Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camila Campolina Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEQPVK
Resumo: Trata-se de um projeto de intervenção que visa à identificação de fatores predisponentes ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos. Essa síndrome é caracterizada a partir do estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta. Alguns efeitos deletérios desta síndrome são: A diminuição da produção do profissional, diminuição da qualidade do trabalho executado, altarotatividade em empresas, incremento de acidentes ocupacionais e o absenteísmo. O trabalho dos agentes socioeducativos é de cunho educativo e de segurança, estando inclusas ainda as ações preventivas e interventivas. A presença de diversos estressores decorrentes da atividade laboral, relacionado ao alto grau de exigência pode levar a um aumento de estresse vivido e desencadear nesse profissional, oacometimento da Síndrome de Burnout. Para tanto, este trabalho objetiva avaliar os estressores causadores da Síndrome de Burnout bem como identificar sua ocorrência nos agentes socioeducativos. A proposta de intervenção se dará em duas vias, individual e coletiva. A conversa inicial, aplicação do inventário e a entrevista motivacional serão realizadas individualmente. E a realização do grupo operativoterá o formato de reunião com os servidores e caracterizará a parte coletiva
id UFMG_705b5191f01a17951e00db8f2b251812
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEQPVK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rafael Lima Rodrigues de CarvalhoCamila Campolina Gomes2019-08-11T06:38:34Z2019-08-11T06:38:34Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEQPVKTrata-se de um projeto de intervenção que visa à identificação de fatores predisponentes ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos. Essa síndrome é caracterizada a partir do estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta. Alguns efeitos deletérios desta síndrome são: A diminuição da produção do profissional, diminuição da qualidade do trabalho executado, altarotatividade em empresas, incremento de acidentes ocupacionais e o absenteísmo. O trabalho dos agentes socioeducativos é de cunho educativo e de segurança, estando inclusas ainda as ações preventivas e interventivas. A presença de diversos estressores decorrentes da atividade laboral, relacionado ao alto grau de exigência pode levar a um aumento de estresse vivido e desencadear nesse profissional, oacometimento da Síndrome de Burnout. Para tanto, este trabalho objetiva avaliar os estressores causadores da Síndrome de Burnout bem como identificar sua ocorrência nos agentes socioeducativos. A proposta de intervenção se dará em duas vias, individual e coletiva. A conversa inicial, aplicação do inventário e a entrevista motivacional serão realizadas individualmente. E a realização do grupo operativoterá o formato de reunião com os servidores e caracterizará a parte coletivaIt is an intervention project aimed at the identification of predisposing factors to the development of Burnout Syndrome in socio-educational agents. This syndrome is characterized from occupational stress which affects professionals involved with anytype of care in a relationship of direct attention. Some deleterious effects of this syndrome are: Decreased production of professional, decreased quality of workperformed, high turnover in companies, an increase of occupational accidents and absenteeism. The work of youth agents is the educational basis and security and is also included preventive and interventional actions. The presence of various stressors arising from work activity, related to the high level of demand can lead to increased stress and lived trigger this professional, the involvement of burnout syndrome. The refore, this study aims to evaluate the stressors causing the burnoutsyndrome and identify its occurrence in socio-educational agents. The proposed intervention will occur in two ways, individually and collectively. The initial conversation, the inventory application and motivational interviewing will be conducted individually. And the realization of the operative group will be meeting format with servers and will feature the collective partUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeEstresse ocupacionalSíndrome de BurnoutAgente socioeducativoSíndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcamila_campolina_gomes.pdfapplication/pdf6988647https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEQPVK/1/camila_campolina_gomes.pdf7175978254f4ab2805bc0d226afb1b60MD51TEXTcamila_campolina_gomes.pdf.txtcamila_campolina_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain36983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEQPVK/2/camila_campolina_gomes.pdf.txte29b0d83c67845ce84bcac92ca51f6b9MD521843/BUOS-AEQPVK2019-11-14 08:44:03.352oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEQPVKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:44:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
title Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
spellingShingle Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
Camila Campolina Gomes
Estresse ocupacional
Síndrome de Burnout
Agente socioeducativo
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
title_short Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
title_full Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
title_fullStr Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
title_sort Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
author Camila Campolina Gomes
author_facet Camila Campolina Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rafael Lima Rodrigues de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Camila Campolina Gomes
contributor_str_mv Rafael Lima Rodrigues de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse ocupacional
Síndrome de Burnout
Agente socioeducativo
topic Estresse ocupacional
Síndrome de Burnout
Agente socioeducativo
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
description Trata-se de um projeto de intervenção que visa à identificação de fatores predisponentes ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos. Essa síndrome é caracterizada a partir do estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta. Alguns efeitos deletérios desta síndrome são: A diminuição da produção do profissional, diminuição da qualidade do trabalho executado, altarotatividade em empresas, incremento de acidentes ocupacionais e o absenteísmo. O trabalho dos agentes socioeducativos é de cunho educativo e de segurança, estando inclusas ainda as ações preventivas e interventivas. A presença de diversos estressores decorrentes da atividade laboral, relacionado ao alto grau de exigência pode levar a um aumento de estresse vivido e desencadear nesse profissional, oacometimento da Síndrome de Burnout. Para tanto, este trabalho objetiva avaliar os estressores causadores da Síndrome de Burnout bem como identificar sua ocorrência nos agentes socioeducativos. A proposta de intervenção se dará em duas vias, individual e coletiva. A conversa inicial, aplicação do inventário e a entrevista motivacional serão realizadas individualmente. E a realização do grupo operativoterá o formato de reunião com os servidores e caracterizará a parte coletiva
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T06:38:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T06:38:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEQPVK
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEQPVK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEQPVK/1/camila_campolina_gomes.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEQPVK/2/camila_campolina_gomes.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7175978254f4ab2805bc0d226afb1b60
e29b0d83c67845ce84bcac92ca51f6b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676761683984384