As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/31953 |
Resumo: | Este trabalho de dissertação dedica-se a investigar quais são os valores acionados por Andressa Urach na cena pública, antes de depois de sua conversão religiosa, realizando um estudo comparativo entre estas duas fases distintas de sua trajetória pública. Para tanto, acionamos conceitos relacionados à personagem escolhida, que resultou em uma articulação entre “celebridade” e “gênero”, a partir da qual construímos nossa grade analítica. Nosso corpus se constitui de quatro momentos da carreira de Andressa, tendo o acontecimento de sua internação e quase-morte como um operador metodológico para a divisão deste entre um “antes” e um “depois”. A partir de nossa análise, notamos que a ocupação do espaço público por mulheres é um feito histórico para o movimento de liberação das mesmas, mas não basta. A visibilidade adquirida pelas mulheres, muitas vezes, vem acompanhada de outros processos de opressão, o que revela uma faceta maleável do espaço público. Nossos achados revelam que, ainda que as mulheres tenham conseguido romper com os limites do espaço privado, o lugar que ocupam publicamente ainda é bastante restrito até hoje. |
id |
UFMG_75eb39e33da32ac79e542f019f14c0ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/31953 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vera Regina Veiga Françahttp://lattes.cnpq.br/9362500927938573Paula Guimarães SimõesLígia Campos de Cerqueira Lanahttp://lattes.cnpq.br/3046528562945506Maria Lúcia de Almeida Afonso2020-01-17T11:19:21Z2020-01-17T11:19:21Z2019-05-31http://hdl.handle.net/1843/31953Este trabalho de dissertação dedica-se a investigar quais são os valores acionados por Andressa Urach na cena pública, antes de depois de sua conversão religiosa, realizando um estudo comparativo entre estas duas fases distintas de sua trajetória pública. Para tanto, acionamos conceitos relacionados à personagem escolhida, que resultou em uma articulação entre “celebridade” e “gênero”, a partir da qual construímos nossa grade analítica. Nosso corpus se constitui de quatro momentos da carreira de Andressa, tendo o acontecimento de sua internação e quase-morte como um operador metodológico para a divisão deste entre um “antes” e um “depois”. A partir de nossa análise, notamos que a ocupação do espaço público por mulheres é um feito histórico para o movimento de liberação das mesmas, mas não basta. A visibilidade adquirida pelas mulheres, muitas vezes, vem acompanhada de outros processos de opressão, o que revela uma faceta maleável do espaço público. Nossos achados revelam que, ainda que as mulheres tenham conseguido romper com os limites do espaço privado, o lugar que ocupam publicamente ainda é bastante restrito até hoje.This dissertation is dedicated to investigate the values that Andressa Urach has taken on the public scene before and after her religious conversion, and to carry out a comparative study between these two distinct phases of her public life. To do so, we trigger concepts related to the chosen character, which resulted in a link between "celebrity" and "genre", from which we build our analytical grid. Our corpus is constituted of four moments of Andressa's career, having the event of her hospitalization and near-death as a methodological operator for the division of this between a "before" and a "after". From our analysis, we note that the occupation of the public space by women is a historical achievement for the liberation movement of women, but it is not enough. The visibility acquired by women is often accompanied by other processes of oppression, which reveals a malleable facet of the public space. Our findings reveal that although women have been able to break through the delimitation of their bodies into the private space, the place they occupy publicly is still very restricted until today.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoCelebridadesEspaços PúblicosRelações de gêneroCelebridadeGêneroValoresMulheres públicasEspaço públicoAs mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAs mulheres que Andressa Urach pode ser_Maria Lúcia de Almeida Afonso (2).pdfAs mulheres que Andressa Urach pode ser_Maria Lúcia de Almeida Afonso (2).pdfAbertoapplication/pdf2218837https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/1/As%20mulheres%20que%20Andressa%20Urach%20pode%20ser_Maria%20L%c3%bacia%20de%20Almeida%20Afonso%20%282%29.pdf0189e492a99aa6998ab8f2fb31359ddeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTAs mulheres que Andressa Urach pode ser_Maria Lúcia de Almeida Afonso (2).pdf.txtAs mulheres que Andressa Urach pode ser_Maria Lúcia de Almeida Afonso (2).pdf.txtExtracted texttext/plain399254https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/4/As%20mulheres%20que%20Andressa%20Urach%20pode%20ser_Maria%20L%c3%bacia%20de%20Almeida%20Afonso%20%282%29.pdf.txta9583bb99c9796c7f14085941bd7bf7bMD541843/319532020-01-18 03:37:51.893oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-18T06:37:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo |
title |
As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo |
spellingShingle |
As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo Maria Lúcia de Almeida Afonso Celebridade Gênero Valores Mulheres públicas Espaço público Comunicação Celebridades Espaços Públicos Relações de gênero |
title_short |
As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo |
title_full |
As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo |
title_fullStr |
As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo |
title_full_unstemmed |
As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo |
title_sort |
As mulheres que Andressa Urach pode ser: celebridades, valores e gênero no Brasil contemporâneo |
author |
Maria Lúcia de Almeida Afonso |
author_facet |
Maria Lúcia de Almeida Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vera Regina Veiga França |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9362500927938573 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paula Guimarães Simões |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lígia Campos de Cerqueira Lana |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3046528562945506 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Lúcia de Almeida Afonso |
contributor_str_mv |
Vera Regina Veiga França Paula Guimarães Simões Lígia Campos de Cerqueira Lana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Celebridade Gênero Valores Mulheres públicas Espaço público |
topic |
Celebridade Gênero Valores Mulheres públicas Espaço público Comunicação Celebridades Espaços Públicos Relações de gênero |
dc.subject.other.none.fl_str_mv |
Comunicação Celebridades Espaços Públicos Relações de gênero |
description |
Este trabalho de dissertação dedica-se a investigar quais são os valores acionados por Andressa Urach na cena pública, antes de depois de sua conversão religiosa, realizando um estudo comparativo entre estas duas fases distintas de sua trajetória pública. Para tanto, acionamos conceitos relacionados à personagem escolhida, que resultou em uma articulação entre “celebridade” e “gênero”, a partir da qual construímos nossa grade analítica. Nosso corpus se constitui de quatro momentos da carreira de Andressa, tendo o acontecimento de sua internação e quase-morte como um operador metodológico para a divisão deste entre um “antes” e um “depois”. A partir de nossa análise, notamos que a ocupação do espaço público por mulheres é um feito histórico para o movimento de liberação das mesmas, mas não basta. A visibilidade adquirida pelas mulheres, muitas vezes, vem acompanhada de outros processos de opressão, o que revela uma faceta maleável do espaço público. Nossos achados revelam que, ainda que as mulheres tenham conseguido romper com os limites do espaço privado, o lugar que ocupam publicamente ainda é bastante restrito até hoje. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-17T11:19:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-17T11:19:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/31953 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/31953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/1/As%20mulheres%20que%20Andressa%20Urach%20pode%20ser_Maria%20L%c3%bacia%20de%20Almeida%20Afonso%20%282%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/3/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31953/4/As%20mulheres%20que%20Andressa%20Urach%20pode%20ser_Maria%20L%c3%bacia%20de%20Almeida%20Afonso%20%282%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0189e492a99aa6998ab8f2fb31359dde cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 a9583bb99c9796c7f14085941bd7bf7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589546330292224 |