Educação à distância: vantagens e dificuldades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miria Iná Langholz Seiffert
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGDQ
Resumo: O presente estudo trata-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema educação a distancia, com o objetivo identificar na literatura brasileira que trata do tema, as dificuldades e as vantagens que esta forma de ensino oferece. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico através das bases de dados LILACS e SCIELO no período de 2005 a 2011, resultando em uma amostra de 07 artigos, onde, após análise dos conteúdos foi possível agrupar e identificar categorias que tratam das vantagens e dificuldades da EaD frente a utilização de recursos tecnológicos e das práticas profissionais envolvidas diretamente na demanda do trabalho e possibilitadas pelas propostas da EaD. Conclui-se que a EaD vem conquistando e proporcionando a difusão de informações, quebrando barreiras existente entre professor e aluno e descobrindo novas ferramentas que torna o aluno autodidata frente sua aprendizagem e habilidades de compreender plenamente o conteúdo em seu próprio ritmo. O estudo trouxe contribuições ao conhecimento existente acerca da temática, no sentido de que mesmo com todas as dificuldades observadas, mostra que o método de ensino a distância torna o processo ensino aprendizagem rico de informações. No entanto, considerando a baixa produção cientifica sobre o tema, sugere-se estudos mais aprofundados que discutam e proponham soluções para as dificuldades, demonstradas no trabalho.
id UFMG_00a2dda7a70912a171c261f7967c7c93
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVGDQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Ligia Dias BarbosaElizabeth Mendes das GracasMiria Iná Langholz Seiffert2019-08-09T18:37:40Z2019-08-09T18:37:40Z2012-05-18http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGDQO presente estudo trata-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema educação a distancia, com o objetivo identificar na literatura brasileira que trata do tema, as dificuldades e as vantagens que esta forma de ensino oferece. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico através das bases de dados LILACS e SCIELO no período de 2005 a 2011, resultando em uma amostra de 07 artigos, onde, após análise dos conteúdos foi possível agrupar e identificar categorias que tratam das vantagens e dificuldades da EaD frente a utilização de recursos tecnológicos e das práticas profissionais envolvidas diretamente na demanda do trabalho e possibilitadas pelas propostas da EaD. Conclui-se que a EaD vem conquistando e proporcionando a difusão de informações, quebrando barreiras existente entre professor e aluno e descobrindo novas ferramentas que torna o aluno autodidata frente sua aprendizagem e habilidades de compreender plenamente o conteúdo em seu próprio ritmo. O estudo trouxe contribuições ao conhecimento existente acerca da temática, no sentido de que mesmo com todas as dificuldades observadas, mostra que o método de ensino a distância torna o processo ensino aprendizagem rico de informações. No entanto, considerando a baixa produção cientifica sobre o tema, sugere-se estudos mais aprofundados que discutam e proponham soluções para as dificuldades, demonstradas no trabalho.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalFormação Pedagógica para Profissionais da SaúdeEducação à distância: vantagens e dificuldadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdfapplication/pdf226898https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVGDQ/1/tcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf4ba414e12cbf1a2d153df0258d038f19MD51TEXTtcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf.txttcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf.txtExtracted texttext/plain47623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVGDQ/2/tcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf.txt59c3e547529257ad72a3d6e9098db763MD521843/BUBD-9DVGDQ2019-11-14 07:32:16.505oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVGDQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:32:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação à distância: vantagens e dificuldades
title Educação à distância: vantagens e dificuldades
spellingShingle Educação à distância: vantagens e dificuldades
Miria Iná Langholz Seiffert
Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Educação à distância: vantagens e dificuldades
title_full Educação à distância: vantagens e dificuldades
title_fullStr Educação à distância: vantagens e dificuldades
title_full_unstemmed Educação à distância: vantagens e dificuldades
title_sort Educação à distância: vantagens e dificuldades
author Miria Iná Langholz Seiffert
author_facet Miria Iná Langholz Seiffert
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Ligia Dias Barbosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elizabeth Mendes das Gracas
dc.contributor.author.fl_str_mv Miria Iná Langholz Seiffert
contributor_str_mv Maria Ligia Dias Barbosa
Elizabeth Mendes das Gracas
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde
topic Formação Pedagógica para Profissionais da Saúde
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O presente estudo trata-se uma revisão integrativa da literatura sobre o tema educação a distancia, com o objetivo identificar na literatura brasileira que trata do tema, as dificuldades e as vantagens que esta forma de ensino oferece. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico através das bases de dados LILACS e SCIELO no período de 2005 a 2011, resultando em uma amostra de 07 artigos, onde, após análise dos conteúdos foi possível agrupar e identificar categorias que tratam das vantagens e dificuldades da EaD frente a utilização de recursos tecnológicos e das práticas profissionais envolvidas diretamente na demanda do trabalho e possibilitadas pelas propostas da EaD. Conclui-se que a EaD vem conquistando e proporcionando a difusão de informações, quebrando barreiras existente entre professor e aluno e descobrindo novas ferramentas que torna o aluno autodidata frente sua aprendizagem e habilidades de compreender plenamente o conteúdo em seu próprio ritmo. O estudo trouxe contribuições ao conhecimento existente acerca da temática, no sentido de que mesmo com todas as dificuldades observadas, mostra que o método de ensino a distância torna o processo ensino aprendizagem rico de informações. No entanto, considerando a baixa produção cientifica sobre o tema, sugere-se estudos mais aprofundados que discutam e proponham soluções para as dificuldades, demonstradas no trabalho.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:37:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:37:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGDQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVGDQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVGDQ/1/tcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVGDQ/2/tcc___miria_in____educa__o_a_distancia___universidade_federa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ba414e12cbf1a2d153df0258d038f19
59c3e547529257ad72a3d6e9098db763
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589354536304640