Da energia pensada à energia vivida: um diálogo intercultural com as ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo dos Santos Crepalde
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TXLKM
Resumo: Neste trabalho examinamos o desenvolvimento do conceito energia no contexto de uma proposta de educação intercultural na formação de educadores do campo, bem como o modo que os sujeitos dessa experiência povoam de novos sentidos, dialógica/dialeticamente, o conceito. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa pela natureza diferenciada, interativa e intencional dos nossos objetivos de pesquisa e das relações que construímos com os sujeitos estudados. Os dados foram coletados em três módulos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Vida e da Natureza - UFMG. Para analisar o desenvolvimento desse conceito para os sujeitos, nos valemos dos quatro temas propostos por Solomon (1992) para o conceito energia como forma de compreender os processos de conceitualização dos estudantes, nos domínios cotidiano e científico, nas atividades de abertura e fechamento desses módulos. Entendemos o desenvolvimento do conceito científico como parte de um movimento vivo, da generalização que ascende ao concreto. Também selecionamos alguns episódios de interações em sala de aula que ilustram o diálogo intercultural entre as ciências e as vivências dos estudantes da Licenciatura do Campo. Observamos, sobretudo, relações de entrelaçamentos/hibridismos entre as palavras alheias (da ciência escolar) e as dos estudantes do campo marcadas por sua atitude ativa e responsiva. A construção de relações interculturais a partir do diálogo dos significados cotidianos e científicos, principalmente quando esses conceitos são designados pelas mesmas palavras, pode constituir-se um poderoso instrumento de sua ressignificação ou, dito de outro modo, de construção do verdadeiro conceito no sentido utilizado por Vigotski
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