Atenção primária como cenário de prática na escola médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alice Werneck Massote
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E3HXQ
Resumo: A inserção de estudantes de medicina em serviços de atenção primária à saúde (APS), no intuito de promover um aprendizado vinculado às necessidades reais de saúde da população, tem sido tema de estudos na área de educação médica há alguns anos, tanto no Brasil quanto no exterior. A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM/UFMG) inseriu seus estudantes em cenários de APS em 1975 e atualmente busca ampliar essa inserção. O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes do 8º período da Faculdade de Medicina da UFMG sobre as atividades realizadas no centro de saúde a partir do resgate da inserção dessa instituição na atenção primária à saúde. Os objetivos específicos foram: contextualizar a inserção da FM/UFMG na APS a partir da utilização dos centros de saúde (CS) como cenário de ensino; identificar e descrever as atividades realizadas pelos estudantes nos CS tomando como referência as propostas do SUS para a APS; pesquisar a opinião dos estudantes do 8º período sobre as atividades realizadas nos CS tomando como referência as propostas do SUS para a APS em relação aos seguintes aspectos: realização de atividades extra-unidade, participação em atividades da unidade e integração dos estudantes com a equipe. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, que buscou articular métodos e técnicas para a investigação do objeto de interesse. Neste estudo foram selecionados três CS da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que funcionam como cenário de prática da FM/UFMG há cerca de 30 anos. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, grupos focais e observação, esta última como técnica complementar. A população estudada foi composta pelos estudantes do 8º período do curso de medicina inseridos nos três CS selecionados. Foram realizados dois grupos focais, com seis estudantes cada. Foram realizadas, ainda, 16 horas de observação em cada CS, totalizando 48 horas, registradas em um diário de campo. Para o tratamento dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Na análise documental fez-se uma breve revisão de literatura sobre o ensino médico a partir da institucionalização da chamada medicina científica e dos movimentos decorrentes, que criticavam este modelo, contextualizando-os também no Brasil. Contextualizou-se, também, as propostas de mudança do ensino médico no Brasil a partir de políticas governamentais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, políticas de incentivo e seus desdobramentos. Neste contexto, procedeu-se a um resgate histórico da inserção dos estudantes da FM/UFMG nos CS, apresentando-se os principais aspectos da reforma curricular de 1975 e do processo de mudança curricular em curso. Os resultados dos grupos focais e observações evidenciaram, por parte dos estudantes, uma percepção positiva da inserção nos CS bem como o reconhecimento, pelos mesmos, da importância deste cenário no processo de formação dos médicos, além de contribuir para a construção de um novo olhar sobre processo saúde-doença, possibilitando o estabelecimento de vínculos e um cuidado integral à saúde da população. Embora a consulta clínica ainda se constitua como a principal atividade realizada no CS, são também valorizadas outras atividades previstas neste cenário. Conclui-se pela importância da inserção dos estudantes de medicina na APS em seu processo de formação.
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Os objetivos específicos foram: contextualizar a inserção da FM/UFMG na APS a partir da utilização dos centros de saúde (CS) como cenário de ensino; identificar e descrever as atividades realizadas pelos estudantes nos CS tomando como referência as propostas do SUS para a APS; pesquisar a opinião dos estudantes do 8º período sobre as atividades realizadas nos CS tomando como referência as propostas do SUS para a APS em relação aos seguintes aspectos: realização de atividades extra-unidade, participação em atividades da unidade e integração dos estudantes com a equipe. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, que buscou articular métodos e técnicas para a investigação do objeto de interesse. Neste estudo foram selecionados três CS da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que funcionam como cenário de prática da FM/UFMG há cerca de 30 anos. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental, grupos focais e observação, esta última como técnica complementar. A população estudada foi composta pelos estudantes do 8º período do curso de medicina inseridos nos três CS selecionados. Foram realizados dois grupos focais, com seis estudantes cada. Foram realizadas, ainda, 16 horas de observação em cada CS, totalizando 48 horas, registradas em um diário de campo. Para o tratamento dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Na análise documental fez-se uma breve revisão de literatura sobre o ensino médico a partir da institucionalização da chamada medicina científica e dos movimentos decorrentes, que criticavam este modelo, contextualizando-os também no Brasil. Contextualizou-se, também, as propostas de mudança do ensino médico no Brasil a partir de políticas governamentais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina, políticas de incentivo e seus desdobramentos. Neste contexto, procedeu-se a um resgate histórico da inserção dos estudantes da FM/UFMG nos CS, apresentando-se os principais aspectos da reforma curricular de 1975 e do processo de mudança curricular em curso. Os resultados dos grupos focais e observações evidenciaram, por parte dos estudantes, uma percepção positiva da inserção nos CS bem como o reconhecimento, pelos mesmos, da importância deste cenário no processo de formação dos médicos, além de contribuir para a construção de um novo olhar sobre processo saúde-doença, possibilitando o estabelecimento de vínculos e um cuidado integral à saúde da população. Embora a consulta clínica ainda se constitua como a principal atividade realizada no CS, são também valorizadas outras atividades previstas neste cenário. Conclui-se pela importância da inserção dos estudantes de medicina na APS em seu processo de formação.The inclusion of medical students in primary health care services (APS) in order to promote a learning linked to real needs of the population's health has been the subject of studies in medical education for several years, both in Brazil and abroad. The Medical School of the Federal University of Minas Gerais (FM/UFMG) first inserted its students in Primary Care scenarios in 1975 and now, it seeks a broadening of its insertion programs. This research aimed to investigate the FM/UFMG 8th semester students perception of the activities performed at the primary health care facilities (CS), following the reinsertion of the FM/UFMG institution in primary health care. The specific objectives were contextualize the inclusion of FM/UFMG in APS from the use of CS as a teaching scenario; identify and describe the activities realized by 8th semester students at the health centers, taking as a reference the Unified Health Systems (SUS) proposals for the APS; search the 8th semester students opinion on activities performed in CS taking as a reference the Unified Health Systems (SUS) proposals for the APS regarding the following aspects: conducting extra-unit activities, participation in unit activities and integration of students with the team. This is a case study of qualitative approach, which sought to articulate the methods and techniques to investigate the object of interest. In this study we selected three CS of the Municipality of Belo Horizonte (PBH) which serves as a practical scenario of FM/UFMG for nearly 30 years. Data collection was performed by means of documentary analysis, focus groups and observation, the latter as a complementary technique. The studied population was composed by the students of 8th semester of medical school entered in the three selected CS. Two focus groups were conducted with six students each. There were also realized 16 hours of observation in each CS, totaling 48 hours, recorded in a diary. For the data treatment it was used the Content Analysis. The documental analysis did a brief review of literature on medical education from the institutionalization of so-called scientific medicine and the resulting movements, which criticized this model, contextualizing them also in Brazil. Moreover, were examined the proposed changes in Brazilian medical education in light of government policies such as the National Curriculum Guide for the Medical School, incentive policies and their consequences. In this context, it was proceeded to a historical review of the integration of FM/UFMG students in CS, presenting the main aspects of the curriculum reform of 1975 and the process of curriculum change in course. The results of focus groups and observations showed, by students, positive perceptions of inclusion in the CS and the recognition by them of the importance of this stage in the medical training process, and contribute to build a new look on health-disease process, enabling the establishment of links and a comprehensive care to population health. Although the clinical consultation still constitutes the main activity carried out by CS, is also valued other activities under this scenario. As a conclusion, this work reinforces the importance of the insertion of medical students into the APS during their formation process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstudantes de medicinaSistema Único de SaúdeEducação médicaSaúde públicaEscolas médicasServiços de integração docente-assistencialEducação de graduação em medicinaAtenção primária à saúde/utilizaçãoEducação de graduação em MedicinaEducação médicaEscolas médicasEstudantes de MedicinaAtenção primária à saúdeAtenção primária como cenário de prática na escola médicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_alice_massote___vers_o_final.pdfapplication/pdf1123203https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E3HXQ/1/disserta__o_alice_massote___vers_o_final.pdfd3eb5366fd3607703703265fbcbd9f44MD51TEXTdisserta__o_alice_massote___vers_o_final.pdf.txtdisserta__o_alice_massote___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain146740https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E3HXQ/2/disserta__o_alice_massote___vers_o_final.pdf.txt95c9a1db27ecf08d5673efb5f49ea93fMD521843/BUBD-9E3HXQ2019-11-14 19:54:11.893oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E3HXQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:54:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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