Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/66932 https://orcid.org/0009-0008-4119-9729 |
Resumo: | O presente artigo tem como intenção dar enfoque ao trabalho de C. Stanislavski em seu estúdio de ópera (1918-1938) ao que se relaciona à performance de canção de câmara. O objetivo é mostrar como o autor defendia a interpretação de canção como recurso de criação cênica. Referências retiradas de livros do próprio autor e pesquisas relacionadas foram usadas como base na elaboração do presente texto. O que se conclui é que a interpretação de canções, sob o olhar metodológico de Stanislavski, pode favorecer a criação cênica também no espaço da ópera. |
id |
UFMG_71adfa6c6f5e10fdee2f1141647ac023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/66932 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-04-09T13:52:41Z2024-04-09T13:52:41Z2016261983-5973http://hdl.handle.net/1843/66932https://orcid.org/0009-0008-4119-9729O presente artigo tem como intenção dar enfoque ao trabalho de C. Stanislavski em seu estúdio de ópera (1918-1938) ao que se relaciona à performance de canção de câmara. O objetivo é mostrar como o autor defendia a interpretação de canção como recurso de criação cênica. Referências retiradas de livros do próprio autor e pesquisas relacionadas foram usadas como base na elaboração do presente texto. O que se conclui é que a interpretação de canções, sob o olhar metodológico de Stanislavski, pode favorecer a criação cênica também no espaço da ópera.This article is intended to focus on the work of C. Stanislavski in his opera studio (1918-1938) considering his ideas about art song performance. The goal is to show how the author defended the interpretation of art song as scenic creation feature. References taken from the author's own books and related research were used as basis on the preparation of this text. The conclusion leads to the ideia that the interpretation of art songs under the methodological look of Stanislavski may favor the scenic creation also in the opera space.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOCongresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM)Stanislavski, Konstantin, 1863-1938Ópera - DramaturgiaPerformance (Arte)Performance musicalStanislavskiCanção de câmaraÓperaPerformanceEstúdio de óperaUm olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógicoA pespective on C. Stanislavski´s work on the opera studio (1918-1938): the art song as a scenic-pedagogical resourceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4028/public/4028-14346-1-PB.pdfNivea Renata Alencar de FreitasLuciana Monteiro de Castro Silva Dutraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66932/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALUm olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938)_ a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico.pdfUm olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938)_ a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico.pdfapplication/pdf191740https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66932/2/Um%20olhar%20sobre%20o%20trabalho%20de%20C.%20Stanislavski%20no%20est%c3%badio%20de%20%c3%b3pera%20%281918%e2%80%93%201938%29_%20a%20can%c3%a7%c3%a3o%20de%20c%c3%a2mara%20como%20recurso%20c%c3%aanico-pedag%c3%b3gico.pdfb24a25bf2140d0a5d20f5e8cf10f46ebMD521843/669322024-04-09 10:52:41.884oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-09T13:52:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A pespective on C. Stanislavski´s work on the opera studio (1918-1938): the art song as a scenic-pedagogical resource |
title |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico |
spellingShingle |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico Nivea Renata Alencar de Freitas Stanislavski Canção de câmara Ópera Performance Estúdio de ópera Stanislavski, Konstantin, 1863-1938 Ópera - Dramaturgia Performance (Arte) Performance musical |
title_short |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico |
title_full |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico |
title_fullStr |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico |
title_sort |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico |
author |
Nivea Renata Alencar de Freitas |
author_facet |
Nivea Renata Alencar de Freitas Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nivea Renata Alencar de Freitas Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stanislavski Canção de câmara Ópera Performance Estúdio de ópera |
topic |
Stanislavski Canção de câmara Ópera Performance Estúdio de ópera Stanislavski, Konstantin, 1863-1938 Ópera - Dramaturgia Performance (Arte) Performance musical |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Stanislavski, Konstantin, 1863-1938 Ópera - Dramaturgia Performance (Arte) Performance musical |
description |
O presente artigo tem como intenção dar enfoque ao trabalho de C. Stanislavski em seu estúdio de ópera (1918-1938) ao que se relaciona à performance de canção de câmara. O objetivo é mostrar como o autor defendia a interpretação de canção como recurso de criação cênica. Referências retiradas de livros do próprio autor e pesquisas relacionadas foram usadas como base na elaboração do presente texto. O que se conclui é que a interpretação de canções, sob o olhar metodológico de Stanislavski, pode favorecer a criação cênica também no espaço da ópera. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-09T13:52:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-09T13:52:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/66932 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-5973 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0009-0008-4119-9729 |
identifier_str_mv |
1983-5973 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/66932 https://orcid.org/0009-0008-4119-9729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66932/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66932/2/Um%20olhar%20sobre%20o%20trabalho%20de%20C.%20Stanislavski%20no%20est%c3%badio%20de%20%c3%b3pera%20%281918%e2%80%93%201938%29_%20a%20can%c3%a7%c3%a3o%20de%20c%c3%a2mara%20como%20recurso%20c%c3%aanico-pedag%c3%b3gico.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 b24a25bf2140d0a5d20f5e8cf10f46eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589246369398784 |