Avaliação de pós-ocupação em duas unidades municipais de educação infantil - UMEI Sol Nascente e UMEI Mangueiras: UMEI Sol Nascente e UMEI Mangueiras
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ADKCS |
Resumo: | Pretendeu-se identificar, através desta Avaliação de Pós Ocupação (APO) realizada em duas Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte: UMEI Sol Nascente e UMEI Mangueiras, escolas para crianças de zero até 5 anos e 8 meses, patologias, problemas de funcionalidade e de conforto ambiental que atingem as edificações e consequentemente os seus usuários. Considerando-se ainda a grande demanda por vagas na educação infantil e a previsão de construção de inúmeras outras UMEI´s, tornou-se imprescindível a identificação dos motivos causadores desses problemas e conflitos, evitando-se a sua reprodução indefinidamente e melhorando a qualidade das futurasedificações. Primeiramente, foi delineada, através da revisão bibliográfica, uma metodologia de APO para observação e registro das principais patologias, problemas de funcionalidade e de conforto ambiental existentes nas edificações selecionadas para esta pesquisa. Foram realizadas entrevistas com vice-diretoras, através das quais foram obtidas informações importantes para a pesquisa. Em conjunto com a metodologia da APO foram utilizados alguns requisitos daNorma de Desempenho para Edifícios até 5 pavimentos, ABNT NBR 15575: 2010, que serviram de base para o levantamento e classificação dos principais problemas encontrados. Diante disso, foram levantadas as possíveis causas dos problemas, relacionadas às fases: de projeto, execução e uso. Por fim, foram apresentadas as conclusões gerais após a Avaliação de Pós - Ocupação realizada e as recomendações visando ajustar o futuro das ações de projeto e execução à satisfação das demandas e necessidades dos usuários das escolas infantis públicas em Belo Horizonte. |
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