A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.58967/caletroscopio.v6.n2.2018.3759 http://hdl.handle.net/1843/52501 https://orcid.org/0000-0002-1744-3380 |
Resumo: | Neste artigo, desejamos mostrar que a inserção da Ars amatoria, por Ovídio, na categoria da poesia didática não deveria ser tomada como definitiva. A despeito da manutenção de elementos considerados característicos desse tipo de poesia (Volk, 2002), a Ars apresenta muitos dados não usuais em sua construção genérica. A ousadia de definir-se como uma obra cujo objetivo primeiro é ensinar e disciplinar o público em temas amorosos e a marcante presença de elementos elegíacos, que geram efeitos de grande irreverência no texto, podem ser citadas como duas dessas características atípicas. Além disso, também há o uso comum de tópoi oriundos da poesia didática, tanto de caça quanto de agricultura. O uso de tais tópoi atribui à obra contextos transformados de hilaridade, que produzem efeitos os quais poderíamos entender como paródias da poesia didática “séria”. |
id |
UFMG_6de8a810b152485d09b54e3832ab63f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/52501 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-26T14:06:04Z2023-04-26T14:06:04Z2018624965https://doi.org/10.58967/caletroscopio.v6.n2.2018.37592318-4574http://hdl.handle.net/1843/52501https://orcid.org/0000-0002-1744-3380Neste artigo, desejamos mostrar que a inserção da Ars amatoria, por Ovídio, na categoria da poesia didática não deveria ser tomada como definitiva. A despeito da manutenção de elementos considerados característicos desse tipo de poesia (Volk, 2002), a Ars apresenta muitos dados não usuais em sua construção genérica. A ousadia de definir-se como uma obra cujo objetivo primeiro é ensinar e disciplinar o público em temas amorosos e a marcante presença de elementos elegíacos, que geram efeitos de grande irreverência no texto, podem ser citadas como duas dessas características atípicas. Além disso, também há o uso comum de tópoi oriundos da poesia didática, tanto de caça quanto de agricultura. O uso de tais tópoi atribui à obra contextos transformados de hilaridade, que produzem efeitos os quais poderíamos entender como paródias da poesia didática “séria”.In this paper we aim to show that the insertion of the Ars amatoria by Ovid in the category of didactic poetry should not be taken as definitive. Despite the presence of elements considered characteristic of this type of poetry (VOLK, 2002), the Ars also displays many unusual constituents in its generic construction. The boldness to define itself as a work whose first objective is to teach and discipline people on the matters of love, and the strong presence of elegiac elements that generate effects of great irreverence on the text can be cited as two of these atypical characteristics. Besides, there is also the common use of topoithat come from the didactic poetry for both hunting and farming. The use of such topoigrants the work transformed contexts of hilarity that produce effects that could be understood as parodies of the “serious” didactic poetry.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASCaletroscópioOvídio - Ars amatoria - Crítica e interpretaçãoPoesia latina - História e críticaHibridismoPoesia didáticaElegiaGêneros literáriosHibridismoA Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverênciaThe Ars amatoria by Ovid and patterns of didactic poetry: between adoption and irreverenceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/3759Matheus Trevizamapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52501/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática entre a adoção e a irreverência.pdfA Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática entre a adoção e a irreverência.pdfapplication/pdf304055https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52501/2/A%20%20Ars%20amatoria%20de%20Ov%c3%addio%20e%20os%20padr%c3%b5es%20da%20poesia%20did%c3%a1tica%20entre%20a%20ado%c3%a7%c3%a3o%20e%20a%20irrever%c3%aancia.pdfc903fde87c6e6e4e1b07ca015f14e3abMD521843/525012023-04-26 11:06:05.02oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-26T14:06:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Ars amatoria by Ovid and patterns of didactic poetry: between adoption and irreverence |
title |
A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência |
spellingShingle |
A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência Matheus Trevizam Poesia didática Elegia Gêneros literários Hibridismo Ovídio - Ars amatoria - Crítica e interpretação Poesia latina - História e crítica Hibridismo |
title_short |
A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência |
title_full |
A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência |
title_fullStr |
A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência |
title_full_unstemmed |
A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência |
title_sort |
A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência |
author |
Matheus Trevizam |
author_facet |
Matheus Trevizam |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matheus Trevizam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia didática Elegia Gêneros literários Hibridismo |
topic |
Poesia didática Elegia Gêneros literários Hibridismo Ovídio - Ars amatoria - Crítica e interpretação Poesia latina - História e crítica Hibridismo |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ovídio - Ars amatoria - Crítica e interpretação Poesia latina - História e crítica Hibridismo |
description |
Neste artigo, desejamos mostrar que a inserção da Ars amatoria, por Ovídio, na categoria da poesia didática não deveria ser tomada como definitiva. A despeito da manutenção de elementos considerados característicos desse tipo de poesia (Volk, 2002), a Ars apresenta muitos dados não usuais em sua construção genérica. A ousadia de definir-se como uma obra cujo objetivo primeiro é ensinar e disciplinar o público em temas amorosos e a marcante presença de elementos elegíacos, que geram efeitos de grande irreverência no texto, podem ser citadas como duas dessas características atípicas. Além disso, também há o uso comum de tópoi oriundos da poesia didática, tanto de caça quanto de agricultura. O uso de tais tópoi atribui à obra contextos transformados de hilaridade, que produzem efeitos os quais poderíamos entender como paródias da poesia didática “séria”. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-26T14:06:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-26T14:06:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/52501 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.58967/caletroscopio.v6.n2.2018.3759 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-4574 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1744-3380 |
url |
https://doi.org/10.58967/caletroscopio.v6.n2.2018.3759 http://hdl.handle.net/1843/52501 https://orcid.org/0000-0002-1744-3380 |
identifier_str_mv |
2318-4574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caletroscópio |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52501/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52501/2/A%20%20Ars%20amatoria%20de%20Ov%c3%addio%20e%20os%20padr%c3%b5es%20da%20poesia%20did%c3%a1tica%20entre%20a%20ado%c3%a7%c3%a3o%20e%20a%20irrever%c3%aancia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 c903fde87c6e6e4e1b07ca015f14e3ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589451584110592 |