O discurso do outro na linguagem do outro: o híbrido no desenvolvimento do conceito energia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQL5X |
Resumo: | Neste trabalho discutimos o processo de construção de enunciados híbridos no desenvolvimento do conceito energia e suas implicações para o ensino e aprendizagem de ciências. Partimos da hipótese de que em enunciados da vida cotidiana, especialmente os que evocam a palavra energia, encontramos enunciados híbridos em que estão presentes e se intercalam/imbricam a voz da ciência escolar e a voz de outros conhecimentos que fazem parte da cultura e da vida cotidiana dos professores e estudantes. A partir da apropriação do referencial do chamado Círculo (de Bakhtin), notadamente sobre construções híbridas (procedimento estilístico de introdução do heterodiscurso no romance), analisamos enunciados proferidos por professores em formação de um curso de licenciatura em educação do campo durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino-aprendizagem intercultural; e, as interações verbais produzidas em grupos focais conduzidos pela problematização do conceito científico e cotidiano de energia por parte de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das áreas de biologia e física. Tratamos também das relações entre as culturas científica, científico escolar e cotidiana e as situamos no processo de construção de enunciados híbridos. Construímos duas categorias básicas para o propósito de expor com maior nitidez o processo de bivocalização de discursos e a construção de híbridos (o discurso do outro nalinguagem do outro): o híbrido intencional da linguagem cotidiana por meio da linguagem da ciência escolar; e, o híbrido intencional da linguagem ciência escolar por meio da linguagem cotidiana. O híbrido intencional, não o literário, é manifestação recorrente nas produçõesescritas, especialmente as narrativas, que abrem a possibilidade de posicionamento ativo dos sujeitos educandos perante o conhecimento científico. Por sua vez, nos grupos focais, favorecidos pela oralidade, observamos com maior nitidez tanto híbridos orgânicos e híbridosintencionais. Concluímos afirmando o conceito de híbridos intencionais como uma importante alternativa interpretativa para a compreensão do desenvolvimento do conceito de energia, das interações verbais nas aulas de ciências, bem como da apropriação, ativa e responsiva, dodiscurso científico. |
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Orlando Gomes de Aguiar JuniorEduardo Fleury MortimerRodrigo dos Santos Crepalde2019-08-11T09:25:01Z2019-08-11T09:25:01Z2016-04-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQL5XNeste trabalho discutimos o processo de construção de enunciados híbridos no desenvolvimento do conceito energia e suas implicações para o ensino e aprendizagem de ciências. Partimos da hipótese de que em enunciados da vida cotidiana, especialmente os que evocam a palavra energia, encontramos enunciados híbridos em que estão presentes e se intercalam/imbricam a voz da ciência escolar e a voz de outros conhecimentos que fazem parte da cultura e da vida cotidiana dos professores e estudantes. A partir da apropriação do referencial do chamado Círculo (de Bakhtin), notadamente sobre construções híbridas (procedimento estilístico de introdução do heterodiscurso no romance), analisamos enunciados proferidos por professores em formação de um curso de licenciatura em educação do campo durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino-aprendizagem intercultural; e, as interações verbais produzidas em grupos focais conduzidos pela problematização do conceito científico e cotidiano de energia por parte de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das áreas de biologia e física. Tratamos também das relações entre as culturas científica, científico escolar e cotidiana e as situamos no processo de construção de enunciados híbridos. Construímos duas categorias básicas para o propósito de expor com maior nitidez o processo de bivocalização de discursos e a construção de híbridos (o discurso do outro nalinguagem do outro): o híbrido intencional da linguagem cotidiana por meio da linguagem da ciência escolar; e, o híbrido intencional da linguagem ciência escolar por meio da linguagem cotidiana. O híbrido intencional, não o literário, é manifestação recorrente nas produçõesescritas, especialmente as narrativas, que abrem a possibilidade de posicionamento ativo dos sujeitos educandos perante o conhecimento científico. Por sua vez, nos grupos focais, favorecidos pela oralidade, observamos com maior nitidez tanto híbridos orgânicos e híbridosintencionais. Concluímos afirmando o conceito de híbridos intencionais como uma importante alternativa interpretativa para a compreensão do desenvolvimento do conceito de energia, das interações verbais nas aulas de ciências, bem como da apropriação, ativa e responsiva, dodiscurso científico.This thesis discusses the making of hybrid enunciation and statements in the development of the concept of energy and its implications for teaching and learning science. My hypothesis is that in daily life statements, especially those which evoke the word energy, hybrid enunciation can be found in which the voices of school science and those of other types of knowledge are inset/imbricated that are part of the culture and life everyday teachers and students. From theappropriation of the Bakhtin Circle references, pointedly on hybrid statement construction (a stylistic device for introducing heteroglossia in the novel), I analyze statements pronounced by undergraduate students from in rural science teacher education during the development ofintercultural teaching-learning sequence. The verbal interactions produced in focus groups, led by the problematizing of both the scientific and everyday definitions of energy by undergraduates on scholarship from Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID), at the areas of physics and biology are also analyzed. I have also dealt with the relationship between scientific, school scientific and everyday cultures, and I have situated them within the making of hybrid enunciation. I have made two basic categories with the purpose ofexplaining, more clearly, the process of double-voicing in discourse and the making of hybrids (the others discourse in the language of another [person]): the intentional hybrid of daily language by means of school science language; and the intentional hybrid of school sciencelanguage through daily language. Intentional hybrid, non-literary, is of common occurrence in written production, especially narratives, which give the subject students the possibility of active positioning towards scientific knowledge. On the other hand, in the focus groups, whichwere favored by speech, I have distinctly observed both organic and intentional hybrids. I have concluded the thesis by stating the concept of intentional hybrids as an important explanatory alternative to the comprehension of the development of the concept of energy, of verbalinteractions in science classes, as well as the active and responsive appropriation of the scientific discourse.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAmbiente de sala de aulaCiencia Estudo e ensinoLinguagem e educaçãoEstudos em grupoPrática de ensinoAnálise dialógica doConceitos cotidianos e científicosEnsino de energiaEnunciados híbridosDiscursoDesenvolvimento de conceitosO discurso do outro na linguagem do outro: o híbrido no desenvolvimento do conceito energiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdfapplication/pdf1157967https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADQL5X/1/tese_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdfdd3fc83592745f263de36343ad8756bbMD51TEXTtese_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdf.txttese_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdf.txtExtracted texttext/plain464269https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADQL5X/2/tese_rodrigo_dos_santos_crepalde.pdf.txtd1ca45da977455615f7e1d3685175d4fMD521843/BUBD-ADQL5X2019-11-14 03:37:55.964oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADQL5XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:37:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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