Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/55397
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar os iconotextos existentes no romance autofabulativo A imensidão íntima dos carneiros (2019) de Marcelo Maluf, buscando compreender em que medida o indizível habita as imagens dentro da narrativa. O autor contemporâneo brasileiro descendente de sírio-libaneses se dedicou a narrar a história de sua família sob as perspectivas fragmentadas dos personagens homônimos Marcelo e Assaad, neto e avô, frente ao trauma da guerra e da imigração. Os aspectos intermidiáticos desse romance são notáveis. Dentro dessa narrativa fragmentada se encontram descrições ou écfrases de pinturas, fotografias e danças que foram analisadas, levando em consideração seus contextos históricos e espaciais, de modo a entendermos quais eram suas funções (BERTHO, 2014) para a construção narrativa. Os iconotextos (LOUVEL, 2006, 2012) identificados são de dois tipos: asimagens in absentia e in praesentia. Concluímos que, dentre os iconotextos existentes, a pinturada Santa Ceia possui maior destaque dentro do romance, tendo como função estruturar a narrativa, para além de caracterizar os personagens, sobretudo no que tange ao personagem pictórico Judas Iscariotes, o qual está relacionado tanto com o personagem literário Marcelo quanto com o próprio autor Marcelo Maluf. Para tanto, utilizamos como base teórica qualitativa,além da fortuna crítica do autor: o conceito de autofabulação de COLONNA (2014) e o contexto histórico da imigração libanesa apontada por TRUZZI (2009, 2019) e GATTAZ (2012); a noção de indizibilidade de ARROUYE (2011) e SELIGMANN-SILVA (2003, 2008, 2010); as funções de BERTHO (2014); a noção de iconotexto de LOUVEL (2006, 2012); o modelo diferencial de ROBILLARD (1998) e um dos conceitos de écfrase de CLÜVER (1997); e, no que diz respeitoàs fotografias, os autores BARTHES (1984) e KOSSOY (1998, 2001, 2007).
id UFMG_7557f54ddfaf8c3259a0dce870f72a21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/55397
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Márcia Maria Valle Arbexhttp://lattes.cnpq.br/0642418673482397Thaís Flores Nogueira DinizSusana Souto Silvahttp://lattes.cnpq.br/3120954251606952Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias2023-06-27T13:16:23Z2023-06-27T13:16:23Z2023-05-05http://hdl.handle.net/1843/55397O presente trabalho tem como objetivo investigar os iconotextos existentes no romance autofabulativo A imensidão íntima dos carneiros (2019) de Marcelo Maluf, buscando compreender em que medida o indizível habita as imagens dentro da narrativa. O autor contemporâneo brasileiro descendente de sírio-libaneses se dedicou a narrar a história de sua família sob as perspectivas fragmentadas dos personagens homônimos Marcelo e Assaad, neto e avô, frente ao trauma da guerra e da imigração. Os aspectos intermidiáticos desse romance são notáveis. Dentro dessa narrativa fragmentada se encontram descrições ou écfrases de pinturas, fotografias e danças que foram analisadas, levando em consideração seus contextos históricos e espaciais, de modo a entendermos quais eram suas funções (BERTHO, 2014) para a construção narrativa. Os iconotextos (LOUVEL, 2006, 2012) identificados são de dois tipos: asimagens in absentia e in praesentia. Concluímos que, dentre os iconotextos existentes, a pinturada Santa Ceia possui maior destaque dentro do romance, tendo como função estruturar a narrativa, para além de caracterizar os personagens, sobretudo no que tange ao personagem pictórico Judas Iscariotes, o qual está relacionado tanto com o personagem literário Marcelo quanto com o próprio autor Marcelo Maluf. Para tanto, utilizamos como base teórica qualitativa,além da fortuna crítica do autor: o conceito de autofabulação de COLONNA (2014) e o contexto histórico da imigração libanesa apontada por TRUZZI (2009, 2019) e GATTAZ (2012); a noção de indizibilidade de ARROUYE (2011) e SELIGMANN-SILVA (2003, 2008, 2010); as funções de BERTHO (2014); a noção de iconotexto de LOUVEL (2006, 2012); o modelo diferencial de ROBILLARD (1998) e um dos conceitos de écfrase de CLÜVER (1997); e, no que diz respeitoàs fotografias, os autores BARTHES (1984) e KOSSOY (1998, 2001, 2007).The present work aims to investigate the existing iconotexts in the self-fabulative novel A imensidão intimate dos carneiros (2019) [The intimate imensity of sheep] by Marcelo Maluf, seeking to understand to what extent the unspeakable inhabits the images within the narrative. The contemporary Brazilian author of Syrian-Lebanese descent dedicated himself to narrating his family's history from the fragmented perspectives of the homonymous characters Marcelo and Assaad, grandson and grandfather, facing the trauma of war and immigration. The intermedial aspects of this novel are remarkable. Within this fragmented narrative are descriptions or ekphrases of paintings, photographs and dances that were analyzed, taking into account their historical and spatial contexts, in order to understand what their functions were (BERTHO, 2014) for narrative construction. The iconotexts (LOUVEL, 2006, 2012) identified are of two types: images in absentia and in praesentia. We conclude that, among the existing iconotexts, the painting of the Holy Supper has greater prominence within the novel, having the function of structuring the narrative, in addition to characterizing the characters, especially with regard to the pictorial character Judas Iscariot, which is related both to the character literary Marcelo and with the author Marcelo Maluf himself. To do so, we use as a qualitative theoretical basis, in addition to the author's critical fortune: the concept of self-fabulation by COLONNA (2014) and the historical context of the Lebanese heritage pointed out by TRUZZI(2009, 2019) and GATTAZ (2012); the notion of unspeakability by ARROUYE (2011) and SELIGMANNSILVA (2003, 2008, 2010); as functions of BERTHO (2014); LOUVEL's notion of iconotext (2006, 2012); the differential model by ROBILLARD (1998) and one of the concepts of ekphrasis byCLÜVER (1997); and, regarding the photographs, the authors BARTHES (1984) and KOSSOY(1998, 2001, 2007).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASMaluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretaçãoFicção brasileira – História e críticaArte na literaturaFotografia na literaturaÉcfraseÉcfrase Iconotexto Indizível Literatura contemporânea brasileira, Marcelo MalufImagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo MalufImages in the immensity: the iconotexts and the unspeakable in The intimate immensity of the sheep, by Marcelo Malufinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO FINAL - GABRIELA HOLLANDA - IMAGENS NA IMENSIDÃO - REPOSITÓRIO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL - GABRIELA HOLLANDA - IMAGENS NA IMENSIDÃO - REPOSITÓRIO.pdfapplication/pdf5652010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55397/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL%20-%20GABRIELA%20HOLLANDA%20-%20IMAGENS%20NA%20IMENSID%c3%83O%20-%20REPOSIT%c3%93RIO.pdfb173a1bf89397cf5d5caacfb14bbb44eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55397/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/553972023-06-27 10:16:23.721oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-27T13:16:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Images in the immensity: the iconotexts and the unspeakable in The intimate immensity of the sheep, by Marcelo Maluf
title Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
spellingShingle Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias
Écfrase Iconotexto Indizível Literatura contemporânea brasileira, Marcelo Maluf
Maluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Arte na literatura
Fotografia na literatura
Écfrase
title_short Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
title_full Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
title_fullStr Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
title_full_unstemmed Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
title_sort Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
author Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias
author_facet Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Márcia Maria Valle Arbex
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0642418673482397
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thaís Flores Nogueira Diniz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Susana Souto Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3120954251606952
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias
contributor_str_mv Márcia Maria Valle Arbex
Thaís Flores Nogueira Diniz
Susana Souto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Écfrase Iconotexto Indizível Literatura contemporânea brasileira, Marcelo Maluf
topic Écfrase Iconotexto Indizível Literatura contemporânea brasileira, Marcelo Maluf
Maluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Arte na literatura
Fotografia na literatura
Écfrase
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Maluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretação
Ficção brasileira – História e crítica
Arte na literatura
Fotografia na literatura
Écfrase
description O presente trabalho tem como objetivo investigar os iconotextos existentes no romance autofabulativo A imensidão íntima dos carneiros (2019) de Marcelo Maluf, buscando compreender em que medida o indizível habita as imagens dentro da narrativa. O autor contemporâneo brasileiro descendente de sírio-libaneses se dedicou a narrar a história de sua família sob as perspectivas fragmentadas dos personagens homônimos Marcelo e Assaad, neto e avô, frente ao trauma da guerra e da imigração. Os aspectos intermidiáticos desse romance são notáveis. Dentro dessa narrativa fragmentada se encontram descrições ou écfrases de pinturas, fotografias e danças que foram analisadas, levando em consideração seus contextos históricos e espaciais, de modo a entendermos quais eram suas funções (BERTHO, 2014) para a construção narrativa. Os iconotextos (LOUVEL, 2006, 2012) identificados são de dois tipos: asimagens in absentia e in praesentia. Concluímos que, dentre os iconotextos existentes, a pinturada Santa Ceia possui maior destaque dentro do romance, tendo como função estruturar a narrativa, para além de caracterizar os personagens, sobretudo no que tange ao personagem pictórico Judas Iscariotes, o qual está relacionado tanto com o personagem literário Marcelo quanto com o próprio autor Marcelo Maluf. Para tanto, utilizamos como base teórica qualitativa,além da fortuna crítica do autor: o conceito de autofabulação de COLONNA (2014) e o contexto histórico da imigração libanesa apontada por TRUZZI (2009, 2019) e GATTAZ (2012); a noção de indizibilidade de ARROUYE (2011) e SELIGMANN-SILVA (2003, 2008, 2010); as funções de BERTHO (2014); a noção de iconotexto de LOUVEL (2006, 2012); o modelo diferencial de ROBILLARD (1998) e um dos conceitos de écfrase de CLÜVER (1997); e, no que diz respeitoàs fotografias, os autores BARTHES (1984) e KOSSOY (1998, 2001, 2007).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-27T13:16:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-27T13:16:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/55397
url http://hdl.handle.net/1843/55397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55397/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL%20-%20GABRIELA%20HOLLANDA%20-%20IMAGENS%20NA%20IMENSID%c3%83O%20-%20REPOSIT%c3%93RIO.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55397/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b173a1bf89397cf5d5caacfb14bbb44e
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589331522158592