Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXM |
Resumo: | Este Projeto de Intervenção tem como tema os instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los e tem como objetivo geral elaborar instrumentos que proporcionem a avaliação do trabalho da ETSUS-PI, os objetivos específicos identificar dimensões a serem avaliadas em relação às práticas da ETSUS-PI sob a visão: dos docentes da ETSUS-PI; dos discentes da ETSUS-PI; do corpo técnico administrativo da ETSUS-PI; da gestão dos serviços de saúde; e da comunidade diretamente relacionada às práticas profissionais dos egressos da ETSUS-PI. As questões norteadoras nas quais esta pesquisa baseou-se dizem respeito a: Como avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI? Que instrumentos aplicar aos atores sociais envolvidos no processo de trabalho? Como manter uma padronização nos registros do processo avaliativo da ETSUS-PI? Esse estudo se justifica pela inexistência de instrumentos próprios que possibilitem a avaliação das atividades desenvolvidas na ETSUS-PI, assim como, pela carência de registros (padronização) das atividades avaliativas escolares e, a necessidade de avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI, conforme a perspectiva dos atores sociais implicados no processo de trabalho, com o intuito de qualificar e potencializar o mesmo. Este trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica, buscando-se informações sobre a avaliação e a participação efetiva da comunidade institucional. A conclusão mais incisiva é que o olhar avaliativo possibilita ampliar a consciência acerca das possibilidades e limites de atuação da escola, alem de permitir uma visualização da abrangência do trabalho e das competências que precisam ser desenvolvidas para responder as demandas sociais e educativas. |
id |
UFMG_abd7c01af88ab6a19d81f59a3921125d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR5NXM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sonia Maria Nunes VianaSalete Maria de Fatima SilqueiraLívia de Almeida Soares2019-08-09T21:55:23Z2019-08-09T21:55:23Z2013-07-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXMEste Projeto de Intervenção tem como tema os instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los e tem como objetivo geral elaborar instrumentos que proporcionem a avaliação do trabalho da ETSUS-PI, os objetivos específicos identificar dimensões a serem avaliadas em relação às práticas da ETSUS-PI sob a visão: dos docentes da ETSUS-PI; dos discentes da ETSUS-PI; do corpo técnico administrativo da ETSUS-PI; da gestão dos serviços de saúde; e da comunidade diretamente relacionada às práticas profissionais dos egressos da ETSUS-PI. As questões norteadoras nas quais esta pesquisa baseou-se dizem respeito a: Como avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI? Que instrumentos aplicar aos atores sociais envolvidos no processo de trabalho? Como manter uma padronização nos registros do processo avaliativo da ETSUS-PI? Esse estudo se justifica pela inexistência de instrumentos próprios que possibilitem a avaliação das atividades desenvolvidas na ETSUS-PI, assim como, pela carência de registros (padronização) das atividades avaliativas escolares e, a necessidade de avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI, conforme a perspectiva dos atores sociais implicados no processo de trabalho, com o intuito de qualificar e potencializar o mesmo. Este trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica, buscando-se informações sobre a avaliação e a participação efetiva da comunidade institucional. A conclusão mais incisiva é que o olhar avaliativo possibilita ampliar a consciência acerca das possibilidades e limites de atuação da escola, alem de permitir uma visualização da abrangência do trabalho e das competências que precisam ser desenvolvidas para responder as demandas sociais e educativas.This Intervention Project has as its theme the assessment tools ETSUS-PI: the challenge of building them and aims to develop instruments that provide overall evaluation of the work of ETSUS-PI, the specific objectives identified dimensions to be assessed in relation practices of ETSUS-PI under the vision of the faculty ETSUSPI; students in the ETSUS-PI; staff's administrative ETSUS-PI; management of health services, and community directly related to professional practices of graduates the ETSUS-PI. The guiding questions in which this research was based on concern: How to assess the actions taken by ETSUS-PI? Instruments that apply to the social actors involved in the process work? How to keep records in a standardization of the evaluation process of ETSUS-PI? This study is justified by the lack of proper instruments to enable the assessment of the activities developed in ETSUS-PI, as well as by the lack of records (standardization) of evaluation activities and school, the need to assess the actions taken by ETSUS-PI, as the perspective of the social actors involved in the work process, in order to qualify and enhance it. This work will be carried out through literature, seeking information about the evaluation and the effective participation of the institutional community. The conclusion is that the more incisive appraising look to widen awareness of the possibilities and limits of operation of the school, in addition to allowing a visualization of the scope of work and skills that need to be developed to meet the educational and social demands.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemConstruirAvaliaçãoInstrumentosETSUS/PIInstrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-losinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_cegepe_finalizado.pdfapplication/pdf293649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NXM/1/tcc_cegepe_finalizado.pdf75d3fafad486fdbe553210aa762a7659MD51TEXTtcc_cegepe_finalizado.pdf.txttcc_cegepe_finalizado.pdf.txtExtracted texttext/plain86095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NXM/2/tcc_cegepe_finalizado.pdf.txta43d0cd23e2a62b3d1f65e0b83ad56daMD521843/BUBD-AR5NXM2019-11-14 07:28:56.496oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR5NXMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:28:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los |
title |
Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los |
spellingShingle |
Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los Lívia de Almeida Soares Construir Avaliação Instrumentos ETSUS/PI Educação em Enfermagem |
title_short |
Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los |
title_full |
Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los |
title_fullStr |
Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los |
title_full_unstemmed |
Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los |
title_sort |
Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los |
author |
Lívia de Almeida Soares |
author_facet |
Lívia de Almeida Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sonia Maria Nunes Viana |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Salete Maria de Fatima Silqueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lívia de Almeida Soares |
contributor_str_mv |
Sonia Maria Nunes Viana Salete Maria de Fatima Silqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construir Avaliação Instrumentos ETSUS/PI |
topic |
Construir Avaliação Instrumentos ETSUS/PI Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
Este Projeto de Intervenção tem como tema os instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los e tem como objetivo geral elaborar instrumentos que proporcionem a avaliação do trabalho da ETSUS-PI, os objetivos específicos identificar dimensões a serem avaliadas em relação às práticas da ETSUS-PI sob a visão: dos docentes da ETSUS-PI; dos discentes da ETSUS-PI; do corpo técnico administrativo da ETSUS-PI; da gestão dos serviços de saúde; e da comunidade diretamente relacionada às práticas profissionais dos egressos da ETSUS-PI. As questões norteadoras nas quais esta pesquisa baseou-se dizem respeito a: Como avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI? Que instrumentos aplicar aos atores sociais envolvidos no processo de trabalho? Como manter uma padronização nos registros do processo avaliativo da ETSUS-PI? Esse estudo se justifica pela inexistência de instrumentos próprios que possibilitem a avaliação das atividades desenvolvidas na ETSUS-PI, assim como, pela carência de registros (padronização) das atividades avaliativas escolares e, a necessidade de avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI, conforme a perspectiva dos atores sociais implicados no processo de trabalho, com o intuito de qualificar e potencializar o mesmo. Este trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica, buscando-se informações sobre a avaliação e a participação efetiva da comunidade institucional. A conclusão mais incisiva é que o olhar avaliativo possibilita ampliar a consciência acerca das possibilidades e limites de atuação da escola, alem de permitir uma visualização da abrangência do trabalho e das competências que precisam ser desenvolvidas para responder as demandas sociais e educativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T21:55:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T21:55:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NXM/1/tcc_cegepe_finalizado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NXM/2/tcc_cegepe_finalizado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75d3fafad486fdbe553210aa762a7659 a43d0cd23e2a62b3d1f65e0b83ad56da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589171094224896 |