabalho utiliza a Análise de Discurso Crítica para observar elementos como samples, combinações de ritmos, colaborações entre artistas, uso do pretuguês e do black english, entre outros. Essas ferramentas ajudam a compreender de que maneira diálogos entre grupos e contextos sociais são estabelecidos. Além disso, a dissertação se atenta à elaboração de interpretações, teorizações e críticas por meio da música, conferindo centralidade aos temas da família, dos afetos, da comunidade e da resistência.This thesis investigates the epistemic resources employed by black artists to produce critical intellectual discourses through music. Considering that the arts have been used by Black people historically as a site of education and resistance, it is possible to understand that musical language offers specific affordances to construct its messages using internal and external dialogues in social communities. This text has intersectionality as a background, paying attention to the manners how different articulated power axis influence the artists’ work. The debates concerning the margins as a location of creativity and struggle for justice are used as an additional background. The analytical corpus is composed by four albums: Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] and AmarElo [2019], by Emicida, and Lemonade [2016] and The Gift [2020], by Beyoncé. Through them, a Critical Discourse Analysis was conducted taking into consideration elements such as the use of samples, the combination of musical genres, featured participations, the employment of pretuguês and Black English, amongst others. These resources help to understand how dialogues between social groups and contexts are established. Furthermore, the thesis observes the elaboration of interpretations, theorizations and criticisms through music, centralizing the themes of family, affects, community and resistance.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICACiência política - TesesMúsica - TesesRaças - TesesInterseccionalidade (Sociologia) - TesesBeyoncé, 1981-Emicida, 1985-Música negraMúsica negraInterseccionalidadeInterseccionalidadeAnálise Crítica de DiscursoBeyoncéEmicida“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida"Allow me to speak, not my scars" : theory and music in Beyoncé and Emicidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação de Mestrado - Mariana Abreu [Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes].pdfDissertação de Mestrado - Mariana Abreu [Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes].pdfapplication/pdf2347629https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49916/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20de%20Mestrado%20-%20Mariana%20Abreu%20%5bPermita%20que%20eu%20fale%2c%20n%c3%a3o%20as%20minhas%20cicatrizes%5d.pdf27d4aa8bbc4823144b7a504a7ab732bbMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49916/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/499162023-02-12 19:19:59.356oai:repositorio.ufmg.br:1843/49916TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-12T22:19:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "Allow me to speak, not my scars" : theory and music in Beyoncé and Emicida
title “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
spellingShingle “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
Mariana Sales de Abreu
Música negra
Música negra
Interseccionalidade
Interseccionalidade
Análise Crítica de Discurso
Beyoncé
Emicida
Ciência política - Teses
Música - Teses
Raças - Teses
Interseccionalidade (Sociologia) - Teses
Beyoncé, 1981-
Emicida, 1985-
title_short “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
title_full “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
title_fullStr “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
title_full_unstemmed “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
title_sort “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
author Mariana Sales de Abreu
author_facet Mariana Sales de Abreu
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Fabrino Mendonça
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2011077236634286
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Cristiano Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Viviane Gonçalves Freitas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Daniela Fernanda Gomes da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8128588600850771
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Sales de Abreu
contributor_str_mv Ricardo Fabrino Mendonça
Cristiano Rodrigues
Viviane Gonçalves Freitas
Daniela Fernanda Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Música negra
Música negra
Interseccionalidade
Interseccionalidade
Análise Crítica de Discurso
Beyoncé
Emicida
topic Música negra
Música negra
Interseccionalidade
Interseccionalidade
Análise Crítica de Discurso
Beyoncé
Emicida
Ciência política - Teses
Música - Teses
Raças - Teses
Interseccionalidade (Sociologia) - Teses
Beyoncé, 1981-
Emicida, 1985-
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência política - Teses
Música - Teses
Raças - Teses
Interseccionalidade (Sociologia) - Teses
Beyoncé, 1981-
Emicida, 1985-
description Esta dissertação procura investigar os recursos epistêmicos utilizados por artistas negros para produzir um discurso intelectual crítico por meio da música. A partir de um entendimento de que as artes foram usadas historicamente como um dos espaços de formação e resistência para pessoas negras, é possível compreender que a linguagem musical oferece recursos específicos que constroem as mensagens das canções a partir de diálogos internos e externos em comunidades sociais. O texto tem como pano de fundo a interseccionalidade, observando de que maneira diferentes eixos de poder articulados influenciam as obras dos artistas, e a discussão sobre as margens como espaço de criatividade e busca por justiça. Tendo como corpus os álbuns Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] e AmarElo [2019], de Emicida, e Lemonade [2016] e The Gift [2020], de Beyoncé, o trabalho utiliza a Análise de Discurso Crítica para observar elementos como samples, combinações de ritmos, colaborações entre artistas, uso do pretuguês e do black english, entre outros. Essas ferramentas ajudam a compreender de que maneira diálogos entre grupos e contextos sociais são estabelecidos. Além disso, a dissertação se atenta à elaboração de interpretações, teorizações e críticas por meio da música, conferindo centralidade aos temas da família, dos afetos, da comunidade e da resistência.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-12T22:19:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-12T22:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49916
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv orcid.org/0000-0002-4227-2886
url http://hdl.handle.net/1843/49916
identifier_str_mv orcid.org/0000-0002-4227-2886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49916/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20de%20Mestrado%20-%20Mariana%20Abreu%20%5bPermita%20que%20eu%20fale%2c%20n%c3%a3o%20as%20minhas%20cicatrizes%5d.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49916/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 27d4aa8bbc4823144b7a504a7ab732bb
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589280371572736