A relação do estudante de Medicina da Universidade Federal da Bahia com a atenção primária à saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17572 |
Resumo: | A RELAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Introdução: O modelo biomédico teve uma grande ascencão durante o século XX, mas apresentou diversos problemas. Dessa forma, começaram a ser debatidos novos paradigmas para a atenção à saúde das populações, destacando o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como base dos sistemas de saúde. Ocorreram mudanças em vários países do mundo, e no Brasil esse movimento culminou com a criação do Sistema único de Saúde (SUS). Dessa forma, fizeram-se necessárias mudanças na formação dos profissionais de saúde, e, no caso da medicina, vários órgãos se organizaram para desenvolver as Novas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Medicina. Nesse contexto, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB-UBA) iniciou concretamente em 2007 mudanças curriculares para atender essas diretrizes. Objetivo: Entender como se dá a relação do estudante da FMB-UFBA com a Atenção Primária à Saúde através da percepção dos próprios estudantes sobre diversos aspectos do curso médico, relacionados direta ou indiretamente à APS. Métodos: Estudo quali- quantitativo de corte transversal baseado na aplicação de questionários enviados por meio eletrônico aos estudantes matriculados nos 5º e 6º anos da FMB-UFBA e em observações do autor. Resultados: Maior parte dos estudantes tiveram uma prática ambulatorial prioritariamente voltada às especialidades e com pouca longitudinalidade, além de fraca integração com estudantes e profissionais de outras áreas durante o curso médico. A inserção na APS tem diversos problemas e maioria dos estudantes a avaliou como de baixa qualidade, porém 77% se sentem seguros para atuar na APS após concluir a graduação. Por fim, maioria dos estudantes considera importante formar mais médicos dispostos a atuar na APS e vêm a mesma como possível local de atuação, ainda que temporária. Conclusões: Várias mudanças ainda são necessárias para adequar o currículo da FMB-UFBA às diretrizes nacionais em diversos aspectos. A inserção dos estudantes na APS ainda é precária e maioria dos estudantes a avaliaram mal. |
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A inserção na APS tem diversos problemas e maioria dos estudantes a avaliou como de baixa qualidade, porém 77% se sentem seguros para atuar na APS após concluir a graduação. Por fim, maioria dos estudantes considera importante formar mais médicos dispostos a atuar na APS e vêm a mesma como possível local de atuação, ainda que temporária. Conclusões: Várias mudanças ainda são necessárias para adequar o currículo da FMB-UFBA às diretrizes nacionais em diversos aspectos. 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