NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619 |
Resumo: | As emoções fazem parte da evolução da espécie humana e, obviamente, se constituem parte fundamental da aprendizagem humana. Sem dispor de funções de autorregulação emocional, a história da Humanidade seria um caos e a aprendizagem um drama indescritível, as emoções tomariam conta das funções cognitivas e os seres humanos só saberiam agir de forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada. Eis então a razão de o porquê o cérebro humano integra inúmeros e complexos processos neuronais de produção e de regulação das respostas emocionais. O desencadeamento das emoções colabora, ainda, para a formação de memórias, desde que exista suficiente emoção numa determinada experiência, somos capazes de registrar na memória e de ativá-la, posteriormente. A neurociência compreende o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; dos comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação; e dos mecanismos da atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. Portanto, o objetivo deste artigo de revisão é pesquisar em que as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas podem colaborar com o processo de aprendizagem. Espera-se que seja o primeiro passo para que pesquisas de campo sejas implementadas e que a multidisciplinaridade de neurociências e ciências possam enriquecer o aprender. |
id |
UVRV-2_e3b028ed7c604fca69c5eb61bb8a96ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/5619 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEMNeurociência. Emoções. Memória Aprendizagem.As emoções fazem parte da evolução da espécie humana e, obviamente, se constituem parte fundamental da aprendizagem humana. Sem dispor de funções de autorregulação emocional, a história da Humanidade seria um caos e a aprendizagem um drama indescritível, as emoções tomariam conta das funções cognitivas e os seres humanos só saberiam agir de forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada. Eis então a razão de o porquê o cérebro humano integra inúmeros e complexos processos neuronais de produção e de regulação das respostas emocionais. O desencadeamento das emoções colabora, ainda, para a formação de memórias, desde que exista suficiente emoção numa determinada experiência, somos capazes de registrar na memória e de ativá-la, posteriormente. A neurociência compreende o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; dos comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação; e dos mecanismos da atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. Portanto, o objetivo deste artigo de revisão é pesquisar em que as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas podem colaborar com o processo de aprendizagem. Espera-se que seja o primeiro passo para que pesquisas de campo sejas implementadas e que a multidisciplinaridade de neurociências e ciências possam enriquecer o aprender.ABECCarvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, BrasilCampos Junior, Dejanir JoséSouza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de2019-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/561910.5892/ruvrd.v17i1.5619Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v17i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619/pdf_90010.5892/ruvrd.v17i1.5619.g10951667Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-17T20:54:08ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil Neurociência. Emoções. Memória Aprendizagem. |
title_short |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title_full |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
author |
Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil |
author_facet |
Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil Campos Junior, Dejanir José Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
author_role |
author |
author2 |
Campos Junior, Dejanir José Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Clecilene Gomes de; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Três Corações, MG, Brasil Campos Junior, Dejanir José Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociência. Emoções. Memória Aprendizagem. |
topic |
Neurociência. Emoções. Memória Aprendizagem. |
description |
As emoções fazem parte da evolução da espécie humana e, obviamente, se constituem parte fundamental da aprendizagem humana. Sem dispor de funções de autorregulação emocional, a história da Humanidade seria um caos e a aprendizagem um drama indescritível, as emoções tomariam conta das funções cognitivas e os seres humanos só saberiam agir de forma impulsiva, excitável, eufórica, episódica e desplanificada. Eis então a razão de o porquê o cérebro humano integra inúmeros e complexos processos neuronais de produção e de regulação das respostas emocionais. O desencadeamento das emoções colabora, ainda, para a formação de memórias, desde que exista suficiente emoção numa determinada experiência, somos capazes de registrar na memória e de ativá-la, posteriormente. A neurociência compreende o estudo do controle neural das funções vegetativas, sensoriais e motoras; dos comportamentos de locomoção, reprodução e alimentação; e dos mecanismos da atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação. Portanto, o objetivo deste artigo de revisão é pesquisar em que as descobertas da neurociência em relação às emoções humanas podem colaborar com o processo de aprendizagem. Espera-se que seja o primeiro passo para que pesquisas de campo sejas implementadas e que a multidisciplinaridade de neurociências e ciências possam enriquecer o aprender. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619 10.5892/ruvrd.v17i1.5619 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v17i1.5619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5619/pdf_900 10.5892/ruvrd.v17i1.5619.g10951667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 17, n. 1 (2019) 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v17i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454439160315904 |