Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleunéia Ferreira de Melo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGRH
Resumo: A fotografia como sendo uma das fontes de maior importância para registrar e captar imagens e momentos no contexto histórico da humanidade, assim como a sua evolução tecnológica, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o seu relacionamento no contexto escolar, através da contextualização, apreciação, fazer, e da fruição, de como acontece a captura de imagens pelos jovens alunos a partir da pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A proposta da pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: A fotografia realizada a partir do celular, frequentemente presente no ambiente escolar, pode ser associada ás metodologias para o ensino/aprendizagem de Artes Visuais? O trabalho se justifica partindo do pressuposto de que a presença do celular na escola é considerada como um fator agravante e não inserido nos planejamentos de aula. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza observações informais. Em síntese, conclui-se que a tecnologia e os seus avanços de fato inseridos no ambiente escolar são utilizados pelos discentes de forma natural, mesmo que informalmente. Foi constatada também a possibilidade de inserir sistematicamente a prática fotográfica através do celular na disciplina já que a mesma faz parte do eixo temático em Artes Visuais.
id UFMG_7358e9a5214f231a9ca390e420c564b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9KGRH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fabiana De Lucca MunaierThatiane MendesCleunéia Ferreira de Melo2019-08-10T18:08:49Z2019-08-10T18:08:49Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGRHA fotografia como sendo uma das fontes de maior importância para registrar e captar imagens e momentos no contexto histórico da humanidade, assim como a sua evolução tecnológica, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o seu relacionamento no contexto escolar, através da contextualização, apreciação, fazer, e da fruição, de como acontece a captura de imagens pelos jovens alunos a partir da pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A proposta da pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: A fotografia realizada a partir do celular, frequentemente presente no ambiente escolar, pode ser associada ás metodologias para o ensino/aprendizagem de Artes Visuais? O trabalho se justifica partindo do pressuposto de que a presença do celular na escola é considerada como um fator agravante e não inserido nos planejamentos de aula. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza observações informais. Em síntese, conclui-se que a tecnologia e os seus avanços de fato inseridos no ambiente escolar são utilizados pelos discentes de forma natural, mesmo que informalmente. Foi constatada também a possibilidade de inserir sistematicamente a prática fotográfica através do celular na disciplina já que a mesma faz parte do eixo temático em Artes Visuais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesFotografiaEnsino de ArteTecnologia digitalEspaço formal e não formalPossibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografiacleuneia_pdf.pdfapplication/pdf2175384https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9KGRH/1/monografiacleuneia_pdf.pdf5d0dfce218b0d5dd327518248d233cf2MD51TEXTmonografiacleuneia_pdf.pdf.txtmonografiacleuneia_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain57579https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9KGRH/2/monografiacleuneia_pdf.pdf.txtb19419fc487d2986571970a84faf8c47MD521843/BUBD-A9KGRH2019-11-14 04:47:08.27oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9KGRHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:47:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte
title Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte
spellingShingle Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte
Cleunéia Ferreira de Melo
Fotografia
Ensino de Arte
Tecnologia digital
Espaço formal e não formal
Artes
title_short Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte
title_full Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte
title_fullStr Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte
title_full_unstemmed Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte
title_sort Possibilidades de uso da tecnologia e fotografia no ensino de Arte
author Cleunéia Ferreira de Melo
author_facet Cleunéia Ferreira de Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabiana De Lucca Munaier
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thatiane Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleunéia Ferreira de Melo
contributor_str_mv Fabiana De Lucca Munaier
Thatiane Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Ensino de Arte
Tecnologia digital
Espaço formal e não formal
topic Fotografia
Ensino de Arte
Tecnologia digital
Espaço formal e não formal
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description A fotografia como sendo uma das fontes de maior importância para registrar e captar imagens e momentos no contexto histórico da humanidade, assim como a sua evolução tecnológica, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o seu relacionamento no contexto escolar, através da contextualização, apreciação, fazer, e da fruição, de como acontece a captura de imagens pelos jovens alunos a partir da pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A proposta da pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: A fotografia realizada a partir do celular, frequentemente presente no ambiente escolar, pode ser associada ás metodologias para o ensino/aprendizagem de Artes Visuais? O trabalho se justifica partindo do pressuposto de que a presença do celular na escola é considerada como um fator agravante e não inserido nos planejamentos de aula. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza observações informais. Em síntese, conclui-se que a tecnologia e os seus avanços de fato inseridos no ambiente escolar são utilizados pelos discentes de forma natural, mesmo que informalmente. Foi constatada também a possibilidade de inserir sistematicamente a prática fotográfica através do celular na disciplina já que a mesma faz parte do eixo temático em Artes Visuais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T18:08:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T18:08:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGRH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGRH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9KGRH/1/monografiacleuneia_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9KGRH/2/monografiacleuneia_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d0dfce218b0d5dd327518248d233cf2
b19419fc487d2986571970a84faf8c47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589155385507840