A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Cristina de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHSJ
Resumo: As considerações predominantes neste texto traduzem concepções de currículo pactuadas ao longo dos anos, abordando discursos que dizem respeito a democratização do espaço escolar, construção de identidade e decisões coletivas. O objetivo deste trabalho é identificar estratégias para a definição de um currículo democrático, que permita transformar conhecimentos disciplinares teóricos em boas práticas que conduzam à cidadania. Para isso, a metodologia se pautou em uma revisão da literatura atual sobre currículo. As considerações se baseiam na reflexão sobre a prática pedagógica e a gestão da Escola Municipal Coronel Manoel Dias Ferraz..
id UFMG_6fb2d6974520a4d666d4a5a8b6751723
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQHSJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Paula da Silva RodriguesJoyce Rodrigues Silva GoncalvesAna Cristina de Jesus2019-08-13T08:48:24Z2019-08-13T08:48:24Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHSJAs considerações predominantes neste texto traduzem concepções de currículo pactuadas ao longo dos anos, abordando discursos que dizem respeito a democratização do espaço escolar, construção de identidade e decisões coletivas. O objetivo deste trabalho é identificar estratégias para a definição de um currículo democrático, que permita transformar conhecimentos disciplinares teóricos em boas práticas que conduzam à cidadania. Para isso, a metodologia se pautou em uma revisão da literatura atual sobre currículo. As considerações se baseiam na reflexão sobre a prática pedagógica e a gestão da Escola Municipal Coronel Manoel Dias Ferraz..Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurrículos AvaliaçãoPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoDemocratização do espaço escolarConcepções de currículoConstrução de identidadeDecisões coletivasA construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdfapplication/pdf871042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHSJ/1/tcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf45bb50992426d802e47f0ab7f0e8cf09MD51TEXTtcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf.txttcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf.txtExtracted texttext/plain93725https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHSJ/2/tcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf.txtcc86b5f8231c19e87bced2e43b636378MD521843/BUBD-9WQHSJ2019-11-14 22:13:01.057oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQHSJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:13:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
title A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
spellingShingle A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
Ana Cristina de Jesus
Democratização do espaço escolar
Concepções de currículo
Construção de identidade
Decisões coletivas
Currículos Avaliação
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
title_short A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
title_full A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
title_fullStr A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
title_full_unstemmed A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
title_sort A construção de um currículo democrático: reflexões a partir da elaboração do projeto político pedagógico de uma escola municipal
author Ana Cristina de Jesus
author_facet Ana Cristina de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Paula da Silva Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Joyce Rodrigues Silva Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Cristina de Jesus
contributor_str_mv Ana Paula da Silva Rodrigues
Joyce Rodrigues Silva Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização do espaço escolar
Concepções de currículo
Construção de identidade
Decisões coletivas
topic Democratização do espaço escolar
Concepções de currículo
Construção de identidade
Decisões coletivas
Currículos Avaliação
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Currículos Avaliação
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
description As considerações predominantes neste texto traduzem concepções de currículo pactuadas ao longo dos anos, abordando discursos que dizem respeito a democratização do espaço escolar, construção de identidade e decisões coletivas. O objetivo deste trabalho é identificar estratégias para a definição de um currículo democrático, que permita transformar conhecimentos disciplinares teóricos em boas práticas que conduzam à cidadania. Para isso, a metodologia se pautou em uma revisão da literatura atual sobre currículo. As considerações se baseiam na reflexão sobre a prática pedagógica e a gestão da Escola Municipal Coronel Manoel Dias Ferraz..
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:48:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHSJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQHSJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHSJ/1/tcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQHSJ/2/tcc_ana_cristina_revisado_2_ana_28_02_4_6.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 45bb50992426d802e47f0ab7f0e8cf09
cc86b5f8231c19e87bced2e43b636378
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589513887350784