A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Roberto dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJYH
Resumo: O uso de portais corporativos como ferramentas auxiliares na gestão do conhecimento é cada vez mais importante para a organização. Essas ferramentas permitem estruturar o conhecimento organizacional, o que é imprescindível para a gestão estratégica do conhecimento e da organização. A implantação e efetivação desses portais, contudo, dependem mais do que de um universo simplesmente técnico. A implantação efetiva e o pleno uso desses portais dependem de outra esfera mais complicada, a do indivíduo e de seu acoplamento social na organização, ou do que é conhecido como cultura organizacional. Essas questões humanas precisam ser bem conhecidas para permitir o aprimoramento do processo de implantação e o uso desses portais que funcionam como mantenedores e provedores de todo o conhecimento, compartilhando o verdadeiro ativo organizacional, que é intangível, mas que pode ser realizado pelos portais, ou convertido em valor. Esse ativo intangível é responsável por gerar todo recurso corporativo. Para consolidar essa cultura organizacional, alinhando os objetivos entre colaborador e organização, é preciso entender como é trocado o conhecimento e como o mesmo é estruturado através do portal corporativo. Um melhor alinhamento de interesses e um aumento na sinergia fomentam o compartilhamento do conhecimento, em acordo com os objetivos corporativos, facilitando a construção do conhecimento organizacional. O presente estudo visa entender como se dá esse processo de troca de conhecimento na organização inteligente, a percepção de valor e mais valia nessa troca e como pode essa percepção influenciar nos processos de implantação desses portais corporativos e na própria estruturação do conhecimento.
id UFMG_7c9ab84ad5be50e48f95b658b9bf7fdc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUJYH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Claudio Paixao Anastacio de PaulaMarta Araujo Tavares FerreiraAntonio Roberto dos Santos2019-08-12T23:29:48Z2019-08-12T23:29:48Z2014-03-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJYHO uso de portais corporativos como ferramentas auxiliares na gestão do conhecimento é cada vez mais importante para a organização. Essas ferramentas permitem estruturar o conhecimento organizacional, o que é imprescindível para a gestão estratégica do conhecimento e da organização. A implantação e efetivação desses portais, contudo, dependem mais do que de um universo simplesmente técnico. A implantação efetiva e o pleno uso desses portais dependem de outra esfera mais complicada, a do indivíduo e de seu acoplamento social na organização, ou do que é conhecido como cultura organizacional. Essas questões humanas precisam ser bem conhecidas para permitir o aprimoramento do processo de implantação e o uso desses portais que funcionam como mantenedores e provedores de todo o conhecimento, compartilhando o verdadeiro ativo organizacional, que é intangível, mas que pode ser realizado pelos portais, ou convertido em valor. Esse ativo intangível é responsável por gerar todo recurso corporativo. Para consolidar essa cultura organizacional, alinhando os objetivos entre colaborador e organização, é preciso entender como é trocado o conhecimento e como o mesmo é estruturado através do portal corporativo. Um melhor alinhamento de interesses e um aumento na sinergia fomentam o compartilhamento do conhecimento, em acordo com os objetivos corporativos, facilitando a construção do conhecimento organizacional. O presente estudo visa entender como se dá esse processo de troca de conhecimento na organização inteligente, a percepção de valor e mais valia nessa troca e como pode essa percepção influenciar nos processos de implantação desses portais corporativos e na própria estruturação do conhecimento.The use of enterprise portals as auxiliary tools in knowledge management is increasingly important to the organization. These tools allow the structuring of the organizational knowledge, which is essential for the strategic management of knowledge and for the organization. The implementation and completion of these portals, however, depend on more than one just technical universe. Its deployment and full usage depend on another more complicated scope: the individual and his social engagement in the organization, or the so-called "organizational culture". These human issues need to be well known to enhance the process of deploying and using these portals, which act as sponsors and providers of all knowledge, sharing the real organizational asset, which is intangible. This intangible asset is capable of generating all other resources. To consolidate this organizational culture and align objectives between developer and organization it is needed to understand how knowledge is exchanged and how it is structured through the corporate portal. It is necessary to know how this process can be systematized, formalized and improved. A better alignment of interests could cause an increase in synergy and better promote the knowledge sharing, according to the common goals, as this alignment pertains to the very construction of organizational knowledge. The present study aims to understand how this process of knowledge exchange happens in the intelligent organization and how the perception of value and surplus value in return to the contribution made can interfere in the processes of implementing these Corporate Portals and structuring the knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCultura organizacional  Gestão do conhecimento  Gerenciamento da informação  Aprendizagem organizacional  Propriedade do conhecimentoOrganização inteligenteGestão estratégicaPortal corporativoMais valia do conhecimentoA gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_a_gestao_estrategica_do_conhecimento_e_o_portal_corporativo_sob_o__aspecto_humano_da_organiza__o_inteligente.pdfapplication/pdf969078https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJYH/1/monografia_a_gestao_estrategica_do_conhecimento_e_o_portal_corporativo_sob_o__aspecto_humano_da_organiza__o_inteligente.pdff39f1c77d2f507cafa3c684c921c9bf9MD51TEXTmonografia_a_gestao_estrategica_do_conhecimento_e_o_portal_corporativo_sob_o__aspecto_humano_da_organiza__o_inteligente.pdf.txtmonografia_a_gestao_estrategica_do_conhecimento_e_o_portal_corporativo_sob_o__aspecto_humano_da_organiza__o_inteligente.pdf.txtExtracted texttext/plain325362https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJYH/2/monografia_a_gestao_estrategica_do_conhecimento_e_o_portal_corporativo_sob_o__aspecto_humano_da_organiza__o_inteligente.pdf.txtdb32bbd03ae0bfd4b76d8f5b6e85d7e1MD521843/BUOS-9LUJYH2019-11-14 20:20:17.174oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LUJYHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:20:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente
title A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente
spellingShingle A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente
Antonio Roberto dos Santos
Propriedade do conhecimento
Organização inteligente
Gestão estratégica
Portal corporativo
Mais valia do conhecimento
Cultura organizacional  
Gestão do conhecimento  
Gerenciamento da informação  
Aprendizagem organizacional  
title_short A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente
title_full A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente
title_fullStr A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente
title_full_unstemmed A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente
title_sort A gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligente
author Antonio Roberto dos Santos
author_facet Antonio Roberto dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudio Paixao Anastacio de Paula
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marta Araujo Tavares Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Antonio Roberto dos Santos
contributor_str_mv Claudio Paixao Anastacio de Paula
Marta Araujo Tavares Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedade do conhecimento
Organização inteligente
Gestão estratégica
Portal corporativo
Mais valia do conhecimento
topic Propriedade do conhecimento
Organização inteligente
Gestão estratégica
Portal corporativo
Mais valia do conhecimento
Cultura organizacional  
Gestão do conhecimento  
Gerenciamento da informação  
Aprendizagem organizacional  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cultura organizacional  
Gestão do conhecimento  
Gerenciamento da informação  
Aprendizagem organizacional  
description O uso de portais corporativos como ferramentas auxiliares na gestão do conhecimento é cada vez mais importante para a organização. Essas ferramentas permitem estruturar o conhecimento organizacional, o que é imprescindível para a gestão estratégica do conhecimento e da organização. A implantação e efetivação desses portais, contudo, dependem mais do que de um universo simplesmente técnico. A implantação efetiva e o pleno uso desses portais dependem de outra esfera mais complicada, a do indivíduo e de seu acoplamento social na organização, ou do que é conhecido como cultura organizacional. Essas questões humanas precisam ser bem conhecidas para permitir o aprimoramento do processo de implantação e o uso desses portais que funcionam como mantenedores e provedores de todo o conhecimento, compartilhando o verdadeiro ativo organizacional, que é intangível, mas que pode ser realizado pelos portais, ou convertido em valor. Esse ativo intangível é responsável por gerar todo recurso corporativo. Para consolidar essa cultura organizacional, alinhando os objetivos entre colaborador e organização, é preciso entender como é trocado o conhecimento e como o mesmo é estruturado através do portal corporativo. Um melhor alinhamento de interesses e um aumento na sinergia fomentam o compartilhamento do conhecimento, em acordo com os objetivos corporativos, facilitando a construção do conhecimento organizacional. O presente estudo visa entender como se dá esse processo de troca de conhecimento na organização inteligente, a percepção de valor e mais valia nessa troca e como pode essa percepção influenciar nos processos de implantação desses portais corporativos e na própria estruturação do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T23:29:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T23:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJYH
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJYH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJYH/1/monografia_a_gestao_estrategica_do_conhecimento_e_o_portal_corporativo_sob_o__aspecto_humano_da_organiza__o_inteligente.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LUJYH/2/monografia_a_gestao_estrategica_do_conhecimento_e_o_portal_corporativo_sob_o__aspecto_humano_da_organiza__o_inteligente.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f39f1c77d2f507cafa3c684c921c9bf9
db32bbd03ae0bfd4b76d8f5b6e85d7e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677032632877056