Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/55397 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar os iconotextos existentes no romance autofabulativo A imensidão íntima dos carneiros (2019) de Marcelo Maluf, buscando compreender em que medida o indizível habita as imagens dentro da narrativa. O autor contemporâneo brasileiro descendente de sírio-libaneses se dedicou a narrar a história de sua família sob as perspectivas fragmentadas dos personagens homônimos Marcelo e Assaad, neto e avô, frente ao trauma da guerra e da imigração. Os aspectos intermidiáticos desse romance são notáveis. Dentro dessa narrativa fragmentada se encontram descrições ou écfrases de pinturas, fotografias e danças que foram analisadas, levando em consideração seus contextos históricos e espaciais, de modo a entendermos quais eram suas funções (BERTHO, 2014) para a construção narrativa. Os iconotextos (LOUVEL, 2006, 2012) identificados são de dois tipos: asimagens in absentia e in praesentia. Concluímos que, dentre os iconotextos existentes, a pinturada Santa Ceia possui maior destaque dentro do romance, tendo como função estruturar a narrativa, para além de caracterizar os personagens, sobretudo no que tange ao personagem pictórico Judas Iscariotes, o qual está relacionado tanto com o personagem literário Marcelo quanto com o próprio autor Marcelo Maluf. Para tanto, utilizamos como base teórica qualitativa,além da fortuna crítica do autor: o conceito de autofabulação de COLONNA (2014) e o contexto histórico da imigração libanesa apontada por TRUZZI (2009, 2019) e GATTAZ (2012); a noção de indizibilidade de ARROUYE (2011) e SELIGMANN-SILVA (2003, 2008, 2010); as funções de BERTHO (2014); a noção de iconotexto de LOUVEL (2006, 2012); o modelo diferencial de ROBILLARD (1998) e um dos conceitos de écfrase de CLÜVER (1997); e, no que diz respeitoàs fotografias, os autores BARTHES (1984) e KOSSOY (1998, 2001, 2007). |
id |
UFMG_7557f54ddfaf8c3259a0dce870f72a21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/55397 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Márcia Maria Valle Arbexhttp://lattes.cnpq.br/0642418673482397Thaís Flores Nogueira DinizSusana Souto Silvahttp://lattes.cnpq.br/3120954251606952Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias2023-06-27T13:16:23Z2023-06-27T13:16:23Z2023-05-05http://hdl.handle.net/1843/55397O presente trabalho tem como objetivo investigar os iconotextos existentes no romance autofabulativo A imensidão íntima dos carneiros (2019) de Marcelo Maluf, buscando compreender em que medida o indizível habita as imagens dentro da narrativa. O autor contemporâneo brasileiro descendente de sírio-libaneses se dedicou a narrar a história de sua família sob as perspectivas fragmentadas dos personagens homônimos Marcelo e Assaad, neto e avô, frente ao trauma da guerra e da imigração. Os aspectos intermidiáticos desse romance são notáveis. Dentro dessa narrativa fragmentada se encontram descrições ou écfrases de pinturas, fotografias e danças que foram analisadas, levando em consideração seus contextos históricos e espaciais, de modo a entendermos quais eram suas funções (BERTHO, 2014) para a construção narrativa. Os iconotextos (LOUVEL, 2006, 2012) identificados são de dois tipos: asimagens in absentia e in praesentia. Concluímos que, dentre os iconotextos existentes, a pinturada Santa Ceia possui maior destaque dentro do romance, tendo como função estruturar a narrativa, para além de caracterizar os personagens, sobretudo no que tange ao personagem pictórico Judas Iscariotes, o qual está relacionado tanto com o personagem literário Marcelo quanto com o próprio autor Marcelo Maluf. Para tanto, utilizamos como base teórica qualitativa,além da fortuna crítica do autor: o conceito de autofabulação de COLONNA (2014) e o contexto histórico da imigração libanesa apontada por TRUZZI (2009, 2019) e GATTAZ (2012); a noção de indizibilidade de ARROUYE (2011) e SELIGMANN-SILVA (2003, 2008, 2010); as funções de BERTHO (2014); a noção de iconotexto de LOUVEL (2006, 2012); o modelo diferencial de ROBILLARD (1998) e um dos conceitos de écfrase de CLÜVER (1997); e, no que diz respeitoàs fotografias, os autores BARTHES (1984) e KOSSOY (1998, 2001, 2007).The present work aims to investigate the existing iconotexts in the self-fabulative novel A imensidão intimate dos carneiros (2019) [The intimate imensity of sheep] by Marcelo Maluf, seeking to understand to what extent the unspeakable inhabits the images within the narrative. The contemporary Brazilian author of Syrian-Lebanese descent dedicated himself to narrating his family's history from the fragmented perspectives of the homonymous characters Marcelo and Assaad, grandson and grandfather, facing the trauma of war and immigration. The intermedial aspects of this novel are remarkable. Within this fragmented narrative are descriptions or ekphrases of paintings, photographs and dances that were analyzed, taking into account their historical and spatial contexts, in order to understand what their functions were (BERTHO, 2014) for narrative construction. The iconotexts (LOUVEL, 2006, 2012) identified are of two types: images in absentia and in praesentia. We conclude that, among the existing iconotexts, the painting of the Holy Supper has greater prominence within the novel, having the function of structuring the narrative, in addition to characterizing the characters, especially with regard to the pictorial character Judas Iscariot, which is related both to the character literary Marcelo and with the author Marcelo Maluf himself. To do so, we use as a qualitative theoretical basis, in addition to the author's critical fortune: the concept of self-fabulation by COLONNA (2014) and the historical context of the Lebanese heritage pointed out by TRUZZI(2009, 2019) and GATTAZ (2012); the notion of unspeakability by ARROUYE (2011) and SELIGMANNSILVA (2003, 2008, 2010); as functions of BERTHO (2014); LOUVEL's notion of iconotext (2006, 2012); the differential model by ROBILLARD (1998) and one of the concepts of ekphrasis byCLÜVER (1997); and, regarding the photographs, the authors BARTHES (1984) and KOSSOY(1998, 2001, 2007).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASMaluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretaçãoFicção brasileira – História e críticaArte na literaturaFotografia na literaturaÉcfraseÉcfrase Iconotexto Indizível Literatura contemporânea brasileira, Marcelo MalufImagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo MalufImages in the immensity: the iconotexts and the unspeakable in The intimate immensity of the sheep, by Marcelo Malufinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO FINAL - GABRIELA HOLLANDA - IMAGENS NA IMENSIDÃO - REPOSITÓRIO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL - GABRIELA HOLLANDA - IMAGENS NA IMENSIDÃO - REPOSITÓRIO.pdfapplication/pdf5652010https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55397/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL%20-%20GABRIELA%20HOLLANDA%20-%20IMAGENS%20NA%20IMENSID%c3%83O%20-%20REPOSIT%c3%93RIO.pdfb173a1bf89397cf5d5caacfb14bbb44eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55397/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/553972023-06-27 10:16:23.721oai:repositorio.ufmg.br:1843/55397TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-06-27T13:16:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Images in the immensity: the iconotexts and the unspeakable in The intimate immensity of the sheep, by Marcelo Maluf |
title |
Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf |
spellingShingle |
Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias Écfrase Iconotexto Indizível Literatura contemporânea brasileira, Marcelo Maluf Maluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretação Ficção brasileira – História e crítica Arte na literatura Fotografia na literatura Écfrase |
title_short |
Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf |
title_full |
Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf |
title_fullStr |
Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf |
title_full_unstemmed |
Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf |
title_sort |
Imagens na imensidão: os iconotextos e o indizível em A imensidão íntima dos carneiros, de Marcelo Maluf |
author |
Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias |
author_facet |
Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Márcia Maria Valle Arbex |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0642418673482397 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Thaís Flores Nogueira Diniz |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Susana Souto Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3120954251606952 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriela Maria Hollanda Ferreira de Farias |
contributor_str_mv |
Márcia Maria Valle Arbex Thaís Flores Nogueira Diniz Susana Souto Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Écfrase Iconotexto Indizível Literatura contemporânea brasileira, Marcelo Maluf |
topic |
Écfrase Iconotexto Indizível Literatura contemporânea brasileira, Marcelo Maluf Maluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretação Ficção brasileira – História e crítica Arte na literatura Fotografia na literatura Écfrase |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Maluf, Marcelo 1974- – Imensidão íntima dos carneiros – Crítica e interpretação Ficção brasileira – História e crítica Arte na literatura Fotografia na literatura Écfrase |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar os iconotextos existentes no romance autofabulativo A imensidão íntima dos carneiros (2019) de Marcelo Maluf, buscando compreender em que medida o indizível habita as imagens dentro da narrativa. O autor contemporâneo brasileiro descendente de sírio-libaneses se dedicou a narrar a história de sua família sob as perspectivas fragmentadas dos personagens homônimos Marcelo e Assaad, neto e avô, frente ao trauma da guerra e da imigração. Os aspectos intermidiáticos desse romance são notáveis. Dentro dessa narrativa fragmentada se encontram descrições ou écfrases de pinturas, fotografias e danças que foram analisadas, levando em consideração seus contextos históricos e espaciais, de modo a entendermos quais eram suas funções (BERTHO, 2014) para a construção narrativa. Os iconotextos (LOUVEL, 2006, 2012) identificados são de dois tipos: asimagens in absentia e in praesentia. Concluímos que, dentre os iconotextos existentes, a pinturada Santa Ceia possui maior destaque dentro do romance, tendo como função estruturar a narrativa, para além de caracterizar os personagens, sobretudo no que tange ao personagem pictórico Judas Iscariotes, o qual está relacionado tanto com o personagem literário Marcelo quanto com o próprio autor Marcelo Maluf. Para tanto, utilizamos como base teórica qualitativa,além da fortuna crítica do autor: o conceito de autofabulação de COLONNA (2014) e o contexto histórico da imigração libanesa apontada por TRUZZI (2009, 2019) e GATTAZ (2012); a noção de indizibilidade de ARROUYE (2011) e SELIGMANN-SILVA (2003, 2008, 2010); as funções de BERTHO (2014); a noção de iconotexto de LOUVEL (2006, 2012); o modelo diferencial de ROBILLARD (1998) e um dos conceitos de écfrase de CLÜVER (1997); e, no que diz respeitoàs fotografias, os autores BARTHES (1984) e KOSSOY (1998, 2001, 2007). |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-27T13:16:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-27T13:16:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-05-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/55397 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/55397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55397/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FINAL%20-%20GABRIELA%20HOLLANDA%20-%20IMAGENS%20NA%20IMENSID%c3%83O%20-%20REPOSIT%c3%93RIO.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/55397/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b173a1bf89397cf5d5caacfb14bbb44e cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589331522158592 |