As competências do tutor na educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taciana da Silva Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9REKJ7
Resumo: O sistema de tutoria em um curso a distância é o fator primordial para que o curso obtenha sucesso. A organização de um sistema de apoio ao estudante é de suma importância, sendo esse apoio, afetivo, administrativo, técnico, motivacional e pedagógico, fazendo com que o estudante se sinta amparado e possa esclarecer suas dúvidas, sanar suas dificuldades e construir uma aprendizagem com a qualidade. Assim, sendo, o elemento central no processo ensino-aprendizagem precisa ter sua função, sua prática, e seu papel questionado, compreendido e estudado. É neste contexto que este trabalho pretende apresentar sua contribuição, descrevendo as competências essenciaisda tutoria na EAD para o desenvolvimento das atividades acadêmicas com excelência? Foi realizada uma revisão de literatura a partir de livros disponíveis na biblioteca da Universidade Federal do Triangulo Mineiro e artigos levantados da Biblioteca Virtual de Saúde. Para a seleção dos artigos foram utilizados descritores como: tutores; tutoria; educacion virtual; competência docente; competencia y desempeno profesionales;educação a distância e EAD. Constatou-se que as competências e responsabilidades de um tutor são múltiplas e devem ser trabalhadas e aprimoradas constantemente primando pela qualidade na EAD. Os tutores devem ter competências que possibilitem aos estudantes explorar todos os recursos disponíveis de forma a permitir atingir osobjetivos previstos no curso. Dentre essas, destacam-se as competências Pedagógicas, Tecnológicas, Sociais (sócio afetivas), Profissionais e Pessoais, Gerenciais e Auto avaliativas.
id UFMG_70d4a0f70f7db0eda122837c183848c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9REKJ7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marisa Antonini Ribeiro BastosTaciana da Silva Santos2019-08-11T08:55:50Z2019-08-11T08:55:50Z2014-06-06http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9REKJ7O sistema de tutoria em um curso a distância é o fator primordial para que o curso obtenha sucesso. A organização de um sistema de apoio ao estudante é de suma importância, sendo esse apoio, afetivo, administrativo, técnico, motivacional e pedagógico, fazendo com que o estudante se sinta amparado e possa esclarecer suas dúvidas, sanar suas dificuldades e construir uma aprendizagem com a qualidade. Assim, sendo, o elemento central no processo ensino-aprendizagem precisa ter sua função, sua prática, e seu papel questionado, compreendido e estudado. É neste contexto que este trabalho pretende apresentar sua contribuição, descrevendo as competências essenciaisda tutoria na EAD para o desenvolvimento das atividades acadêmicas com excelência? Foi realizada uma revisão de literatura a partir de livros disponíveis na biblioteca da Universidade Federal do Triangulo Mineiro e artigos levantados da Biblioteca Virtual de Saúde. Para a seleção dos artigos foram utilizados descritores como: tutores; tutoria; educacion virtual; competência docente; competencia y desempeno profesionales;educação a distância e EAD. Constatou-se que as competências e responsabilidades de um tutor são múltiplas e devem ser trabalhadas e aprimoradas constantemente primando pela qualidade na EAD. Os tutores devem ter competências que possibilitem aos estudantes explorar todos os recursos disponíveis de forma a permitir atingir osobjetivos previstos no curso. Dentre essas, destacam-se as competências Pedagógicas, Tecnológicas, Sociais (sócio afetivas), Profissionais e Pessoais, Gerenciais e Auto avaliativas.The tutoring system in a distance education course is the primary factor in the course succeeds. The organization of a system of student support is of paramount importance, with this support, affective, administrative, technical, motivational and teaching, making students feel supported and can answer your questions, solve their problems and build a learning quality. So, being the central element in the teaching-learning processneeds to have its function, its practice and its role questioned, understood and studied. It is in this context that this paper intends to present its contribution, describing the core competencies of mentoring in EAD for the development of academic activities with excellence? A review of literature from books available was held at the FederalUniversity of Triangulo Mineiro library and articles raised the Virtual Health Library To select the articles were used as descriptors: tutors; mentoring; educacion virtual; teacher competence; competence y profesionales straightening; distance education and EAD. It was found that the powers and responsibilities of a guardian are multiple and must be worked on and improved constantly striving for quality in distance education. Tutorsmust have skills that enable students to explore all available resources in order to help to achieve the objectives set out in the course. Among these, there are the Pedagogical, Technological, Social (socio affective), Professional and Personal, Self Management and evaluative skills.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalFormação Pedagógica para Profissionais da SaúdeAs competências do tutor na educação à distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtrabalho_de_conclusao_de_curso_da_taciana_da_silva_santos_uberaba__1_.pdfapplication/pdf199230https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9REKJ7/1/trabalho_de_conclusao_de_curso_da_taciana_da_silva_santos_uberaba__1_.pdf01ef9ff8a11d546c178248b32e53e4c3MD51TEXTtrabalho_de_conclusao_de_curso_da_taciana_da_silva_santos_uberaba__1_.pdf.txttrabalho_de_conclusao_de_curso_da_taciana_da_silva_santos_uberaba__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain42855https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9REKJ7/2/trabalho_de_conclusao_de_curso_da_taciana_da_silva_santos_uberaba__1_.pdf.txtb25904769a7145859e0dad611abcf5aaMD521843/VRNS-9REKJ72019-11-14 06:44:10.552oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9REKJ7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:44:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As competências do tutor na educação à distância
title As competências do tutor na educação à distância
spellingShingle As competências do tutor na educação à distância
Taciana da Silva Santos
Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short As competências do tutor na educação à distância
title_full As competências do tutor na educação à distância
title_fullStr As competências do tutor na educação à distância
title_full_unstemmed As competências do tutor na educação à distância
title_sort As competências do tutor na educação à distância
author Taciana da Silva Santos
author_facet Taciana da Silva Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.contributor.author.fl_str_mv Taciana da Silva Santos
contributor_str_mv Marisa Antonini Ribeiro Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde
topic Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O sistema de tutoria em um curso a distância é o fator primordial para que o curso obtenha sucesso. A organização de um sistema de apoio ao estudante é de suma importância, sendo esse apoio, afetivo, administrativo, técnico, motivacional e pedagógico, fazendo com que o estudante se sinta amparado e possa esclarecer suas dúvidas, sanar suas dificuldades e construir uma aprendizagem com a qualidade. Assim, sendo, o elemento central no processo ensino-aprendizagem precisa ter sua função, sua prática, e seu papel questionado, compreendido e estudado. É neste contexto que este trabalho pretende apresentar sua contribuição, descrevendo as competências essenciaisda tutoria na EAD para o desenvolvimento das atividades acadêmicas com excelência? Foi realizada uma revisão de literatura a partir de livros disponíveis na biblioteca da Universidade Federal do Triangulo Mineiro e artigos levantados da Biblioteca Virtual de Saúde. Para a seleção dos artigos foram utilizados descritores como: tutores; tutoria; educacion virtual; competência docente; competencia y desempeno profesionales;educação a distância e EAD. Constatou-se que as competências e responsabilidades de um tutor são múltiplas e devem ser trabalhadas e aprimoradas constantemente primando pela qualidade na EAD. Os tutores devem ter competências que possibilitem aos estudantes explorar todos os recursos disponíveis de forma a permitir atingir osobjetivos previstos no curso. Dentre essas, destacam-se as competências Pedagógicas, Tecnológicas, Sociais (sócio afetivas), Profissionais e Pessoais, Gerenciais e Auto avaliativas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T08:55:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T08:55:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9REKJ7
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9REKJ7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9REKJ7/1/trabalho_de_conclusao_de_curso_da_taciana_da_silva_santos_uberaba__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9REKJ7/2/trabalho_de_conclusao_de_curso_da_taciana_da_silva_santos_uberaba__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01ef9ff8a11d546c178248b32e53e4c3
b25904769a7145859e0dad611abcf5aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589533640425472