Carnavalização no espaço discursivo da música: do renascimento ao romantismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Fernandes Guimaraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8QPPFD
Resumo: O presente trabalho investiga o fenômeno da carnavalização na música ocidental produzida entre os períodos musicais do Renascimento ao Romantismo. O texto musical é aqui tratado sob a ótica das teorias de Mikhail Bakhtin sobre o discurso, com base na hipótese de que a carnavalização é aplicável ao discurso musical, portanto sendo teoria merecedora de estudo mais aprofundado no campo musicológico. O suporte teórico-metodológico da análise, adaptado dos estudos de Bakhtin sobre o gênero romanesco de Dostoievski, consiste na busca de construções musicais que se adéqüem às três peculiaridades do gênero carnavalesco bem como na inserção dos exemplos em uma ou mais dentre as quatro categorias da cosmovisão carnavalesca. Apresento também um panorama geral sobre o dialogismo e a polifonia, conceitos fundamentais à boa compreensão dos aspectos gerais do pensamento bakhtiniano e que também possuem interfaces com modelos analíticos musicológicos. Para alcançar o objetivo principal deste trabalho, escolhi como corpora obras representativas das épocas analisadas, compreendendo o fenômeno da carnavalização musical dentro do período que assistiu ao nascimento do tonalismo ao período que precedeu linguagens que o aboliram. Ao longo do trabalho, demonstro que o discurso musical também pode se mostrar fortemente dialógico-polifônico, podendo adentrar em seu texto elementos da cosmovisão carnavalesca, gerando o fenômeno que aqui denomino carnavalização musical.
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