As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Lúcia de Almeida Afonso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31953
Resumo: Este trabalho de dissertação dedica-se a investigar quais são os valores acionados por Andressa Urach na cena pública, antes de depois de sua conversão religiosa, realizando um estudo comparativo entre estas duas fases distintas de sua trajetória pública. Para tanto, acionamos conceitos relacionados à personagem escolhida, que resultou em uma articulação entre “celebridade” e “gênero”, a partir da qual construímos nossa grade analítica. Nosso corpus se constitui de quatro momentos da carreira de Andressa, tendo o acontecimento de sua internação e quase-morte como um operador metodológico para a divisão deste entre um “antes” e um “depois”. A partir de nossa análise, notamos que a ocupação do espaço público por mulheres é um feito histórico para o movimento de liberação das mesmas, mas não basta. A visibilidade adquirida pelas mulheres, muitas vezes, vem acompanhada de outros processos de opressão, o que revela uma faceta maleável do espaço público. Nossos achados revelam que, ainda que as mulheres tenham conseguido romper com os limites do espaço privado, o lugar que ocupam publicamente ainda é bastante restrito até hoje.
id UFMG_75eb39e33da32ac79e542f019f14c0ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31953
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vera Regina Veiga Françahttp://lattes.cnpq.br/9362500927938573Paula Guimarães SimõesLígia Campos de Cerqueira Lanahttp://lattes.cnpq.br/3046528562945506Maria Lúcia de Almeida Afonso2020-01-17T11:19:21Z2020-01-17T11:19:21Z2019-05-31http://hdl.handle.net/1843/31953Este trabalho de dissertação dedica-se a investigar quais são os valores acionados por Andressa Urach na cena pública, antes de depois de sua conversão religiosa, realizando um estudo comparativo entre estas duas fases distintas de sua trajetória pública. Para tanto, acionamos conceitos relacionados à personagem escolhida, que resultou em uma articulação entre “celebridade” e “gênero”, a partir da qual construímos nossa grade analítica. Nosso corpus se constitui de quatro momentos da carreira de Andressa, tendo o acontecimento de sua internação e quase-morte como um operador metodológico para a divisão deste entre um “antes” e um “depois”. A partir de nossa análise, notamos que a ocupação do espaço público por mulheres é um feito histórico para o movimento de liberação das mesmas, mas não basta. A visibilidade adquirida pelas mulheres, muitas vezes, vem acompanhada de outros processos de opressão, o que revela uma faceta maleável do espaço público. Nossos achados revelam que, ainda que as mulheres tenham conseguido romper com os limites do espaço privado, o lugar que ocupam publicamente ainda é bastante restrito até hoje.This dissertation is dedicated to investigate the values that Andressa Urach has taken on the public scene before and after her religious conversion, and to carry out a comparative study between these two distinct phases of her public life. To do so, we trigger concepts related to the chosen character, which resulted in a link between "celebrity" and "genre", from which we build our analytical grid. Our corpus is constituted of four moments of Andressa's career, having the event of her hospitalization and near-death as a methodological operator for the division of this between a "before" and a "after". From our analysis, we note that the occupation of the public space by women is a historical achievement for the liberation movement of women, but it is not enough. The visibility acquired by women is often accompanied by other processes of oppression, which reveals a malleable facet of the public space. Our findings reveal that although women have been able to break through the delimitation of their bodies into the private space, the place they occupy publicly is still very restricted until today.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoCelebridadesEspaços PúblicosRelações de gêneroCelebridadeGêneroValoresMulheres públicasEspaço públicoAs mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAs mulheres que Andressa Urach pode ser_Maria Lúcia de Almeida Afonso (2).pdfAs mulheres que Andressa Urach pode ser_Maria Lúcia de Almeida Afonso (2).pdfAbertoapplication/pdf2218837https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/1/As%20mulheres%20que%20Andressa%20Urach%20pode%20ser_Maria%20L%c3%bacia%20de%20Almeida%20Afonso%20%282%29.pdf0189e492a99aa6998ab8f2fb31359ddeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTAs mulheres que Andressa Urach pode ser_Maria Lúcia de Almeida Afonso (2).pdf.txtAs mulheres que Andressa Urach pode ser_Maria Lúcia de Almeida Afonso (2).pdf.txtExtracted texttext/plain399254https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/4/As%20mulheres%20que%20Andressa%20Urach%20pode%20ser_Maria%20L%c3%bacia%20de%20Almeida%20Afonso%20%282%29.pdf.txta9583bb99c9796c7f14085941bd7bf7bMD541843/319532020-01-18 03:37:51.893oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-18T06:37:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
title As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
spellingShingle As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
Maria Lúcia de Almeida Afonso
Celebridade
Gênero
Valores
Mulheres públicas
Espaço público
Comunicação
Celebridades
Espaços Públicos
Relações de gênero
title_short As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
title_full As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
title_fullStr As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
title_full_unstemmed As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
title_sort As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
author Maria Lúcia de Almeida Afonso
author_facet Maria Lúcia de Almeida Afonso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vera Regina Veiga França
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9362500927938573
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Paula Guimarães Simões
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lígia Campos de Cerqueira Lana
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3046528562945506
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Lúcia de Almeida Afonso
contributor_str_mv Vera Regina Veiga França
Paula Guimarães Simões
Lígia Campos de Cerqueira Lana
dc.subject.por.fl_str_mv Celebridade
Gênero
Valores
Mulheres públicas
Espaço público
topic Celebridade
Gênero
Valores
Mulheres públicas
Espaço público
Comunicação
Celebridades
Espaços Públicos
Relações de gênero
dc.subject.other.none.fl_str_mv Comunicação
Celebridades
Espaços Públicos
Relações de gênero
description Este trabalho de dissertação dedica-se a investigar quais são os valores acionados por Andressa Urach na cena pública, antes de depois de sua conversão religiosa, realizando um estudo comparativo entre estas duas fases distintas de sua trajetória pública. Para tanto, acionamos conceitos relacionados à personagem escolhida, que resultou em uma articulação entre “celebridade” e “gênero”, a partir da qual construímos nossa grade analítica. Nosso corpus se constitui de quatro momentos da carreira de Andressa, tendo o acontecimento de sua internação e quase-morte como um operador metodológico para a divisão deste entre um “antes” e um “depois”. A partir de nossa análise, notamos que a ocupação do espaço público por mulheres é um feito histórico para o movimento de liberação das mesmas, mas não basta. A visibilidade adquirida pelas mulheres, muitas vezes, vem acompanhada de outros processos de opressão, o que revela uma faceta maleável do espaço público. Nossos achados revelam que, ainda que as mulheres tenham conseguido romper com os limites do espaço privado, o lugar que ocupam publicamente ainda é bastante restrito até hoje.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-17T11:19:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-17T11:19:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31953
url http://hdl.handle.net/1843/31953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/1/As%20mulheres%20que%20Andressa%20Urach%20pode%20ser_Maria%20L%c3%bacia%20de%20Almeida%20Afonso%20%282%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/3/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/4/As%20mulheres%20que%20Andressa%20Urach%20pode%20ser_Maria%20L%c3%bacia%20de%20Almeida%20Afonso%20%282%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0189e492a99aa6998ab8f2fb31359dde
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
a9583bb99c9796c7f14085941bd7bf7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677042193793024