Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJ7E |
Resumo: | Este trabalho relata os desafios da implantação do currículo na Unidade Municipal de Educação Infantil Alaíde Lisboa, a intenção do Projeto Político da escola era a busca pelo desenvolvimento de uma proposta pedagógica que visasse o desenvolvimento pleno de suas crianças, por meio de uma educação de qualidade. O processo de construção do currículo da escola, tentou atender a estas necessidades, além de auxiliar o professor na organização de seu trabalho. Alguns desafios se apresentaram e precisam ser superados, para que o objetivo seja atingido e que a proposta pedagógica da escola favoreça descobertas e apropriação dos conhecimentos. Novas estratégias de intervenção deverão ser implantadas e poderão contribuir no conhecimento mais realista do currículo para que os processos de aprendizagem e de autonomia da criança sejam atendidos. |
id |
UFMG_a91ba594c7d23a35b6aa3ffecdbf14f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2FJ7E |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Micheli Virginia De Andrade FeitalKatia Cardoso dos Santos Albino2019-08-11T05:59:39Z2019-08-11T05:59:39Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJ7EEste trabalho relata os desafios da implantação do currículo na Unidade Municipal de Educação Infantil Alaíde Lisboa, a intenção do Projeto Político da escola era a busca pelo desenvolvimento de uma proposta pedagógica que visasse o desenvolvimento pleno de suas crianças, por meio de uma educação de qualidade. O processo de construção do currículo da escola, tentou atender a estas necessidades, além de auxiliar o professor na organização de seu trabalho. Alguns desafios se apresentaram e precisam ser superados, para que o objetivo seja atingido e que a proposta pedagógica da escola favoreça descobertas e apropriação dos conhecimentos. Novas estratégias de intervenção deverão ser implantadas e poderão contribuir no conhecimento mais realista do currículo para que os processos de aprendizagem e de autonomia da criança sejam atendidos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarCurriculosEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoEstratégiasProjeto político pedagógicoCurrículoDesafiosOs desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_katia_cardoso_dos_santos_albino.pdfapplication/pdf209582https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FJ7E/1/tcc_katia_cardoso_dos_santos_albino.pdf4d36044a0bc47e5429a999d4bc34eea1MD51TEXTtcc_katia_cardoso_dos_santos_albino.pdf.txttcc_katia_cardoso_dos_santos_albino.pdf.txtExtracted texttext/plain81026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FJ7E/2/tcc_katia_cardoso_dos_santos_albino.pdf.txt0ce0a2ad146b9e08dd96fac4f1e41143MD521843/BUBD-A2FJ7E2019-11-14 10:44:05.17oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2FJ7ERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:44:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa |
title |
Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa |
spellingShingle |
Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa Katia Cardoso dos Santos Albino Estratégias Projeto político pedagógico Currículo Desafios Educação pre-escolar Curriculos Educação Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa |
title_full |
Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa |
title_fullStr |
Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa |
title_full_unstemmed |
Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa |
title_sort |
Os desafios do currículo na UMEI Alaide Lisboa |
author |
Katia Cardoso dos Santos Albino |
author_facet |
Katia Cardoso dos Santos Albino |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Micheli Virginia De Andrade Feital |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Katia Cardoso dos Santos Albino |
contributor_str_mv |
Micheli Virginia De Andrade Feital |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Projeto político pedagógico Currículo Desafios |
topic |
Estratégias Projeto político pedagógico Currículo Desafios Educação pre-escolar Curriculos Educação Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação pre-escolar Curriculos Educação Escolas Organizacao e administracao |
description |
Este trabalho relata os desafios da implantação do currículo na Unidade Municipal de Educação Infantil Alaíde Lisboa, a intenção do Projeto Político da escola era a busca pelo desenvolvimento de uma proposta pedagógica que visasse o desenvolvimento pleno de suas crianças, por meio de uma educação de qualidade. O processo de construção do currículo da escola, tentou atender a estas necessidades, além de auxiliar o professor na organização de seu trabalho. Alguns desafios se apresentaram e precisam ser superados, para que o objetivo seja atingido e que a proposta pedagógica da escola favoreça descobertas e apropriação dos conhecimentos. Novas estratégias de intervenção deverão ser implantadas e poderão contribuir no conhecimento mais realista do currículo para que os processos de aprendizagem e de autonomia da criança sejam atendidos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T05:59:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T05:59:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJ7E |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJ7E |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FJ7E/1/tcc_katia_cardoso_dos_santos_albino.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2FJ7E/2/tcc_katia_cardoso_dos_santos_albino.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d36044a0bc47e5429a999d4bc34eea1 0ce0a2ad146b9e08dd96fac4f1e41143 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589446328647680 |