Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEQPVK |
Resumo: | Trata-se de um projeto de intervenção que visa à identificação de fatores predisponentes ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos. Essa síndrome é caracterizada a partir do estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta. Alguns efeitos deletérios desta síndrome são: A diminuição da produção do profissional, diminuição da qualidade do trabalho executado, altarotatividade em empresas, incremento de acidentes ocupacionais e o absenteísmo. O trabalho dos agentes socioeducativos é de cunho educativo e de segurança, estando inclusas ainda as ações preventivas e interventivas. A presença de diversos estressores decorrentes da atividade laboral, relacionado ao alto grau de exigência pode levar a um aumento de estresse vivido e desencadear nesse profissional, oacometimento da Síndrome de Burnout. Para tanto, este trabalho objetiva avaliar os estressores causadores da Síndrome de Burnout bem como identificar sua ocorrência nos agentes socioeducativos. A proposta de intervenção se dará em duas vias, individual e coletiva. A conversa inicial, aplicação do inventário e a entrevista motivacional serão realizadas individualmente. E a realização do grupo operativoterá o formato de reunião com os servidores e caracterizará a parte coletiva |
id |
UFMG_705b5191f01a17951e00db8f2b251812 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEQPVK |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rafael Lima Rodrigues de CarvalhoCamila Campolina Gomes2019-08-11T06:38:34Z2019-08-11T06:38:34Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEQPVKTrata-se de um projeto de intervenção que visa à identificação de fatores predisponentes ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos. Essa síndrome é caracterizada a partir do estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta. Alguns efeitos deletérios desta síndrome são: A diminuição da produção do profissional, diminuição da qualidade do trabalho executado, altarotatividade em empresas, incremento de acidentes ocupacionais e o absenteísmo. O trabalho dos agentes socioeducativos é de cunho educativo e de segurança, estando inclusas ainda as ações preventivas e interventivas. A presença de diversos estressores decorrentes da atividade laboral, relacionado ao alto grau de exigência pode levar a um aumento de estresse vivido e desencadear nesse profissional, oacometimento da Síndrome de Burnout. Para tanto, este trabalho objetiva avaliar os estressores causadores da Síndrome de Burnout bem como identificar sua ocorrência nos agentes socioeducativos. A proposta de intervenção se dará em duas vias, individual e coletiva. A conversa inicial, aplicação do inventário e a entrevista motivacional serão realizadas individualmente. E a realização do grupo operativoterá o formato de reunião com os servidores e caracterizará a parte coletivaIt is an intervention project aimed at the identification of predisposing factors to the development of Burnout Syndrome in socio-educational agents. This syndrome is characterized from occupational stress which affects professionals involved with anytype of care in a relationship of direct attention. Some deleterious effects of this syndrome are: Decreased production of professional, decreased quality of workperformed, high turnover in companies, an increase of occupational accidents and absenteeism. The work of youth agents is the educational basis and security and is also included preventive and interventional actions. The presence of various stressors arising from work activity, related to the high level of demand can lead to increased stress and lived trigger this professional, the involvement of burnout syndrome. The refore, this study aims to evaluate the stressors causing the burnoutsyndrome and identify its occurrence in socio-educational agents. The proposed intervention will occur in two ways, individually and collectively. The initial conversation, the inventory application and motivational interviewing will be conducted individually. And the realization of the operative group will be meeting format with servers and will feature the collective partUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeEstresse ocupacionalSíndrome de BurnoutAgente socioeducativoSíndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcamila_campolina_gomes.pdfapplication/pdf6988647https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEQPVK/1/camila_campolina_gomes.pdf7175978254f4ab2805bc0d226afb1b60MD51TEXTcamila_campolina_gomes.pdf.txtcamila_campolina_gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain36983https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEQPVK/2/camila_campolina_gomes.pdf.txte29b0d83c67845ce84bcac92ca51f6b9MD521843/BUOS-AEQPVK2019-11-14 08:44:03.352oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AEQPVKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:44:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção |
title |
Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção |
spellingShingle |
Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção Camila Campolina Gomes Estresse ocupacional Síndrome de Burnout Agente socioeducativo Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
title_short |
Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção |
title_full |
Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção |
title_fullStr |
Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção |
title_full_unstemmed |
Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção |
title_sort |
Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos: projeto de intervenção |
author |
Camila Campolina Gomes |
author_facet |
Camila Campolina Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rafael Lima Rodrigues de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camila Campolina Gomes |
contributor_str_mv |
Rafael Lima Rodrigues de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estresse ocupacional Síndrome de Burnout Agente socioeducativo |
topic |
Estresse ocupacional Síndrome de Burnout Agente socioeducativo Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
description |
Trata-se de um projeto de intervenção que visa à identificação de fatores predisponentes ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em agentes socioeducativos. Essa síndrome é caracterizada a partir do estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta. Alguns efeitos deletérios desta síndrome são: A diminuição da produção do profissional, diminuição da qualidade do trabalho executado, altarotatividade em empresas, incremento de acidentes ocupacionais e o absenteísmo. O trabalho dos agentes socioeducativos é de cunho educativo e de segurança, estando inclusas ainda as ações preventivas e interventivas. A presença de diversos estressores decorrentes da atividade laboral, relacionado ao alto grau de exigência pode levar a um aumento de estresse vivido e desencadear nesse profissional, oacometimento da Síndrome de Burnout. Para tanto, este trabalho objetiva avaliar os estressores causadores da Síndrome de Burnout bem como identificar sua ocorrência nos agentes socioeducativos. A proposta de intervenção se dará em duas vias, individual e coletiva. A conversa inicial, aplicação do inventário e a entrevista motivacional serão realizadas individualmente. E a realização do grupo operativoterá o formato de reunião com os servidores e caracterizará a parte coletiva |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T06:38:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T06:38:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEQPVK |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEQPVK |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEQPVK/1/camila_campolina_gomes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AEQPVK/2/camila_campolina_gomes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7175978254f4ab2805bc0d226afb1b60 e29b0d83c67845ce84bcac92ca51f6b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589279329288192 |