NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos Junior, Dejanir José, Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619
Resumo: As emoções fazem parte da evolução da espécie humana e, obviamente, se constituem parte fundamental da aprendizagem humana. Sem dispor de funções de autorregulação emocional, a história da Humanidade seria um caos e a aprendizagem um drama indescritível, as emoções tomariam conta das funções cognitivas e os seres humanos só saberiam agir de forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada. Eis então a razão de o porquê o cérebro humano integra inúmeros e complexos processos neuronais de produção e de regulação das respostas emocionais. O desencadeamento das emoções colabora, ainda, para a formação de memórias, desde que exista suficiente emoção numa determinada experiência, somos capazes de  registrar na memória e de ativá-la, posteriormente. A neurociência compreende o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; dos comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação; e dos mecanismos da atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. Portanto, o objetivo deste artigo de revisão é pesquisar em que as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas podem colaborar com o processo de aprendizagem. Espera-se que seja o primeiro passo para que pesquisas de campo sejas implementadas e que a multidisciplinaridade de neurociências e ciências possam enriquecer o aprender.
id UVRV-2_fb8c65deaf67d91512bea918458eeb91
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5619
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEMNeurociência. Emoções. Memória Aprendizagem.As emoções fazem parte da evolução da espécie humana e, obviamente, se constituem parte fundamental da aprendizagem humana. Sem dispor de funções de autorregulação emocional, a história da Humanidade seria um caos e a aprendizagem um drama indescritível, as emoções tomariam conta das funções cognitivas e os seres humanos só saberiam agir de forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada. Eis então a razão de o porquê o cérebro humano integra inúmeros e complexos processos neuronais de produção e de regulação das respostas emocionais. O desencadeamento das emoções colabora, ainda, para a formação de memórias, desde que exista suficiente emoção numa determinada experiência, somos capazes de  registrar na memória e de ativá-la, posteriormente. A neurociência compreende o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; dos comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação; e dos mecanismos da atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. Portanto, o objetivo deste artigo de revisão é pesquisar em que as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas podem colaborar com o processo de aprendizagem. Espera-se que seja o primeiro passo para que pesquisas de campo sejas implementadas e que a multidisciplinaridade de neurociências e ciências possam enriquecer o aprender.ABECCarvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, BrasilCampos Junior, Dejanir JoséSouza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de2019-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/561910.5892/ruvrd.v17i1.5619Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619/pdf_90010.5892/ruvrd.v17i1.5619.g10951667Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5619Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:51.176292Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
spellingShingle NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Neurociência. Emoções. Memória Aprendizagem.
title_short NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title_full NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title_fullStr NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title_sort NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
author Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
author_facet Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Campos Junior, Dejanir José
Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author_role author
author2 Campos Junior, Dejanir José
Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil
Campos Junior, Dejanir José
Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de
dc.subject.por.fl_str_mv Neurociência. Emoções. Memória Aprendizagem.
topic Neurociência. Emoções. Memória Aprendizagem.
description As emoções fazem parte da evolução da espécie humana e, obviamente, se constituem parte fundamental da aprendizagem humana. Sem dispor de funções de autorregulação emocional, a história da Humanidade seria um caos e a aprendizagem um drama indescritível, as emoções tomariam conta das funções cognitivas e os seres humanos só saberiam agir de forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada. Eis então a razão de o porquê o cérebro humano integra inúmeros e complexos processos neuronais de produção e de regulação das respostas emocionais. O desencadeamento das emoções colabora, ainda, para a formação de memórias, desde que exista suficiente emoção numa determinada experiência, somos capazes de  registrar na memória e de ativá-la, posteriormente. A neurociência compreende o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; dos comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação; e dos mecanismos da atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. Portanto, o objetivo deste artigo de revisão é pesquisar em que as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas podem colaborar com o processo de aprendizagem. Espera-se que seja o primeiro passo para que pesquisas de campo sejas implementadas e que a multidisciplinaridade de neurociências e ciências possam enriquecer o aprender.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619
10.5892/ruvrd.v17i1.5619
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v17i1.5619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619/pdf_900
10.5892/ruvrd.v17i1.5619.g10951667
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v17i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051203910107136