Mensurando o valor da marca, a reputação e a identidade no setor automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniela Ferro de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6WQQ5D
Resumo: O setor automotivo é um dos que mais apresenta importância estratégica para o desenvolvimento industrial de um país, afetando diversos outros segmentos industriais. No Brasil, existem 25 montadoras de veículos instaladas, que representam aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto - PIB - industrial brasileiro. A Volkswagen do Brasil, dentre as várias montadoras presentes no País, ganhou até 2005 o prêmio Top of Mind na categoria automóveis, por 15 anos consecutivos, apesar de não ser a atual líder de vendas. Com o intuito de analisar melhor essa marca, este estudo propôs avaliar se existe uma relação entre as dimensões de Reputação e Valor da Marca corporativa Volkswagen, além de verificar se a Identidade Percebida pelos consumidores é igual à Identidade Projetada pela empresa. Tendo em mente que a marca hoje é considerada um dos mais valiosos ativos intangíveis, os estudos do seu valor têm sido recorrentes na literatura sobre o tema, conectando-o a dimensões como consciência da marca, qualidade, lealdade dentre outras. A reputação de uma empresa hoje, caso seu nome também seja conhecido como uma marca corporativa, igualmente significa a reputação da marca e recebe influência de outras dimensões como o desempenho da empresa no mercado, ações de cidadania empenhadas pela organização e os aspectos de governança seguidos por ela, por exemplo. Utilizando o método survey e um questionário autopreenchido como instrumento, foram coletados 465 questionários de agosto a outubro de 2006, tendo consumidores de duas concessionárias Volkswagen de Belo Horizonte como unidades de observação. O tratamento dos dados envolveu análises univariadas, bivariadas e multivariadas, verificando-se, em um primeiro momento, os outliers e dados ausentes que poderiam ser prejudiciais às análises. Também foram feitos cálculos de dimensionalidade e confiabilidade. Análises descritivas mostraram que a maior parte da amostra é masculina, possui o automóvel Volkswagen há mais de 10 anos, é casado e ganha mais de 15 salários mínimos por mês. Para atingir os objetivos específicos e hipóteses propostas, verificou-se com testes t de comparação de médias que existem diferenças entre a Identidade Percebida e a Identidade Projetada, não rejeitando uma das hipóteses deste trabalho. Além disso, foi utilizada a modelagem de equações estruturais para estimar parâmetros entre os constructos Reputação e Valor da Marca, pelo método de estimação Partial Least Squares - PLS -, já que o pressuposto de normalidade não foi atendido, e este método não o exige. A relação entre esses constructos foi positiva e estatisticamente significativa, não rejeitando também a outra hipótese da pesquisa. Os resultados encontrados se mostram relevantes tanto para a área acadêmica quanto para as implicações gerenciais, revelando que um adequado gerenciamento da Reputação pode melhorar o Valor da Marca da empresa para o consumidor.
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