Observatório: por uma materialidade da imagem na arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Elisa Martins Campos do Amaral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8H8QML
Resumo: Tendo como foco principal a reflexão sobre a materialidade da imagem, a presente investigação procura explorar o espaço em que a produção de imagens se estabelece dentro das artes plásticas,associando diferentes procedimentos que vão da simples observação da natureza e sua apropriação, aos recursos tecnológicos, analógicos e digitais, sempre de forma a evidenciar a tatilidade da imagem,sua potência de contato e de experimentação. Premissa inicial e presente ao longo de todo o texto, o fascínio do indivíduo em se aproximar da imagem, ver e tocar para perceber sua matéria, traz consigo o reconhecimento da importância do próprio corpo como primeira instância de manifestação da percepção e da constituição de imagens que agem umas sobre as outras produzindo diferentesreverberações em cada indivíduo. Partindo dessa premissa (SER imagem), a pesquisa desdobra-se em reflexões associadas à presença da imagem no cotidiano e mais especificamente no domínio da arte,sendo nesse sentido, instância privilegiada de discurso.Compondo o terreno teórico que decorre da prática artística, as dimensões de abordagem a respeito da materialidade da imagem se desenvolvem, portanto, a partir do próprio fazer. Em primeiro lugar,inspirados pela revelação da superfície da água como lugar de recepção e reflexão de imagens, procedeu-se um estudo sobre o ato de observar, explorando ainda as sombras e luzes, recursos sempre à disposição para a apreensão de imagens. A pesquisa avança em seguida sobre as diferentes formas de capturar, que tem na fotografia sua expressão máxima. Apropriando-se de exemplos que não se limitam apenas ao universo da arte, buscou-se organizar um amplo repertório de imagens e situações que problematizam tanto a construção de imagens, como sua manipulação e transformação na arte, assim como sua interação com o público. Logo, usar ou [ab]usar de imagens contempla umamplo espectro que vem da apropriação, passando pela dispersão e chegando ao dilaceramento da imagem em um fluxo que incorpora múltiplos sentidos. Por fim, o habitar imagens em instâncias quese afirmam a partir da experiência, encaminha uma reflexão que vasculha a condição da imagem tanto como realidade espacial e ambiental ligada à imersão e à paisagem, como para a abordagem sobre VIII transformações perceptíveis na sensibilidade do homem contemporâneo e sobre o posicionamento da arte como terreno de proposições e deslocamentos. Estão explicitados na investigação três discursos específicos e integrados: o discurso das imagensreunidas em conjuntos que inauguram os capítulos; os relatos de experiência dedicados ao desenvolvimento do trabalho plástico e responsáveis pela distinção de questões para a reflexão; aabordagem teórica debruçando-se sobre os conceitos que se mostram pertinentes no universo da produção contemporânea. A associação entre esses três discursos busca apontar uma multiplicidade deaspectos nesse particular desafio de compor um terreno propício à abordagem sobre a materialidade da imagem na arte o qual, sabemos, jamais se esgotará.
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spelling Patricia Dias FrancaStephane Denis Albert Rene HuchetMarcos Cesar de Senna HillBeatriz Basile da Silva RauscherLuiz Guilherme de Barros Falcão VergaraMaria Elisa Martins Campos do Amaral2019-08-12T04:54:54Z2019-08-12T04:54:54Z2011-03-21http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8H8QMLTendo como foco principal a reflexão sobre a materialidade da imagem, a presente investigação procura explorar o espaço em que a produção de imagens se estabelece dentro das artes plásticas,associando diferentes procedimentos que vão da simples observação da natureza e sua apropriação, aos recursos tecnológicos, analógicos e digitais, sempre de forma a evidenciar a tatilidade da imagem,sua potência de contato e de experimentação. Premissa inicial e presente ao longo de todo o texto, o fascínio do indivíduo em se aproximar da imagem, ver e tocar para perceber sua matéria, traz consigo o reconhecimento da importância do próprio corpo como primeira instância de manifestação da percepção e da constituição de imagens que agem umas sobre as outras produzindo diferentesreverberações em cada indivíduo. Partindo dessa premissa (SER imagem), a pesquisa desdobra-se em reflexões associadas à presença da imagem no cotidiano e mais especificamente no domínio da arte,sendo nesse sentido, instância privilegiada de discurso.Compondo o terreno teórico que decorre da prática artística, as dimensões de abordagem a respeito da materialidade da imagem se desenvolvem, portanto, a partir do próprio fazer. Em primeiro lugar,inspirados pela revelação da superfície da água como lugar de recepção e reflexão de imagens, procedeu-se um estudo sobre o ato de observar, explorando ainda as sombras e luzes, recursos sempre à disposição para a apreensão de imagens. A pesquisa avança em seguida sobre as diferentes formas de capturar, que tem na fotografia sua expressão máxima. Apropriando-se de exemplos que não se limitam apenas ao universo da arte, buscou-se organizar um amplo repertório de imagens e situações que problematizam tanto a construção de imagens, como sua manipulação e transformação na arte, assim como sua interação com o público. Logo, usar ou [ab]usar de imagens contempla umamplo espectro que vem da apropriação, passando pela dispersão e chegando ao dilaceramento da imagem em um fluxo que incorpora múltiplos sentidos. Por fim, o habitar imagens em instâncias quese afirmam a partir da experiência, encaminha uma reflexão que vasculha a condição da imagem tanto como realidade espacial e ambiental ligada à imersão e à paisagem, como para a abordagem sobre VIII transformações perceptíveis na sensibilidade do homem contemporâneo e sobre o posicionamento da arte como terreno de proposições e deslocamentos. Estão explicitados na investigação três discursos específicos e integrados: o discurso das imagensreunidas em conjuntos que inauguram os capítulos; os relatos de experiência dedicados ao desenvolvimento do trabalho plástico e responsáveis pela distinção de questões para a reflexão; aabordagem teórica debruçando-se sobre os conceitos que se mostram pertinentes no universo da produção contemporânea. A associação entre esses três discursos busca apontar uma multiplicidade deaspectos nesse particular desafio de compor um terreno propício à abordagem sobre a materialidade da imagem na arte o qual, sabemos, jamais se esgotará.Having, as main focus, the perception of the image materiality, this research tries to explore the space where image production is settled within the plastic arts, joining different procedures going from thesimple nature observation and the use it makes of the technological, analogical and digital resources, always aiming to make evident the touchtability of the image, its contact and experimentation power.The initial assumption emerging all over the text is the individual fascination to reach the image, to see and touch it in order to feel its matter. This assumption brings with it the recognition of the importanceof the individual own body as the first step for the manifestation of image perception and constitution which act one over the other, producing different repercussions in each individual. Starting from thisassumption (BEING image), the research is unfolded in reflections associated to the quotidian image presence and more specifically in the art domain and for this reason this is the privileged subject of thisnarrative.Being part of the theoretical plan which comes from the artistic practice, the dimensions of the approach referring to image materiality are developed therefore from the act of doing itself. In first place, after having been inspired by the disclosure of water surface as a local of image reception and reflection, has resulted in a study about the act of observation, yet exploring shades and lights, which are always available resources to capture images. The research goes on afterwards on the different ways of capturing, which has in photography its maximum expression. Using examples which are not only restricted to the universe of art, it has been developed the organization of a wide repertory ofimages and situations which rends problematic the construction of images, its handling and transformation into art, as well as its interaction with the public. Therefore, to use and to abuse of images means a great spectrum which comes from the appropriation, going through dispersion and reaching the dilaceration of the image in a flow which embodies multiple senses. Finally, to inhabit the images in instances ratified by experience, permits a reflection which search about the image conditionas much as spatial and environmental reality linked to the immersion and to the landscape as well as for X the approach on the perceptible transformation of the contemporary human being sensitiveness andon the art placement as a space for proposals and displacements.There are explicit in the research three specific and integrated speeches: the speech of images assembled in groups which start the chapters; the experience reports dedicated to the development of the plastic work, also responsible for the different questions for reflection; the theoretical approach supported by concepts that show to be pertinent to the universe of the contemporary production. The association of these three speeches seeks to present the multiplicity of aspects in this particular challenge which is to create a space propitious to the approach on the image materiality in art which, we know, will never run out.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGImagem (Filosofia)Arte moderna Séc XXIPercepçãoArte e fotografiaFotografiaImagemCriação (Literária, artística, etc)ArteApropriaçãoDilaceramentoMaterialidade da ImagemFotografiaProto-imagemImagem ImersivaObservatório: por uma materialidade da imagem na arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteseelisacamposeba_ufmg_2011.pdfapplication/pdf6097180https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8H8QML/1/teseelisacamposeba_ufmg_2011.pdf3949c70ca0af4f79b25c8a46e665de38MD51TEXTteseelisacamposeba_ufmg_2011.pdf.txtteseelisacamposeba_ufmg_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain673452https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8H8QML/2/teseelisacamposeba_ufmg_2011.pdf.txt5970e3d0a7fd65c8563ab66be814d6b6MD521843/JSSS-8H8QML2019-11-14 07:53:14.461oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8H8QMLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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