Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nivea Renata Alencar de Freitas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/66932
https://orcid.org/0009-0008-4119-9729
Resumo: O presente artigo tem como intenção dar enfoque ao trabalho de C. Stanislavski em seu estúdio de ópera (1918-1938) ao que se relaciona à performance de canção de câmara. O objetivo é mostrar como o autor defendia a interpretação de canção como recurso de criação cênica. Referências retiradas de livros do próprio autor e pesquisas relacionadas foram usadas como base na elaboração do presente texto. O que se conclui é que a interpretação de canções, sob o olhar metodológico de Stanislavski, pode favorecer a criação cênica também no espaço da ópera.
id UFMG_71adfa6c6f5e10fdee2f1141647ac023
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/66932
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2024-04-09T13:52:41Z2024-04-09T13:52:41Z2016261983-5973http://hdl.handle.net/1843/66932https://orcid.org/0009-0008-4119-9729O presente artigo tem como intenção dar enfoque ao trabalho de C. Stanislavski em seu estúdio de ópera (1918-1938) ao que se relaciona à performance de canção de câmara. O objetivo é mostrar como o autor defendia a interpretação de canção como recurso de criação cênica. Referências retiradas de livros do próprio autor e pesquisas relacionadas foram usadas como base na elaboração do presente texto. O que se conclui é que a interpretação de canções, sob o olhar metodológico de Stanislavski, pode favorecer a criação cênica também no espaço da ópera.This article is intended to focus on the work of C. Stanislavski in his opera studio (1918-1938) considering his ideas about art song performance. The goal is to show how the author defended the interpretation of art song as scenic creation feature. References taken from the author's own books and related research were used as basis on the preparation of this text. The conclusion leads to the ideia that the interpretation of art songs under the methodological look of Stanislavski may favor the scenic creation also in the opera space.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOCongresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM)Stanislavski, Konstantin, 1863-1938Ópera - DramaturgiaPerformance (Arte)Performance musicalStanislavskiCanção de câmaraÓperaPerformanceEstúdio de óperaUm olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógicoA pespective on C. Stanislavski´s work on the opera studio (1918-1938): the art song as a scenic-pedagogical resourceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4028/public/4028-14346-1-PB.pdfNivea Renata Alencar de FreitasLuciana Monteiro de Castro Silva Dutraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66932/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALUm olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938)_ a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico.pdfUm olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938)_ a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico.pdfapplication/pdf191740https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66932/2/Um%20olhar%20sobre%20o%20trabalho%20de%20C.%20Stanislavski%20no%20est%c3%badio%20de%20%c3%b3pera%20%281918%e2%80%93%201938%29_%20a%20can%c3%a7%c3%a3o%20de%20c%c3%a2mara%20como%20recurso%20c%c3%aanico-pedag%c3%b3gico.pdfb24a25bf2140d0a5d20f5e8cf10f46ebMD521843/669322024-04-09 10:52:41.884oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-09T13:52:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A pespective on C. Stanislavski´s work on the opera studio (1918-1938): the art song as a scenic-pedagogical resource
title Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
spellingShingle Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
Nivea Renata Alencar de Freitas
Stanislavski
Canção de câmara
Ópera
Performance
Estúdio de ópera
Stanislavski, Konstantin, 1863-1938
Ópera - Dramaturgia
Performance (Arte)
Performance musical
title_short Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
title_full Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
title_fullStr Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
title_full_unstemmed Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
title_sort Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918– 1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico
author Nivea Renata Alencar de Freitas
author_facet Nivea Renata Alencar de Freitas
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
author_role author
author2 Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nivea Renata Alencar de Freitas
Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Stanislavski
Canção de câmara
Ópera
Performance
Estúdio de ópera
topic Stanislavski
Canção de câmara
Ópera
Performance
Estúdio de ópera
Stanislavski, Konstantin, 1863-1938
Ópera - Dramaturgia
Performance (Arte)
Performance musical
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Stanislavski, Konstantin, 1863-1938
Ópera - Dramaturgia
Performance (Arte)
Performance musical
description O presente artigo tem como intenção dar enfoque ao trabalho de C. Stanislavski em seu estúdio de ópera (1918-1938) ao que se relaciona à performance de canção de câmara. O objetivo é mostrar como o autor defendia a interpretação de canção como recurso de criação cênica. Referências retiradas de livros do próprio autor e pesquisas relacionadas foram usadas como base na elaboração do presente texto. O que se conclui é que a interpretação de canções, sob o olhar metodológico de Stanislavski, pode favorecer a criação cênica também no espaço da ópera.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-09T13:52:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-09T13:52:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/66932
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-5973
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0008-4119-9729
identifier_str_mv 1983-5973
url http://hdl.handle.net/1843/66932
https://orcid.org/0009-0008-4119-9729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66932/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66932/2/Um%20olhar%20sobre%20o%20trabalho%20de%20C.%20Stanislavski%20no%20est%c3%badio%20de%20%c3%b3pera%20%281918%e2%80%93%201938%29_%20a%20can%c3%a7%c3%a3o%20de%20c%c3%a2mara%20como%20recurso%20c%c3%aanico-pedag%c3%b3gico.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
b24a25bf2140d0a5d20f5e8cf10f46eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589246369398784