O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roselita Soares de Faria
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEFHN
Resumo: Este trabalho objetiva refletir sobre o papel do gestor escolar enquanto mediador das relações de trabalho entre os diferentes profissionais da educação no interior da escola. Percebe-se hoje nas escolas a coexistência de vários tipos de profissionais, envolvidos em atividades de ensino-aprendizagem distintas e com diferentes vínculos profissionais. Diante dessa realidade, pergunta-se: Qual o papel do gestor na mediação das relações de trabalho? Como essa realidade é abordada no Projeto Político Pedagógico (PPP)? A partir dessas questões, será feita uma análise do PPP da Escola Municipal Gracy Vianna Lage, em Belo Horizonte - MG, estabelecendo um diálogo com a bibliografia especializada. Através desse estudo, espera-se levantar pressupostos para a atuação do gestor frente à administração das relações de trabalho no interior da escola, dentro da proposta de gestão democrática.
id UFMG_6f625a962ad291c288ca39d2727d77d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FEFHN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Paula Elizabeth Nogueira SalesHormindo Pereira de Souza JuniorRoselita Soares de Faria2019-08-13T08:39:42Z2019-08-13T08:39:42Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEFHNEste trabalho objetiva refletir sobre o papel do gestor escolar enquanto mediador das relações de trabalho entre os diferentes profissionais da educação no interior da escola. Percebe-se hoje nas escolas a coexistência de vários tipos de profissionais, envolvidos em atividades de ensino-aprendizagem distintas e com diferentes vínculos profissionais. Diante dessa realidade, pergunta-se: Qual o papel do gestor na mediação das relações de trabalho? Como essa realidade é abordada no Projeto Político Pedagógico (PPP)? A partir dessas questões, será feita uma análise do PPP da Escola Municipal Gracy Vianna Lage, em Belo Horizonte - MG, estabelecendo um diálogo com a bibliografia especializada. Através desse estudo, espera-se levantar pressupostos para a atuação do gestor frente à administração das relações de trabalho no interior da escola, dentro da proposta de gestão democrática.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Administração de pessoalEscolas Organização e AdministraçãoDiretores escolaresAdministradores escolaresGestor escolarRelações de trabalhoProfissionais da educaçãoO gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_roselita_soares_de_faria.pdfapplication/pdf157190https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FEFHN/1/monografia_roselita_soares_de_faria.pdfaebb612e25c4e1349bd554023805df72MD51TEXTmonografia_roselita_soares_de_faria.pdf.txtmonografia_roselita_soares_de_faria.pdf.txtExtracted texttext/plain59147https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FEFHN/2/monografia_roselita_soares_de_faria.pdf.txta139071fd04bb363abeeb83efd556926MD521843/BUBD-9FEFHN2019-11-14 22:09:00.03oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FEFHNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação
title O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação
spellingShingle O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação
Roselita Soares de Faria
Gestor escolar
Relações de trabalho
Profissionais da educação
Escolas Administração de pessoal
Escolas Organização e Administração
Diretores escolares
Administradores escolares
title_short O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação
title_full O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação
title_fullStr O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação
title_full_unstemmed O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação
title_sort O gestor escolar e o desafio de mediar as relações de trabalho entre os diversos profissionais da educação
author Roselita Soares de Faria
author_facet Roselita Soares de Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paula Elizabeth Nogueira Sales
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Roselita Soares de Faria
contributor_str_mv Paula Elizabeth Nogueira Sales
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Gestor escolar
Relações de trabalho
Profissionais da educação
topic Gestor escolar
Relações de trabalho
Profissionais da educação
Escolas Administração de pessoal
Escolas Organização e Administração
Diretores escolares
Administradores escolares
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Administração de pessoal
Escolas Organização e Administração
Diretores escolares
Administradores escolares
description Este trabalho objetiva refletir sobre o papel do gestor escolar enquanto mediador das relações de trabalho entre os diferentes profissionais da educação no interior da escola. Percebe-se hoje nas escolas a coexistência de vários tipos de profissionais, envolvidos em atividades de ensino-aprendizagem distintas e com diferentes vínculos profissionais. Diante dessa realidade, pergunta-se: Qual o papel do gestor na mediação das relações de trabalho? Como essa realidade é abordada no Projeto Político Pedagógico (PPP)? A partir dessas questões, será feita uma análise do PPP da Escola Municipal Gracy Vianna Lage, em Belo Horizonte - MG, estabelecendo um diálogo com a bibliografia especializada. Através desse estudo, espera-se levantar pressupostos para a atuação do gestor frente à administração das relações de trabalho no interior da escola, dentro da proposta de gestão democrática.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:39:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEFHN
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEFHN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FEFHN/1/monografia_roselita_soares_de_faria.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FEFHN/2/monografia_roselita_soares_de_faria.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aebb612e25c4e1349bd554023805df72
a139071fd04bb363abeeb83efd556926
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589171044941824