Da energia pensada à energia vivida: um diálogo intercultural com as ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TXLKM |
Resumo: | Neste trabalho examinamos o desenvolvimento do conceito energia no contexto de uma proposta de educação intercultural na formação de educadores do campo, bem como o modo que os sujeitos dessa experiência povoam de novos sentidos, dialógica/dialeticamente, o conceito. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa pela natureza diferenciada, interativa e intencional dos nossos objetivos de pesquisa e das relações que construímos com os sujeitos estudados. Os dados foram coletados em três módulos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Vida e da Natureza - UFMG. Para analisar o desenvolvimento desse conceito para os sujeitos, nos valemos dos quatro temas propostos por Solomon (1992) para o conceito energia como forma de compreender os processos de conceitualização dos estudantes, nos domínios cotidiano e científico, nas atividades de abertura e fechamento desses módulos. Entendemos o desenvolvimento do conceito científico como parte de um movimento vivo, da generalização que ascende ao concreto. Também selecionamos alguns episódios de interações em sala de aula que ilustram o diálogo intercultural entre as ciências e as vivências dos estudantes da Licenciatura do Campo. Observamos, sobretudo, relações de entrelaçamentos/hibridismos entre as palavras alheias (da ciência escolar) e as dos estudantes do campo marcadas por sua atitude ativa e responsiva. A construção de relações interculturais a partir do diálogo dos significados cotidianos e científicos, principalmente quando esses conceitos são designados pelas mesmas palavras, pode constituir-se um poderoso instrumento de sua ressignificação ou, dito de outro modo, de construção do verdadeiro conceito no sentido utilizado por Vigotski |
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Orlando Gomes de Aguiar JuniorAdelson Fernandes MoreiraEduardo Fleury MortimerRodrigo dos Santos Crepalde2019-08-14T13:44:35Z2019-08-14T13:44:35Z2012-04-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8TXLKMNeste trabalho examinamos o desenvolvimento do conceito energia no contexto de uma proposta de educação intercultural na formação de educadores do campo, bem como o modo que os sujeitos dessa experiência povoam de novos sentidos, dialógica/dialeticamente, o conceito. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa pela natureza diferenciada, interativa e intencional dos nossos objetivos de pesquisa e das relações que construímos com os sujeitos estudados. Os dados foram coletados em três módulos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Ciências da Vida e da Natureza - UFMG. Para analisar o desenvolvimento desse conceito para os sujeitos, nos valemos dos quatro temas propostos por Solomon (1992) para o conceito energia como forma de compreender os processos de conceitualização dos estudantes, nos domínios cotidiano e científico, nas atividades de abertura e fechamento desses módulos. Entendemos o desenvolvimento do conceito científico como parte de um movimento vivo, da generalização que ascende ao concreto. Também selecionamos alguns episódios de interações em sala de aula que ilustram o diálogo intercultural entre as ciências e as vivências dos estudantes da Licenciatura do Campo. Observamos, sobretudo, relações de entrelaçamentos/hibridismos entre as palavras alheias (da ciência escolar) e as dos estudantes do campo marcadas por sua atitude ativa e responsiva. A construção de relações interculturais a partir do diálogo dos significados cotidianos e científicos, principalmente quando esses conceitos são designados pelas mesmas palavras, pode constituir-se um poderoso instrumento de sua ressignificação ou, dito de outro modo, de construção do verdadeiro conceito no sentido utilizado por VigotskiIn this study we examined the development of the energy concept in the context of a proposal for intercultural education in rural science teacher education, and the way that the subjects of this study inhabit with new meanings, dialogic / dialectically, the concept. It is therefore a qualitative research, by the singular, interactive and intentional nature of our research goals and the relationships we build with the subjects studied. Data were collected in three didactical modules of a Teaching Training Program in Rural Science Education major in Life and Natural Sciences in UFMG. We use the four themes proposed by Solomon (1992) concept of energy, both in everyday and scientific fields, as a way to understand the process of conceptual development by the students in the opening and closing activities of these modules. We understand the development of scientific concepts as part of a living movement, of a generalization which ascends to the concrete. We also selected a few episodes of interactions in the classroom that illustrate the intercultural dialogue between science and the field experiences of the students. We observed, especially, relations of twists / hybridism between the words of others (school science) and the field students words marked by active and responsive attitude. The construction of intercultural dialogue between the everyday and the scientific meanings, mainly when these concepts are designated by the same words, can constitute a powerful instrument of reframing or, best saying, following the construction of a true concept, as Vygotsky claimedUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCiencia Estudo e ensino EducaçãoFormação de conceitosEducação ruralConceitos cotidianos e científicosEducação intercultural em ciênciasenergiaEnsino deEducação do campoDesenvolvimento de conceitosDa energia pensada à energia vivida: um diálogo intercultural com as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdfapplication/pdf1176777https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8TXLKM/1/disserta__o_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdf9f96dd057601c84773760fb7c93e848aMD51TEXTdisserta__o_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdf.txtdisserta__o_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdf.txtExtracted texttext/plain423270https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8TXLKM/2/disserta__o_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdf.txt3da54701b918a6e1839a5625f1a2157fMD521843/BUOS-8TXLKM2019-11-14 13:44:07.072oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8TXLKMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:44:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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