Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gladys de Sousa
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E5G8P
Resumo: Descrição de estratégias de compreensão oral usadas por alunos do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa, tendo como base a interpretação das informações coletadas através de um questionário e de situações simuladas. A sustentação teórica é formada a partir de estudos sobre os processos envolvidos na compreensão oral; o ensino dessa habilidade; as estratégias de aprendizagem, ressaltando-se as de compreensão oral, além do levantamento de fatores que interferem na habilidade em foco e no uso de estratégias. A literatura sobre estratégias baseou-se em 0'Malley & Chamot (1990), Oxford (1990) e Vandergrift (1996). Evidencia-se, através das análises e da interpretação dos dados, que os alunos não só deixaram de fazer referência a algumas estratégias referidas por esses Autores, como também descreveram outras até então não mencionadas por 0'Malley & Chamot e Oxford. A existência de materiais com atividades anteriores e posteriores à compreensão oral, motivou uma proposta de classificação das estratégias que teve em vista não só os processos metacognitivos, sócio-afetivos e cognitivos de aquisição de línguas, mas também os momentos em que se divide o ato de ouvir {anterior, durante e posterior).
id UFMG_6efacb1d55d2a6a12179d097930be72e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E5G8P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vera Lucia M de Oliveira e PaivaKevin John KeysIda Lucia MachadoGladys de Sousa2019-08-11T06:16:35Z2019-08-11T06:16:35Z1997-09-08http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E5G8PDescrição de estratégias de compreensão oral usadas por alunos do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa, tendo como base a interpretação das informações coletadas através de um questionário e de situações simuladas. A sustentação teórica é formada a partir de estudos sobre os processos envolvidos na compreensão oral; o ensino dessa habilidade; as estratégias de aprendizagem, ressaltando-se as de compreensão oral, além do levantamento de fatores que interferem na habilidade em foco e no uso de estratégias. A literatura sobre estratégias baseou-se em 0'Malley & Chamot (1990), Oxford (1990) e Vandergrift (1996). Evidencia-se, através das análises e da interpretação dos dados, que os alunos não só deixaram de fazer referência a algumas estratégias referidas por esses Autores, como também descreveram outras até então não mencionadas por 0'Malley & Chamot e Oxford. A existência de materiais com atividades anteriores e posteriores à compreensão oral, motivou uma proposta de classificação das estratégias que teve em vista não só os processos metacognitivos, sócio-afetivos e cognitivos de aquisição de línguas, mas também os momentos em que se divide o ato de ouvir {anterior, durante e posterior).This study describes the listening comprehension strategies used by students of English as a second language. In our procedure, we cross-checked the results of data collected through student's questionnaries and "simulated situations". The theoretical bases of the dissertation are studies on the oral comprehension process and the learning process, emphasizing those related to listening comprehension. The factors that interfere with the use of both the listening comprehension and strategies factors were also investigated. The results show that although students did not mention some of the strategies described by O'Malley & Chamot (1990) and Oxford (1990), they mentioned others, which were not mentioned by these authors. The presence of activities planned to be used before, during and after a listening task is reflected in the proposal of a new classification for the listening comprehension strategies based on metacognitive, socio-affective and cognitive processes as well as the moments in which the act of listening can be divided: before, during and after. Finally the strategies described in this classification were compared to the ones Vandergrift (1996) describes for this ability. The results showed that although the proposal is new for its division in the three moments mentioned, the strategies elicited are in accordance with those described in the literature.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunicação oralAquisição da segunda linguagemLíngua inglesa Estudo e ensinoEstudos LinguísticosEstratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_gladysdesousamagalhaes.pdfapplication/pdf6913913https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E5G8P/1/dissertacao_gladysdesousamagalhaes.pdf791fdbb7aadfe24fb59ce49ebfe3512aMD51TEXTdissertacao_gladysdesousamagalhaes.pdf.txtdissertacao_gladysdesousamagalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain363589https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E5G8P/2/dissertacao_gladysdesousamagalhaes.pdf.txt0b466b0fb593600b604fa866846b3be6MD521843/BUBD-9E5G8P2019-11-14 04:54:36.732oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E5G8PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:54:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação
title Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação
spellingShingle Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação
Gladys de Sousa
Estudos Linguísticos
Comunicação oral
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa Estudo e ensino
title_short Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação
title_full Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação
title_fullStr Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação
title_full_unstemmed Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação
title_sort Estratégias de compreensão oral usadas por alunos de inglês como línguaestrangeira: descrição e classificação
author Gladys de Sousa
author_facet Gladys de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kevin John Keys
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ida Lucia Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Gladys de Sousa
contributor_str_mv Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Kevin John Keys
Ida Lucia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Linguísticos
topic Estudos Linguísticos
Comunicação oral
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação oral
Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa Estudo e ensino
description Descrição de estratégias de compreensão oral usadas por alunos do curso de Letras com habilitação em Língua Inglesa, tendo como base a interpretação das informações coletadas através de um questionário e de situações simuladas. A sustentação teórica é formada a partir de estudos sobre os processos envolvidos na compreensão oral; o ensino dessa habilidade; as estratégias de aprendizagem, ressaltando-se as de compreensão oral, além do levantamento de fatores que interferem na habilidade em foco e no uso de estratégias. A literatura sobre estratégias baseou-se em 0'Malley & Chamot (1990), Oxford (1990) e Vandergrift (1996). Evidencia-se, através das análises e da interpretação dos dados, que os alunos não só deixaram de fazer referência a algumas estratégias referidas por esses Autores, como também descreveram outras até então não mencionadas por 0'Malley & Chamot e Oxford. A existência de materiais com atividades anteriores e posteriores à compreensão oral, motivou uma proposta de classificação das estratégias que teve em vista não só os processos metacognitivos, sócio-afetivos e cognitivos de aquisição de línguas, mas também os momentos em que se divide o ato de ouvir {anterior, durante e posterior).
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997-09-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T06:16:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T06:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E5G8P
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E5G8P
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E5G8P/1/dissertacao_gladysdesousamagalhaes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E5G8P/2/dissertacao_gladysdesousamagalhaes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 791fdbb7aadfe24fb59ce49ebfe3512a
0b466b0fb593600b604fa866846b3be6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589571189932032