Os professores de Humanas de Jaboticatubas: territorialidade e trabalho docente no campo metropolitano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando Conde Veiga
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR8FD3
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a territorialidade e o trabalho docente dos professores de Ciências Humanas no campo metropolitano de Jaboticatubas, Minas Gerais. O objetivo da tese é compreender os processos de territorialidade do trabalho docente de professores de Ciências Humanas da rede estadual de ensino no município de Jaboticatubas, articulando as questões agrária e urbana a partir da metropolização com as contradições que emergem do trabalho e da educação na escola pública. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e análise de documentos; observações de campo em Jaboticatubas (Sede, Distritos e comunidades rurais) e entrevistas com professores mediante questionário estruturado. Assim a metodologia da pesquisa é teórica e empírica, qualitativa e quantitativa. A tese se divide em sete capitulos: Territorialidade camponesa e metropolização da Região Metropolitana de Belo Horizonte; Práxis e Subalternidade; O conceito de trabalho docente; Trabalho e força de trabalho em Marx; Força de trabalho metropolitana e práxis desterritorializada; Os professores de Humanas de Jaboticatubas; Territorialidade e Trabalho Docente. Os resultados da pesquisa apontam que: a) a metropolização na porção Nordeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no município de Jaboticatubas, reconfigura as relações entre e campo e cidade, entre zona rural e zona urbana, produzindo o espaço como uma unidade contraditória entre trabalho, estado e capital; b) o trabalho docente, nas escolas estaduais de Jaboticatubas, articula de modo contraditório determinações próprias de uma força de trabalho e de uma práxis educativa, não se compreendendo pelo dualismo entre a atividade educativa e processo de trabalho; c) a categoria força de trabalho permite uma leitura de mundo do trabalho na metropolização que expõem os fundamentos da mobilidade e da subalternidade, seja na forma da força de trabalho metropolitana, seja na forma da força de trabalho docente; d) o planejamento urbano e metropolitano, de um lado, e, de outro, o planejamento escolar e pedagógico, se realizam mediante uma lógica estatista e capitalista que se articula e resulta que a reprodução da escola mantém uma relação contraditória com a produção do espaço.
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A tese se divide em sete capitulos: Territorialidade camponesa e metropolização da Região Metropolitana de Belo Horizonte; Práxis e Subalternidade; O conceito de trabalho docente; Trabalho e força de trabalho em Marx; Força de trabalho metropolitana e práxis desterritorializada; Os professores de Humanas de Jaboticatubas; Territorialidade e Trabalho Docente. Os resultados da pesquisa apontam que: a) a metropolização na porção Nordeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no município de Jaboticatubas, reconfigura as relações entre e campo e cidade, entre zona rural e zona urbana, produzindo o espaço como uma unidade contraditória entre trabalho, estado e capital; b) o trabalho docente, nas escolas estaduais de Jaboticatubas, articula de modo contraditório determinações próprias de uma força de trabalho e de uma práxis educativa, não se compreendendo pelo dualismo entre a atividade educativa e processo de trabalho; c) a categoria força de trabalho permite uma leitura de mundo do trabalho na metropolização que expõem os fundamentos da mobilidade e da subalternidade, seja na forma da força de trabalho metropolitana, seja na forma da força de trabalho docente; d) o planejamento urbano e metropolitano, de um lado, e, de outro, o planejamento escolar e pedagógico, se realizam mediante uma lógica estatista e capitalista que se articula e resulta que a reprodução da escola mantém uma relação contraditória com a produção do espaço.Esta tesis tiene como objeto de estudio la territorialidad y el trabajo docente de los maestros de Humanas en el ámbito metropolitano de Jaboticatubas, Minas Gerais. El objetivo de la tesis es comprender los procesos de territorialidad del trabajo docente de los maestros de Ciencias Humanas de la red estatal de ensenanza de la municipalidad de Jaboticatubas, articulando las cuestiones agrária y urbana desde la metropolización con las contradicciones que emergen del trabajo y de la educación en la escuela pública. La metodología consistió de revisión de la literatura, análisis de documentos; observaciones de campo en Jaboticatubas (Sede, distritos y comunidades rurales) y entrevistas con los maestros a través de cuestionario estructurado. Así, la metodología de la investigación es teórica y empírica, cualitativa y cuantitativa. La tesis se divide en siete capítulos: territorialidad campesina y metropolización de la Região Metropolitana de Belo Horizonte; Praxis y subalternidad; El concepto de trabajo docente; Trabajo y fuerza de trabajo en Marx; Fuerza de trabajo metropolitana y práxis desterritorializada; Los maestros deHumanas de Jaboticatubas; Territorialidad y trabajo docente. Los re sultados de la encuesta muestran que: a) la metropolizacion de la porción nordestal de la Região Metropolitana de Belo Horizonte, en el município de Jaboticatubas, reconfigura las relaciones entre el campo y la ciudad, entre la zona rural y la zona urbana, produciendo el espacio como uma unidad contradictoria entre trabajo, estado y capital; b) el trabajo docente, en las escuelas estatales de Jaboticatubas, articula de modo contradictorio determinaciones propias de una fuerza de trabajo y de una praxis educativa, no se comprendiendo por un dualismo entre la actividad educativa y el proceso de trabajo; c) la categoria fuerza de trabajo permite una lectura del mundo de trabajo en la metropolizacion que expone los fundamentos de la mobilidad y de la subalternidad, sea en la forma de trabajo metropolitana, sea en la forma del trabajo docente; e) el planeamiento urbano y metropolitano, de un lado, y, de otro, el planeamiento escolar y pedagógico, se realizan por medio de una lógica estatista y capitalista que se articula y resuelta que la reprodución de la escuela mantiene una relación contradictoria con la producción del espacio.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalhoProfessores Aspectos sociaisCamponesesEducaçãoPrática de ensinoTrabalho docenteTerritorialidadeMetropolizaçãoCampesinatoOs professores de Humanas de Jaboticatubas: territorialidade e trabalho docente no campo metropolitanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALconde_fernando_2016_tese_os_professores_de_humanas_de_jaboticatubas.pdfapplication/pdf9552977https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8FD3/1/conde_fernando_2016_tese_os_professores_de_humanas_de_jaboticatubas.pdf52e72b4ef20b26b596cccdd916000de0MD51TEXTconde_fernando_2016_tese_os_professores_de_humanas_de_jaboticatubas.pdf.txtconde_fernando_2016_tese_os_professores_de_humanas_de_jaboticatubas.pdf.txtExtracted texttext/plain656858https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR8FD3/2/conde_fernando_2016_tese_os_professores_de_humanas_de_jaboticatubas.pdf.txt2569d65b9ffe02c26139189e145466e5MD521843/BUOS-AR8FD32019-11-14 06:42:35.721oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR8FD3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:42:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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