“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/49916 |
Resumo: | Esta dissertação procura investigar os recursos epistêmicos utilizados por artistas negros para produzir um discurso intelectual crítico por meio da música. A partir de um entendimento de que as artes foram usadas historicamente como um dos espaços de formação e resistência para pessoas negras, é possível compreender que a linguagem musical oferece recursos específicos que constroem as mensagens das canções a partir de diálogos internos e externos em comunidades sociais. O texto tem como pano de fundo a interseccionalidade, observando de que maneira diferentes eixos de poder articulados influenciam as obras dos artistas, e a discussão sobre as margens como espaço de criatividade e busca por justiça. Tendo como corpus os álbuns Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] e AmarElo [2019], de Emicida, e Lemonade [2016] e The Gift [2020], de Beyoncé, o trabalho utiliza a Análise de Discurso Crítica para observar elementos como samples, combinações de ritmos, colaborações entre artistas, uso do pretuguês e do black english, entre outros. Essas ferramentas ajudam a compreender de que maneira diálogos entre grupos e contextos sociais são estabelecidos. Além disso, a dissertação se atenta à elaboração de interpretações, teorizações e críticas por meio da música, conferindo centralidade aos temas da família, dos afetos, da comunidade e da resistência. |
id |
UFMG_be791aeb7c7938576b3cb53409dcac49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/49916 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo Fabrino Mendonçalattes.cnpq.br/2011077236634286Cristiano RodriguesViviane Gonçalves FreitasDaniela Fernanda Gomes da Silvalattes.cnpq.br/8128588600850771Mariana Sales de Abreu2023-02-12T22:19:59Z2023-02-12T22:19:59Z2022-05-09http://hdl.handle.net/1843/49916orcid.org/0000-0002-4227-2886Esta dissertação procura investigar os recursos epistêmicos utilizados por artistas negros para produzir um discurso intelectual crítico por meio da música. A partir de um entendimento de que as artes foram usadas historicamente como um dos espaços de formação e resistência para pessoas negras, é possível compreender que a linguagem musical oferece recursos específicos que constroem as mensagens das canções a partir de diálogos internos e externos em comunidades sociais. O texto tem como pano de fundo a interseccionalidade, observando de que maneira diferentes eixos de poder articulados influenciam as obras dos artistas, e a discussão sobre as margens como espaço de criatividade e busca por justiça. Tendo como corpus os álbuns Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] e AmarElo [2019], de Emicida, e Lemonade [2016] e The Gift [2020], de Beyoncé, o trabalho utiliza a Análise de Discurso Crítica para observar elementos como samples, combinações de ritmos, colaborações entre artistas, uso do pretuguês e do black english, entre outros. Essas ferramentas ajudam a compreender de que maneira diálogos entre grupos e contextos sociais são estabelecidos. Além disso, a dissertação se atenta à elaboração de interpretações, teorizações e críticas por meio da música, conferindo centralidade aos temas da família, dos afetos, da comunidade e da resistência.This thesis investigates the epistemic resources employed by black artists to produce critical intellectual discourses through music. Considering that the arts have been used by Black people historically as a site of education and resistance, it is possible to understand that musical language offers specific affordances to construct its messages using internal and external dialogues in social communities. This text has intersectionality as a background, paying attention to the manners how different articulated power axis influence the artists’ work. The debates concerning the margins as a location of creativity and struggle for justice are used as an additional background. The analytical corpus is composed by four albums: Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] and AmarElo [2019], by Emicida, and Lemonade [2016] and The Gift [2020], by Beyoncé. Through them, a Critical Discourse Analysis was conducted taking into consideration elements such as the use of samples, the combination of musical genres, featured participations, the employment of pretuguês and Black English, amongst others. These resources help to understand how dialogues between social groups and contexts are established. Furthermore, the thesis observes the elaboration of interpretations, theorizations and criticisms through music, centralizing the themes of family, affects, community and resistance.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICACiência política - TesesMúsica - TesesRaças - TesesInterseccionalidade (Sociologia) - TesesBeyoncé, 1981-Emicida, 1985-Música negraMúsica negraInterseccionalidadeInterseccionalidadeAnálise Crítica de DiscursoBeyoncéEmicida“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida"Allow me to speak, not my scars" : theory and music in Beyoncé and Emicidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação de Mestrado - Mariana Abreu [Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes].pdfDissertação de Mestrado - Mariana Abreu [Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes].pdfapplication/pdf2347629https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49916/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20de%20Mestrado%20-%20Mariana%20Abreu%20%5bPermita%20que%20eu%20fale%2c%20n%c3%a3o%20as%20minhas%20cicatrizes%5d.pdf27d4aa8bbc4823144b7a504a7ab732bbMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49916/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/499162023-02-12 19:19:59.356oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-12T22:19:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"Allow me to speak, not my scars" : theory and music in Beyoncé and Emicida |
title |
“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida |
spellingShingle |
“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida Mariana Sales de Abreu Música negra Música negra Interseccionalidade Interseccionalidade Análise Crítica de Discurso Beyoncé Emicida Ciência política - Teses Música - Teses Raças - Teses Interseccionalidade (Sociologia) - Teses Beyoncé, 1981- Emicida, 1985- |
title_short |
“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida |
title_full |
“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida |
title_fullStr |
“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida |
title_full_unstemmed |
“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida |
title_sort |
“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” : teoria e música em Beyoncé e Emicida |
author |
Mariana Sales de Abreu |
author_facet |
Mariana Sales de Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Fabrino Mendonça |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2011077236634286 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Cristiano Rodrigues |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Viviane Gonçalves Freitas |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Daniela Fernanda Gomes da Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8128588600850771 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariana Sales de Abreu |
contributor_str_mv |
Ricardo Fabrino Mendonça Cristiano Rodrigues Viviane Gonçalves Freitas Daniela Fernanda Gomes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música negra Música negra Interseccionalidade Interseccionalidade Análise Crítica de Discurso Beyoncé Emicida |
topic |
Música negra Música negra Interseccionalidade Interseccionalidade Análise Crítica de Discurso Beyoncé Emicida Ciência política - Teses Música - Teses Raças - Teses Interseccionalidade (Sociologia) - Teses Beyoncé, 1981- Emicida, 1985- |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência política - Teses Música - Teses Raças - Teses Interseccionalidade (Sociologia) - Teses Beyoncé, 1981- Emicida, 1985- |
description |
Esta dissertação procura investigar os recursos epistêmicos utilizados por artistas negros para produzir um discurso intelectual crítico por meio da música. A partir de um entendimento de que as artes foram usadas historicamente como um dos espaços de formação e resistência para pessoas negras, é possível compreender que a linguagem musical oferece recursos específicos que constroem as mensagens das canções a partir de diálogos internos e externos em comunidades sociais. O texto tem como pano de fundo a interseccionalidade, observando de que maneira diferentes eixos de poder articulados influenciam as obras dos artistas, e a discussão sobre as margens como espaço de criatividade e busca por justiça. Tendo como corpus os álbuns Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] e AmarElo [2019], de Emicida, e Lemonade [2016] e The Gift [2020], de Beyoncé, o trabalho utiliza a Análise de Discurso Crítica para observar elementos como samples, combinações de ritmos, colaborações entre artistas, uso do pretuguês e do black english, entre outros. Essas ferramentas ajudam a compreender de que maneira diálogos entre grupos e contextos sociais são estabelecidos. Além disso, a dissertação se atenta à elaboração de interpretações, teorizações e críticas por meio da música, conferindo centralidade aos temas da família, dos afetos, da comunidade e da resistência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-12T22:19:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-12T22:19:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/49916 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
orcid.org/0000-0002-4227-2886 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/49916 |
identifier_str_mv |
orcid.org/0000-0002-4227-2886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49916/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20de%20Mestrado%20-%20Mariana%20Abreu%20%5bPermita%20que%20eu%20fale%2c%20n%c3%a3o%20as%20minhas%20cicatrizes%5d.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49916/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27d4aa8bbc4823144b7a504a7ab732bb cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589280371572736 |