A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHSJ |
Resumo: | As considerações predominantes neste texto traduzem concepções de currículo pactuadas ao longo dos anos, abordando discursos que dizem respeito a democratização do espaço escolar, construção de identidade e decisões coletivas. O objetivo deste trabalho é identificar estratégias para a definição de um currículo democrático, que permita transformar conhecimentos disciplinares teóricos em boas práticas que conduzam à cidadania. Para isso, a metodologia se pautou em uma revisão da literatura atual sobre currículo. As considerações se baseiam na reflexão sobre a prática pedagógica e a gestão da Escola Municipal Coronel Manoel Dias Ferraz.. |
id |
UFMG_6fb2d6974520a4d666d4a5a8b6751723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQHSJ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Paula da Silva RodriguesJoyce Rodrigues Silva GoncalvesAna Cristina de Jesus2019-08-13T08:48:24Z2019-08-13T08:48:24Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHSJAs considerações predominantes neste texto traduzem concepções de currículo pactuadas ao longo dos anos, abordando discursos que dizem respeito a democratização do espaço escolar, construção de identidade e decisões coletivas. O objetivo deste trabalho é identificar estratégias para a definição de um currículo democrático, que permita transformar conhecimentos disciplinares teóricos em boas práticas que conduzam à cidadania. Para isso, a metodologia se pautou em uma revisão da literatura atual sobre currículo. As considerações se baseiam na reflexão sobre a prática pedagógica e a gestão da Escola Municipal Coronel Manoel Dias Ferraz..Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículos AvaliaçãoPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoDemocratização do espaço escolarConcepções de currículoConstrução de identidadeDecisões coletivasA construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdfapplication/pdf871042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHSJ/1/tcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf45bb50992426d802e47f0ab7f0e8cf09MD51TEXTtcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf.txttcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf.txtExtracted texttext/plain93725https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHSJ/2/tcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf.txtcc86b5f8231c19e87bced2e43b636378MD521843/BUBD-9WQHSJ2019-11-14 22:13:01.057oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQHSJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:13:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal |
title |
A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal |
spellingShingle |
A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal Ana Cristina de Jesus Democratização do espaço escolar Concepções de currículo Construção de identidade Decisões coletivas Currículos Avaliação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
title_short |
A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal |
title_full |
A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal |
title_fullStr |
A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal |
title_full_unstemmed |
A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal |
title_sort |
A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal |
author |
Ana Cristina de Jesus |
author_facet |
Ana Cristina de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Paula da Silva Rodrigues |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Joyce Rodrigues Silva Goncalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Cristina de Jesus |
contributor_str_mv |
Ana Paula da Silva Rodrigues Joyce Rodrigues Silva Goncalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democratização do espaço escolar Concepções de currículo Construção de identidade Decisões coletivas |
topic |
Democratização do espaço escolar Concepções de currículo Construção de identidade Decisões coletivas Currículos Avaliação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Currículos Avaliação Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
description |
As considerações predominantes neste texto traduzem concepções de currículo pactuadas ao longo dos anos, abordando discursos que dizem respeito a democratização do espaço escolar, construção de identidade e decisões coletivas. O objetivo deste trabalho é identificar estratégias para a definição de um currículo democrático, que permita transformar conhecimentos disciplinares teóricos em boas práticas que conduzam à cidadania. Para isso, a metodologia se pautou em uma revisão da literatura atual sobre currículo. As considerações se baseiam na reflexão sobre a prática pedagógica e a gestão da Escola Municipal Coronel Manoel Dias Ferraz.. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T08:48:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T08:48:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHSJ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHSJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHSJ/1/tcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHSJ/2/tcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45bb50992426d802e47f0ab7f0e8cf09 cc86b5f8231c19e87bced2e43b636378 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589513887350784 |