Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lívia de Almeida Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXM
Resumo: Este Projeto de Intervenção tem como tema os instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los e tem como objetivo geral elaborar instrumentos que proporcionem a avaliação do trabalho da ETSUS-PI, os objetivos específicos identificar dimensões a serem avaliadas em relação às práticas da ETSUS-PI sob a visão: dos docentes da ETSUS-PI; dos discentes da ETSUS-PI; do corpo técnico administrativo da ETSUS-PI; da gestão dos serviços de saúde; e da comunidade diretamente relacionada às práticas profissionais dos egressos da ETSUS-PI. As questões norteadoras nas quais esta pesquisa baseou-se dizem respeito a: Como avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI? Que instrumentos aplicar aos atores sociais envolvidos no processo de trabalho? Como manter uma padronização nos registros do processo avaliativo da ETSUS-PI? Esse estudo se justifica pela inexistência de instrumentos próprios que possibilitem a avaliação das atividades desenvolvidas na ETSUS-PI, assim como, pela carência de registros (padronização) das atividades avaliativas escolares e, a necessidade de avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI, conforme a perspectiva dos atores sociais implicados no processo de trabalho, com o intuito de qualificar e potencializar o mesmo. Este trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica, buscando-se informações sobre a avaliação e a participação efetiva da comunidade institucional. A conclusão mais incisiva é que o olhar avaliativo possibilita ampliar a consciência acerca das possibilidades e limites de atuação da escola, alem de permitir uma visualização da abrangência do trabalho e das competências que precisam ser desenvolvidas para responder as demandas sociais e educativas.
id UFMG_abd7c01af88ab6a19d81f59a3921125d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR5NXM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sonia Maria Nunes VianaSalete Maria de Fatima SilqueiraLívia de Almeida Soares2019-08-09T21:55:23Z2019-08-09T21:55:23Z2013-07-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXMEste Projeto de Intervenção tem como tema os instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los e tem como objetivo geral elaborar instrumentos que proporcionem a avaliação do trabalho da ETSUS-PI, os objetivos específicos identificar dimensões a serem avaliadas em relação às práticas da ETSUS-PI sob a visão: dos docentes da ETSUS-PI; dos discentes da ETSUS-PI; do corpo técnico administrativo da ETSUS-PI; da gestão dos serviços de saúde; e da comunidade diretamente relacionada às práticas profissionais dos egressos da ETSUS-PI. As questões norteadoras nas quais esta pesquisa baseou-se dizem respeito a: Como avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI? Que instrumentos aplicar aos atores sociais envolvidos no processo de trabalho? Como manter uma padronização nos registros do processo avaliativo da ETSUS-PI? Esse estudo se justifica pela inexistência de instrumentos próprios que possibilitem a avaliação das atividades desenvolvidas na ETSUS-PI, assim como, pela carência de registros (padronização) das atividades avaliativas escolares e, a necessidade de avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI, conforme a perspectiva dos atores sociais implicados no processo de trabalho, com o intuito de qualificar e potencializar o mesmo. Este trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica, buscando-se informações sobre a avaliação e a participação efetiva da comunidade institucional. A conclusão mais incisiva é que o olhar avaliativo possibilita ampliar a consciência acerca das possibilidades e limites de atuação da escola, alem de permitir uma visualização da abrangência do trabalho e das competências que precisam ser desenvolvidas para responder as demandas sociais e educativas.This Intervention Project has as its theme the assessment tools ETSUS-PI: the challenge of building them and aims to develop instruments that provide overall evaluation of the work of ETSUS-PI, the specific objectives identified dimensions to be assessed in relation practices of ETSUS-PI under the vision of the faculty ETSUSPI; students in the ETSUS-PI; staff's administrative ETSUS-PI; management of health services, and community directly related to professional practices of graduates the ETSUS-PI. The guiding questions in which this research was based on concern: How to assess the actions taken by ETSUS-PI? Instruments that apply to the social actors involved in the process work? How to keep records in a standardization of the evaluation process of ETSUS-PI? This study is justified by the lack of proper instruments to enable the assessment of the activities developed in ETSUS-PI, as well as by the lack of records (standardization) of evaluation activities and school, the need to assess the actions taken by ETSUS-PI, as the perspective of the social actors involved in the work process, in order to qualify and enhance it. This work will be carried out through literature, seeking information about the evaluation and the effective participation of the institutional community. The conclusion is that the more incisive appraising look to widen awareness of the possibilities and limits of operation of the school, in addition to allowing a visualization of the scope of work and skills that need to be developed to meet the educational and social demands.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemConstruirAvaliaçãoInstrumentosETSUS/PIInstrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-losinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_cegepe_finalizado.pdfapplication/pdf293649https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NXM/1/tcc_cegepe_finalizado.pdf75d3fafad486fdbe553210aa762a7659MD51TEXTtcc_cegepe_finalizado.pdf.txttcc_cegepe_finalizado.pdf.txtExtracted texttext/plain86095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NXM/2/tcc_cegepe_finalizado.pdf.txta43d0cd23e2a62b3d1f65e0b83ad56daMD521843/BUBD-AR5NXM2019-11-14 07:28:56.496oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR5NXMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:28:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
title Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
spellingShingle Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
Lívia de Almeida Soares
Construir
Avaliação
Instrumentos
ETSUS/PI
Educação em Enfermagem
title_short Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
title_full Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
title_fullStr Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
title_full_unstemmed Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
title_sort Instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los
author Lívia de Almeida Soares
author_facet Lívia de Almeida Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sonia Maria Nunes Viana
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Salete Maria de Fatima Silqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lívia de Almeida Soares
contributor_str_mv Sonia Maria Nunes Viana
Salete Maria de Fatima Silqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Construir
Avaliação
Instrumentos
ETSUS/PI
topic Construir
Avaliação
Instrumentos
ETSUS/PI
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description Este Projeto de Intervenção tem como tema os instrumentos de avaliação da ETSUS-PI: o desafio de construí-los e tem como objetivo geral elaborar instrumentos que proporcionem a avaliação do trabalho da ETSUS-PI, os objetivos específicos identificar dimensões a serem avaliadas em relação às práticas da ETSUS-PI sob a visão: dos docentes da ETSUS-PI; dos discentes da ETSUS-PI; do corpo técnico administrativo da ETSUS-PI; da gestão dos serviços de saúde; e da comunidade diretamente relacionada às práticas profissionais dos egressos da ETSUS-PI. As questões norteadoras nas quais esta pesquisa baseou-se dizem respeito a: Como avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI? Que instrumentos aplicar aos atores sociais envolvidos no processo de trabalho? Como manter uma padronização nos registros do processo avaliativo da ETSUS-PI? Esse estudo se justifica pela inexistência de instrumentos próprios que possibilitem a avaliação das atividades desenvolvidas na ETSUS-PI, assim como, pela carência de registros (padronização) das atividades avaliativas escolares e, a necessidade de avaliar as ações desenvolvidas pela ETSUS-PI, conforme a perspectiva dos atores sociais implicados no processo de trabalho, com o intuito de qualificar e potencializar o mesmo. Este trabalho será realizado mediante pesquisa bibliográfica, buscando-se informações sobre a avaliação e a participação efetiva da comunidade institucional. A conclusão mais incisiva é que o olhar avaliativo possibilita ampliar a consciência acerca das possibilidades e limites de atuação da escola, alem de permitir uma visualização da abrangência do trabalho e das competências que precisam ser desenvolvidas para responder as demandas sociais e educativas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T21:55:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T21:55:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXM
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5NXM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NXM/1/tcc_cegepe_finalizado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5NXM/2/tcc_cegepe_finalizado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 75d3fafad486fdbe553210aa762a7659
a43d0cd23e2a62b3d1f65e0b83ad56da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589171094224896