Imagens re-apresentadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/40221 |
Resumo: | Este trabalho é elaborado a partir de manipulações feitas em imagens digitais. As imagens são construídas de forma a colocar em evidência a manipulação, porém valendo-se para tal do surreal, do inusitado e de uma certa irreverência; criando, com estas linguagens, uma contraposição entre o virtual e real que não se dá a perceber ao primeiro olhar. As fotografias são de minha autoria, capturadas em máquina digital semi-profissional, DCSH9 –Sony. Foram selecionadas onze imagens, manipuladas a partir de aplicativos para edição de imagens, como Photoshop e Irfan View. São recortes, colagens, sobreposições, edições de cor e textura que alteram a imagem inicial, somando imagens, ou criando novas imagens, contrapondo-se à idéia do instante decisivo que caracteriza a fotografia como prova da realidade. As imagens são construídas a partir de outras imagens, não existe a reprodução de um instante real, todas as imagens são re-apresentadas com a intenção de causar um estranhamento no espectador. A intenção é buscar no inusitado, no surreal, uma forma de evidenciar que a fotografia é construída. A construção destas imagens se deu a partir de algumas fotos capturadas durante o período da graduação e de outras captadas com a finalidade de criar arranjos que se prestassem à manipulação pretendida. As fotos capturadas ao longo do curso foram sendo armazenadas em um banco de imagens com o propósito de serem utilizadas em criações artísticas. Já as imagens direcionadas para este trabalho foram escolhidas objetivando os efeitos pretendidos na manipulação. Ao longo da construção das imagens foi sendo trabalhada uma ambivalência entre o que é visível e o que não se mostra ao primeiro olhar. As imagens são escolhidas e estruturadas de modo a criar-se um jogo entre o possível e o improvável, entre o gráfico e o fotográfico, transitando do real ao virtual e vice-versa. Produzindo, deste modo, imagens que sugerem uma visualização surreal que pretende abrir uma discussão crítica em relação às imagens digitais e sua possibilidade de simular/dissimular o real. |
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