Autoria e colaboração criativa no projeto arquitetônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Waisberg
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHEMH
Resumo: Este trabalho trata de mudanças na prática arquitetônica ocasionada pela transformação no conceito de autoria e pelo aparecimento das novas tecnologias da informação. Outros fatores como a concentração espacial e temporal e seus efeitos na colaboração são utilizados como material para um estudo comparativo entre duas modalidades de Ateliê de Projetos Arquitetônicos, realizadas na Escola de Arquiteturada Universidade Federal de Minas Gerais. Na primeira modalidade, descreve-se a participação deste arquiteto como professor na disciplina optativa Ateliê Virtual de Projetos, que é um projeto de pesquisa em andamento e constitui um ambiente interativo para colaboração, utilizando comunicação mediada por computadores, com participantes de universidades de outras localidades brasileiras. Os ateliês virtuais ou Virtual Design Studios são ateliês distribuídos no espaço, com participantes de várias localidades, e no tempo, com comunicação sincronizada e assíncrona. Na segunda modalidade, foi criada uma disciplina para a realização de projetos para concursos nacionais e internacionais, com mesma carga horária, mas com concentração de aulas durante uma semana e com participantes vinculados ao mesmoespaço físico. A partir destes experimentos e outros relatos, pretende-se contribuir para o entendimento das variáveis que afetam o processo criativo em equipe.