A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJHS |
Resumo: | Buscamos apresentar, aqui, hipóteses interpretativas para a compreensão da trajetória das referências da Lingüística na escolarização do português. Para isso, estudamos o caso de uma mesma autoria, representada por cinco coleções didáticas, editadas ou reformuladas entre 1965 e 2002. Nesse período, destacamos dois movimentos paralelos: de um lado, a abertura da escola às camadas populares, quando assistimos a redefinições do estatuto da linguagem e do objeto de ensino de Língua Portuguesa; e, de outro, o desenvolvimento da área de estudos da linguagem, quando assistimos à entrada e a sucessivas derivas e refluxos nas formulações teóricas e metodológicas da, então, jovem Lingüística. Na interseção desses movimentos, as referências da Lingüística vão aumentando progressivamente nas coleções analisadas, até figurar como uma espécie de vocabulário técnico, necessário e pressuposto para o uso da coleção. O status flutuante do conhecimento sobre a língua constitui o foco de nossa hipótese interpretativa: inicialmente, apresentado como conhecimento novo, introduzido no livro didático pelo seu potencial explicativo, elucidativo e orientador, o saber sobre a língua vai assumindo contornos de um conhecimento tácito, especialmente com a entrada de referências da Lingüística. Para nós, essa é uma posição cara à escolarização do português, opressiva até, na medida em que inclui apenas os já iniciados. Nas investidas sobre o material empírico, considerando que o livro didático é um instrumento produzido não para ser lido, mas, sobretudo, par ser usado, levantamos o vocabulário técnico e conceitual, computando quais eram as referências da Lingüística presentes na cena didática, distinguindo aquelas que eram apresentadas das que eram pressupostas. O contato com o material empírico no levou a reconsiderar o lugar originariamente destacado à Lingüística: como um objeto de cultura, o português é escolarizado em função das demandas sociais e do retorno que a escola pode dar ao qualificar esse objeto como seu. Aqui, as referências da Lingüística têm papel fundamental, mas não exclusivo, nem automático. |
id |
UFMG_7c0f8b21bd126a211e84e712c9c9d3b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85RJHS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonio Augusto Gomes BatistaMaria Aparecida Paiva S dos SantosMaria da graça Costa ValMarildes Marinho da SilvaLuciola Licinio de C P SantosTany Mara Monfredini Cordeiro de Moura2019-08-13T14:34:38Z2019-08-13T14:34:38Z2005-09-09http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJHSBuscamos apresentar, aqui, hipóteses interpretativas para a compreensão da trajetória das referências da Lingüística na escolarização do português. Para isso, estudamos o caso de uma mesma autoria, representada por cinco coleções didáticas, editadas ou reformuladas entre 1965 e 2002. Nesse período, destacamos dois movimentos paralelos: de um lado, a abertura da escola às camadas populares, quando assistimos a redefinições do estatuto da linguagem e do objeto de ensino de Língua Portuguesa; e, de outro, o desenvolvimento da área de estudos da linguagem, quando assistimos à entrada e a sucessivas derivas e refluxos nas formulações teóricas e metodológicas da, então, jovem Lingüística. Na interseção desses movimentos, as referências da Lingüística vão aumentando progressivamente nas coleções analisadas, até figurar como uma espécie de vocabulário técnico, necessário e pressuposto para o uso da coleção. O status flutuante do conhecimento sobre a língua constitui o foco de nossa hipótese interpretativa: inicialmente, apresentado como conhecimento novo, introduzido no livro didático pelo seu potencial explicativo, elucidativo e orientador, o saber sobre a língua vai assumindo contornos de um conhecimento tácito, especialmente com a entrada de referências da Lingüística. Para nós, essa é uma posição cara à escolarização do português, opressiva até, na medida em que inclui apenas os já iniciados. Nas investidas sobre o material empírico, considerando que o livro didático é um instrumento produzido não para ser lido, mas, sobretudo, par ser usado, levantamos o vocabulário técnico e conceitual, computando quais eram as referências da Lingüística presentes na cena didática, distinguindo aquelas que eram apresentadas das que eram pressupostas. O contato com o material empírico no levou a reconsiderar o lugar originariamente destacado à Lingüística: como um objeto de cultura, o português é escolarizado em função das demandas sociais e do retorno que a escola pode dar ao qualificar esse objeto como seu. Aqui, as referências da Lingüística têm papel fundamental, mas não exclusivo, nem automático.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosLinguística aplicadaEducaçãoAlfabetizaçãoLíngua portuguesa Estudo e ensinoObra didáticaEscolarização do portuguêsA lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000094.pdfapplication/pdf1017989https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85RJHS/1/2000000094.pdf2206840fd270936a7e648dc64bab463fMD51TEXT2000000094.pdf.txt2000000094.pdf.txtExtracted texttext/plain465243https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85RJHS/2/2000000094.pdf.txt9c371da9fa99bc5093d494af79f4ccf6MD521843/FAEC-85RJHS2019-11-14 09:40:22.305oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85RJHSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:40:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 |
title |
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 |
spellingShingle |
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 Tany Mara Monfredini Cordeiro de Moura Obra didática Escolarização do português Livros didáticos Linguística aplicada Educação Alfabetização Língua portuguesa Estudo e ensino |
title_short |
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 |
title_full |
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 |
title_fullStr |
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 |
title_full_unstemmed |
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 |
title_sort |
A lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002 |
author |
Tany Mara Monfredini Cordeiro de Moura |
author_facet |
Tany Mara Monfredini Cordeiro de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonio Augusto Gomes Batista |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Aparecida Paiva S dos Santos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria da graça Costa Val |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Marildes Marinho da Silva |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Luciola Licinio de C P Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tany Mara Monfredini Cordeiro de Moura |
contributor_str_mv |
Antonio Augusto Gomes Batista Maria Aparecida Paiva S dos Santos Maria da graça Costa Val Marildes Marinho da Silva Luciola Licinio de C P Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obra didática Escolarização do português |
topic |
Obra didática Escolarização do português Livros didáticos Linguística aplicada Educação Alfabetização Língua portuguesa Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Livros didáticos Linguística aplicada Educação Alfabetização Língua portuguesa Estudo e ensino |
description |
Buscamos apresentar, aqui, hipóteses interpretativas para a compreensão da trajetória das referências da Lingüística na escolarização do português. Para isso, estudamos o caso de uma mesma autoria, representada por cinco coleções didáticas, editadas ou reformuladas entre 1965 e 2002. Nesse período, destacamos dois movimentos paralelos: de um lado, a abertura da escola às camadas populares, quando assistimos a redefinições do estatuto da linguagem e do objeto de ensino de Língua Portuguesa; e, de outro, o desenvolvimento da área de estudos da linguagem, quando assistimos à entrada e a sucessivas derivas e refluxos nas formulações teóricas e metodológicas da, então, jovem Lingüística. Na interseção desses movimentos, as referências da Lingüística vão aumentando progressivamente nas coleções analisadas, até figurar como uma espécie de vocabulário técnico, necessário e pressuposto para o uso da coleção. O status flutuante do conhecimento sobre a língua constitui o foco de nossa hipótese interpretativa: inicialmente, apresentado como conhecimento novo, introduzido no livro didático pelo seu potencial explicativo, elucidativo e orientador, o saber sobre a língua vai assumindo contornos de um conhecimento tácito, especialmente com a entrada de referências da Lingüística. Para nós, essa é uma posição cara à escolarização do português, opressiva até, na medida em que inclui apenas os já iniciados. Nas investidas sobre o material empírico, considerando que o livro didático é um instrumento produzido não para ser lido, mas, sobretudo, par ser usado, levantamos o vocabulário técnico e conceitual, computando quais eram as referências da Lingüística presentes na cena didática, distinguindo aquelas que eram apresentadas das que eram pressupostas. O contato com o material empírico no levou a reconsiderar o lugar originariamente destacado à Lingüística: como um objeto de cultura, o português é escolarizado em função das demandas sociais e do retorno que a escola pode dar ao qualificar esse objeto como seu. Aqui, as referências da Lingüística têm papel fundamental, mas não exclusivo, nem automático. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-09-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T14:34:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T14:34:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJHS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJHS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85RJHS/1/2000000094.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85RJHS/2/2000000094.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2206840fd270936a7e648dc64bab463f 9c371da9fa99bc5093d494af79f4ccf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589265213358080 |