A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tania Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQGEB
Resumo: Este trabalho trata-se do tema educação inclusiva nas escolas públicas sob o aspecto da inserção e da inclusão social de uma criança autista na Escola Estadual Helena Guerra, procurando evidenciar o quanto é importante reconhecer antes de tudo o aluno como pessoa que deve ter seus direitos resguardados. Os objetivos são analisar aspectos da integração e inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais, discriminadas e/ou excluídas de alguma forma nas salas de aula. Por ser um tema polêmico e envolver a sociedade de modo geral, temos como objetivo determinar onde começam as maiores dificuldades de compreensão da inclusão social. Entretanto para atingir o ideal da inclusão social, onde todos tenham direito a educação sem distinção, é preciso que a escola e todos os envolvidos estejam preparados e queiram a inclusão como processo fundamental para a melhoria da qualidade de vida com a participação de todos, desta maneira o sucesso e o fracasso será responsabilidade de todos.
id UFMG_778889d5bc709045a33cdb4b25c76842
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQGEB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Angelica Araujo RibeiroTania Aparecida de Souza2019-08-11T05:46:46Z2019-08-11T05:46:46Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQGEBEste trabalho trata-se do tema educação inclusiva nas escolas públicas sob o aspecto da inserção e da inclusão social de uma criança autista na Escola Estadual Helena Guerra, procurando evidenciar o quanto é importante reconhecer antes de tudo o aluno como pessoa que deve ter seus direitos resguardados. Os objetivos são analisar aspectos da integração e inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais, discriminadas e/ou excluídas de alguma forma nas salas de aula. Por ser um tema polêmico e envolver a sociedade de modo geral, temos como objetivo determinar onde começam as maiores dificuldades de compreensão da inclusão social. Entretanto para atingir o ideal da inclusão social, onde todos tenham direito a educação sem distinção, é preciso que a escola e todos os envolvidos estejam preparados e queiram a inclusão como processo fundamental para a melhoria da qualidade de vida com a participação de todos, desta maneira o sucesso e o fracasso será responsabilidade de todos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação inclusivaEducação especialInclusão em educaçãoEscolas Organização e administraçãoEducação inclusivaAutismoInserçãoA realidade da educação inclusiva nas escolas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtania_aparecida_de_souza_turma_3_aprovado.pdfapplication/pdf225402https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQGEB/1/tania_aparecida_de_souza_turma_3_aprovado.pdfe3951f6c3dd46230e221d6322704f804MD51TEXTtania_aparecida_de_souza_turma_3_aprovado.pdf.txttania_aparecida_de_souza_turma_3_aprovado.pdf.txtExtracted texttext/plain123901https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQGEB/2/tania_aparecida_de_souza_turma_3_aprovado.pdf.txt3b7ce2b5775086e070ba11a493b90ebeMD521843/BUOS-9XQGEB2019-11-14 08:08:41.241oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQGEBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:08:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas
title A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas
spellingShingle A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas
Tania Aparecida de Souza
Educação inclusiva
Autismo
Inserção
Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
title_short A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas
title_full A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas
title_fullStr A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas
title_full_unstemmed A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas
title_sort A realidade da educação inclusiva nas escolas públicas
author Tania Aparecida de Souza
author_facet Tania Aparecida de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Angelica Araujo Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Tania Aparecida de Souza
contributor_str_mv Maria Angelica Araujo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Autismo
Inserção
topic Educação inclusiva
Autismo
Inserção
Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão em educação
Escolas Organização e administração
description Este trabalho trata-se do tema educação inclusiva nas escolas públicas sob o aspecto da inserção e da inclusão social de uma criança autista na Escola Estadual Helena Guerra, procurando evidenciar o quanto é importante reconhecer antes de tudo o aluno como pessoa que deve ter seus direitos resguardados. Os objetivos são analisar aspectos da integração e inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais, discriminadas e/ou excluídas de alguma forma nas salas de aula. Por ser um tema polêmico e envolver a sociedade de modo geral, temos como objetivo determinar onde começam as maiores dificuldades de compreensão da inclusão social. Entretanto para atingir o ideal da inclusão social, onde todos tenham direito a educação sem distinção, é preciso que a escola e todos os envolvidos estejam preparados e queiram a inclusão como processo fundamental para a melhoria da qualidade de vida com a participação de todos, desta maneira o sucesso e o fracasso será responsabilidade de todos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T05:46:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T05:46:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQGEB
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQGEB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQGEB/1/tania_aparecida_de_souza_turma_3_aprovado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQGEB/2/tania_aparecida_de_souza_turma_3_aprovado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e3951f6c3dd46230e221d6322704f804
3b7ce2b5775086e070ba11a493b90ebe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589360785817600