Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTGFS |
Resumo: | A educação à distância (EaD) vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais no país, como uma estratégia de qualificação de enfermeiros que não tem acesso a processos convencionais de aprendizagem. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo identificar quais os aspectos que dificultam e facilitam a educação à distância. Ademais, retrata a nova modalidade de ensino em sua evolução no tempo, legislação, características, metodologia de ensino, relação com a enfermagem. Os elementos identificados como facilitadores da EaD foram: o aprendizado como a flexibilização de tempo e local. Por outro lado, destacaram-se como elementos dificultadores a EaD: a falta de conhecimento e acesso a novas tecnologias. Considera-se, portanto, que a EaD seja uma estratégia de formação de profissionais, inseridos no mercado de trabalho, possibilitando qualificação com baixo custo, atingindo um grande número de trabalhadores que buscam o auto-desenvolvimento. A EaD contribui para a promoção de novas competências e habilidades, frente à utilização de novas tecnologias, propiciadas pela familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem, exigindo do aluno esforço e dedicação em relação às atividades de ensino presencial. |
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Adriano Marcal PimentaLindalva Carvalho ArmondEvaldo de Lelis Alves2019-08-10T07:05:27Z2019-08-10T07:05:27Z2012-03-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTGFSA educação à distância (EaD) vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais no país, como uma estratégia de qualificação de enfermeiros que não tem acesso a processos convencionais de aprendizagem. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo identificar quais os aspectos que dificultam e facilitam a educação à distância. Ademais, retrata a nova modalidade de ensino em sua evolução no tempo, legislação, características, metodologia de ensino, relação com a enfermagem. Os elementos identificados como facilitadores da EaD foram: o aprendizado como a flexibilização de tempo e local. Por outro lado, destacaram-se como elementos dificultadores a EaD: a falta de conhecimento e acesso a novas tecnologias. Considera-se, portanto, que a EaD seja uma estratégia de formação de profissionais, inseridos no mercado de trabalho, possibilitando qualificação com baixo custo, atingindo um grande número de trabalhadores que buscam o auto-desenvolvimento. A EaD contribui para a promoção de novas competências e habilidades, frente à utilização de novas tecnologias, propiciadas pela familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem, exigindo do aluno esforço e dedicação em relação às atividades de ensino presencial.The distance education (DE) has been growing and increasingly strengthening in the country as a qualification strategy for nurses who have no access to conventional methods of learning. The present study is an integrative literature review, which aimed to identify the aspects that hinder and facilitate DE. Moreover, to portray the new mode of teaching in their evolution over time, legislation, features, teaching methodology, and its relationship with nursing. The elements that facilitated DE were: flexibility of time and place to learn. On the other hand, the elements that hindered DE were: lack of knowledge and access to new technologies. It is considered therefore that DE is a strategy for training professionals, entered the labor market, allowing qualifying inexpensively reach a large number of workers who seek selfdevelopment. The DE contributes to the promotion of new skills and abilities against the use of new technologies offered by familiarization with the virtual learning environment, requiring the student's effort and dedication towards the activities of classroom teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação à distânciaEnfermagemEducação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final2.pdfapplication/pdf680932https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTGFS/1/tcc_final2.pdf55319e31bb8c8ce3d3c0b1ef27beffedMD51TEXTtcc_final2.pdf.txttcc_final2.pdf.txtExtracted texttext/plain38296https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTGFS/2/tcc_final2.pdf.txt465111b5c6b2aeeaae048abf70c19891MD521843/BUBD-9DTGFS2019-11-14 03:06:22.69oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DTGFSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:06:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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