Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosângela Rodrigues Melo de Andrade
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSFWV
Resumo: Esta monografia tem como tema as práticas educativas estabelecidas por meio do projeto pedagógico. O principal objetivo deste estudo é construir o Projeto Político Pedagógico da Escola Técnica do SUS, e os objetivos específicos são identificar a conexão entre teoria e prática acerca do Projeto Político Pedagógico, diagnosticar os marcos filosóficos, teóricos e metodológicos do Projeto Político Pedagógico Escolar, voltado para a Escola Técnica do SUS-Piauí, mapear as dificuldades de se implantar o Projeto Político Pedagógico na escola, assim como, propor alternativas de um trabalho coletivo entre escola e comunidade para vivenciar a execução do Projeto Político Pedagógico. A intenção da escolha da temática em questão está em mostrar a importância social do Projeto Político-Pedagógico no contexto escolar, uma vez que o seu processo de construção e execução visa planejar a ação presente com vistas à transformação da realidade, pois é em função da melhoria dos serviços educacionais que se considera importante estruturar princípios que norteiam as práticas educativas. Este trabalho envolve pesquisa bibliográfica e de campo realizada na ETSUS-PI (Escola Técnica do SUS) - Piauí, tendo como sujeitos depesquisa os atores da referida escola: Instrutores, coordenadores técnicos e pedagógicos, alunos, pessoal de apoio e corpo técnico. O estudo proposto será iniciado pela realização de um planejamento e preparação coletiva do Projeto Político Pedagógico. O projeto político pedagógico da escola deve expressar intenções, valores e concepções fundamentais às ações educativas propostas, tendo como finalidade última contribuir para a formação de trabalhadores que potencializem a consolidação do SUS. A conclusão mais incisiva é que a construçãodo Projeto Político Pedagógico da ETSUS: a reconstrução de uma prática educativa e autônoma trata-se de fortalecer a construção de uma escola em perspectiva reflexiva e crítica, pautada em valores democráticos e em formação emancipadora, que possibilite a atuação crítica, criativa e compromissada no mundo do trabalho da saúde e a participação político social como cidadão.
id UFMG_78101cb84c15516b6ab5d69fb31f2606
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSFWV
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriane VieiraEulita Maria BarcelosRosângela Rodrigues Melo de Andrade2019-08-09T12:51:44Z2019-08-09T12:51:44Z2013-11-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSFWVEsta monografia tem como tema as práticas educativas estabelecidas por meio do projeto pedagógico. O principal objetivo deste estudo é construir o Projeto Político Pedagógico da Escola Técnica do SUS, e os objetivos específicos são identificar a conexão entre teoria e prática acerca do Projeto Político Pedagógico, diagnosticar os marcos filosóficos, teóricos e metodológicos do Projeto Político Pedagógico Escolar, voltado para a Escola Técnica do SUS-Piauí, mapear as dificuldades de se implantar o Projeto Político Pedagógico na escola, assim como, propor alternativas de um trabalho coletivo entre escola e comunidade para vivenciar a execução do Projeto Político Pedagógico. A intenção da escolha da temática em questão está em mostrar a importância social do Projeto Político-Pedagógico no contexto escolar, uma vez que o seu processo de construção e execução visa planejar a ação presente com vistas à transformação da realidade, pois é em função da melhoria dos serviços educacionais que se considera importante estruturar princípios que norteiam as práticas educativas. Este trabalho envolve pesquisa bibliográfica e de campo realizada na ETSUS-PI (Escola Técnica do SUS) - Piauí, tendo como sujeitos depesquisa os atores da referida escola: Instrutores, coordenadores técnicos e pedagógicos, alunos, pessoal de apoio e corpo técnico. O estudo proposto será iniciado pela realização de um planejamento e preparação coletiva do Projeto Político Pedagógico. O projeto político pedagógico da escola deve expressar intenções, valores e concepções fundamentais às ações educativas propostas, tendo como finalidade última contribuir para a formação de trabalhadores que potencializem a consolidação do SUS. A conclusão mais incisiva é que a construçãodo Projeto Político Pedagógico da ETSUS: a reconstrução de uma prática educativa e autônoma trata-se de fortalecer a construção de uma escola em perspectiva reflexiva e crítica, pautada em valores democráticos e em formação emancipadora, que possibilite a atuação crítica, criativa e compromissada no mundo do trabalho da saúde e a participação político social como cidadão.This monograph is themed educational practices established by the pedagogical project. The main objective of this study is to build the Educational Policy Project Technical School SUS, and the specific objectives are to identify the connection between theory and practice of the Educational Policy Project, diagnose landmarks philosophical, theoretical and methodological School of Educational Policy Project,aimed Technical School for the SUS-Piauí, mapping the difficulties of implementing the Political Pedagogical Project in school, as well as propose alternative collective work between school and community to experience the implementation of Project Political. The intention of the choice of the theme in question is to show the social importance of the Political-Pedagogical the school context, since the process of building and running the action plan aims to present with a view to transform reality, it is a function of improvement of educational services which are considered important structuring principles that guide educational practices. This work involves literature research and field work carried out in ETSUS-PI (Technical School SUS) - Piauí, whose research subjects actors of this school: Teachers, teaching and technical coordinators, students, support staff and technical staff. The proposed study will beinitiated by holding a conference planning and preparation of Project Political. The political pedagogical project of the school must express intentions, values and concepts fundamental to the educational proposals, ultimately aim to contribute to the training of workers that enhance the consolidation of SUS. The conclusion is that more effective construction of the Political Pedagogical ETSUS: the reconstruction ofeducational practice and unattended it is to strengthen the construction of a school in reflective and critical perspective, based on democratic values and emancipatory education, enabling the performance critical, creative and committed in the workplace health and social political participation as citizens.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemProjeto Político Pedagógico ETSUS/PIPráticaEducativaConstruçãoProjeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa_monografia_ros_ngela___atual__revisada.pdfapplication/pdf20442https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSFWV/1/capa_monografia_ros_ngela___atual__revisada.pdf36e69d437a8d6d9efb7218dd47e36e8bMD51monografia_ros_ngela___atual_revisada.pdfapplication/pdf141758https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSFWV/2/monografia_ros_ngela___atual_revisada.pdf9c31ac99f5d4d90fc5b3aefde418dd36MD52TEXTcapa_monografia_ros_ngela___atual__revisada.pdf.txtcapa_monografia_ros_ngela___atual__revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain9478https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSFWV/3/capa_monografia_ros_ngela___atual__revisada.pdf.txtba5c12b8f9bee171129ddb357e8f5e72MD53monografia_ros_ngela___atual_revisada.pdf.txtmonografia_ros_ngela___atual_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain67985https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSFWV/4/monografia_ros_ngela___atual_revisada.pdf.txt1da791f7b6c960e0fdd772710846c1beMD541843/BUBD-9KSFWV2019-11-14 05:00:20.014oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KSFWVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:00:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
title Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
spellingShingle Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
Rosângela Rodrigues Melo de Andrade
Projeto Político Pedagógico ETSUS/PI
Prática
Educativa
Construção
Educação em Enfermagem
title_short Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
title_full Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
title_fullStr Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
title_full_unstemmed Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
title_sort Projeto político pedagógico da ETSUS: a construção de uma prática educativa
author Rosângela Rodrigues Melo de Andrade
author_facet Rosângela Rodrigues Melo de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriane Vieira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eulita Maria Barcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosângela Rodrigues Melo de Andrade
contributor_str_mv Adriane Vieira
Eulita Maria Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto Político Pedagógico ETSUS/PI
Prática
Educativa
Construção
topic Projeto Político Pedagógico ETSUS/PI
Prática
Educativa
Construção
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Esta monografia tem como tema as práticas educativas estabelecidas por meio do projeto pedagógico. O principal objetivo deste estudo é construir o Projeto Político Pedagógico da Escola Técnica do SUS, e os objetivos específicos são identificar a conexão entre teoria e prática acerca do Projeto Político Pedagógico, diagnosticar os marcos filosóficos, teóricos e metodológicos do Projeto Político Pedagógico Escolar, voltado para a Escola Técnica do SUS-Piauí, mapear as dificuldades de se implantar o Projeto Político Pedagógico na escola, assim como, propor alternativas de um trabalho coletivo entre escola e comunidade para vivenciar a execução do Projeto Político Pedagógico. A intenção da escolha da temática em questão está em mostrar a importância social do Projeto Político-Pedagógico no contexto escolar, uma vez que o seu processo de construção e execução visa planejar a ação presente com vistas à transformação da realidade, pois é em função da melhoria dos serviços educacionais que se considera importante estruturar princípios que norteiam as práticas educativas. Este trabalho envolve pesquisa bibliográfica e de campo realizada na ETSUS-PI (Escola Técnica do SUS) - Piauí, tendo como sujeitos depesquisa os atores da referida escola: Instrutores, coordenadores técnicos e pedagógicos, alunos, pessoal de apoio e corpo técnico. O estudo proposto será iniciado pela realização de um planejamento e preparação coletiva do Projeto Político Pedagógico. O projeto político pedagógico da escola deve expressar intenções, valores e concepções fundamentais às ações educativas propostas, tendo como finalidade última contribuir para a formação de trabalhadores que potencializem a consolidação do SUS. A conclusão mais incisiva é que a construçãodo Projeto Político Pedagógico da ETSUS: a reconstrução de uma prática educativa e autônoma trata-se de fortalecer a construção de uma escola em perspectiva reflexiva e crítica, pautada em valores democráticos e em formação emancipadora, que possibilite a atuação crítica, criativa e compromissada no mundo do trabalho da saúde e a participação político social como cidadão.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:51:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:51:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSFWV
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KSFWV
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSFWV/1/capa_monografia_ros_ngela___atual__revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSFWV/2/monografia_ros_ngela___atual_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSFWV/3/capa_monografia_ros_ngela___atual__revisada.pdf.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KSFWV/4/monografia_ros_ngela___atual_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 36e69d437a8d6d9efb7218dd47e36e8b
9c31ac99f5d4d90fc5b3aefde418dd36
ba5c12b8f9bee171129ddb357e8f5e72
1da791f7b6c960e0fdd772710846c1be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589248754909184