As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ADH5H
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento cognitivo-musical de crianças de três a seis anos de idade, alunos da Educação Infantil de escola regular da rede privada de Belo Horizonte, avaliando a eficácia do uso de desenhos em atividades de apreciação musical com crianças nesta faixa etária. Com a análise dos desenhos e relatos individuais coletados em atividades metodologicamente controladas, pretende-se observar a relação entre os desenhos produzidos pelas crianças e os relatos sobre os mesmos.Para a realização das análises dos desenhos pretende-se estabelecer relações entre as teorias de Luquet (1927), Piaget (1948) e Lowenfeld (1977) sobre o desenvolvimento do desenho infantil e os desenhos produzidos. Há um consenso entre as três teorias de que o desenvolvimento do desenho está ligado ao desenvolvimento cognitivo da criança; embora os teóricos em momento algum explicitem os processos cognitivos responsáveis pelo desenvolvimento do desenho infantil. Para analisar os níveis de compreensão musical dos relatos das crianças, empregou-se o modelo Espiral do Desenvolvimento da Compreensão Musical proposto por Swanwick e Tillman (1986).A partir de um conhecimento profundo do processo de desenvolvimento do desenho infantil e do desenvolvimento cognitivo das crianças em estudo, aliado aos conhecimentos acerca da compreensão musical, poderemos encontrar meios que nos ajudem a analisar e estabelecer relações nas criações e relatos apresentados pelas crianças a partir de atividades de apreciação.
id UFMG_70a05dc3aee2a4a6c36375a97b5c96b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8ADH5H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Wanda de Paula TofaniNilcéia da Silveira Protásio CamposMargarida Maria BorghoffLuana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira2019-08-12T11:48:26Z2019-08-12T11:48:26Z2010-08-16http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ADH5HEsta pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento cognitivo-musical de crianças de três a seis anos de idade, alunos da Educação Infantil de escola regular da rede privada de Belo Horizonte, avaliando a eficácia do uso de desenhos em atividades de apreciação musical com crianças nesta faixa etária. Com a análise dos desenhos e relatos individuais coletados em atividades metodologicamente controladas, pretende-se observar a relação entre os desenhos produzidos pelas crianças e os relatos sobre os mesmos.Para a realização das análises dos desenhos pretende-se estabelecer relações entre as teorias de Luquet (1927), Piaget (1948) e Lowenfeld (1977) sobre o desenvolvimento do desenho infantil e os desenhos produzidos. Há um consenso entre as três teorias de que o desenvolvimento do desenho está ligado ao desenvolvimento cognitivo da criança; embora os teóricos em momento algum explicitem os processos cognitivos responsáveis pelo desenvolvimento do desenho infantil. Para analisar os níveis de compreensão musical dos relatos das crianças, empregou-se o modelo Espiral do Desenvolvimento da Compreensão Musical proposto por Swanwick e Tillman (1986).A partir de um conhecimento profundo do processo de desenvolvimento do desenho infantil e do desenvolvimento cognitivo das crianças em estudo, aliado aos conhecimentos acerca da compreensão musical, poderemos encontrar meios que nos ajudem a analisar e estabelecer relações nas criações e relatos apresentados pelas crianças a partir de atividades de apreciação.This research aims to investigate the cognitive and musical development of children from three to six years old, students from kindergarten of a regular private school in Belo Horizonte, evaluating the effectiveness of the use of drawings in music appreciation activities with children in this age. With the analysis of individual reports and drawings collected in methodologically controlled activities, we intend to observe if through the drawing (allied to report about this drawing) the child can express what and how she understands the music heard. To carry out the analysis of the drawings we intended to establish relationships between theories of Luquet (1927), Piaget (1948) and Lowenfeld (1977) on the development of children's drawing and the drawings produced. There is a consensus between the three theories of the development of the design linked to cognitive development, although the theorists at no time explicit cognitive processes responsible for the development of children's drawing. To examine the levels of musical understanding of the reports of the children, we used the model of Spiral Development of Musical Understanding proposed by Swanwick and Tillman (1986). From a deep knowledge of the development process of children's drawing and cognitive development of children in the study, combined with the knowledge of the musical understanding, we can find ways to help us to analyze and establish relationships in the drawings and reports made by children from activities of assessmentUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação musical Brasil Séc XXMusica Analise, apreciaçãoMúsicaAs atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_luana_completa.pdfapplication/pdf10367698https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ADH5H/1/dissertacao_luana_completa.pdffa53a0c5c1be0e4e01a845d57cb60a69MD51TEXTdissertacao_luana_completa.pdf.txtdissertacao_luana_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain290544https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ADH5H/2/dissertacao_luana_completa.pdf.txt3491ccf366cf5f4f6df665f31acb8ef4MD521843/AAGS-8ADH5H2019-12-16 19:09:28.441oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8ADH5HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-12-16T22:09:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
title As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
spellingShingle As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira
Música
Educação musical Brasil Séc XX
Musica Analise, apreciação
title_short As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
title_full As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
title_fullStr As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
title_full_unstemmed As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
title_sort As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos
author Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira
author_facet Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanda de Paula Tofani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nilcéia da Silveira Protásio Campos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Margarida Maria Borghoff
dc.contributor.author.fl_str_mv Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira
contributor_str_mv Wanda de Paula Tofani
Nilcéia da Silveira Protásio Campos
Margarida Maria Borghoff
dc.subject.por.fl_str_mv Música
topic Música
Educação musical Brasil Séc XX
Musica Analise, apreciação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação musical Brasil Séc XX
Musica Analise, apreciação
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento cognitivo-musical de crianças de três a seis anos de idade, alunos da Educação Infantil de escola regular da rede privada de Belo Horizonte, avaliando a eficácia do uso de desenhos em atividades de apreciação musical com crianças nesta faixa etária. Com a análise dos desenhos e relatos individuais coletados em atividades metodologicamente controladas, pretende-se observar a relação entre os desenhos produzidos pelas crianças e os relatos sobre os mesmos.Para a realização das análises dos desenhos pretende-se estabelecer relações entre as teorias de Luquet (1927), Piaget (1948) e Lowenfeld (1977) sobre o desenvolvimento do desenho infantil e os desenhos produzidos. Há um consenso entre as três teorias de que o desenvolvimento do desenho está ligado ao desenvolvimento cognitivo da criança; embora os teóricos em momento algum explicitem os processos cognitivos responsáveis pelo desenvolvimento do desenho infantil. Para analisar os níveis de compreensão musical dos relatos das crianças, empregou-se o modelo Espiral do Desenvolvimento da Compreensão Musical proposto por Swanwick e Tillman (1986).A partir de um conhecimento profundo do processo de desenvolvimento do desenho infantil e do desenvolvimento cognitivo das crianças em estudo, aliado aos conhecimentos acerca da compreensão musical, poderemos encontrar meios que nos ajudem a analisar e estabelecer relações nas criações e relatos apresentados pelas crianças a partir de atividades de apreciação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T11:48:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T11:48:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ADH5H
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8ADH5H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ADH5H/1/dissertacao_luana_completa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8ADH5H/2/dissertacao_luana_completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fa53a0c5c1be0e4e01a845d57cb60a69
3491ccf366cf5f4f6df665f31acb8ef4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589232158048256