Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evaldo de Lelis Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTGFS
Resumo: A educação à distância (EaD) vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais no país, como uma estratégia de qualificação de enfermeiros que não tem acesso a processos convencionais de aprendizagem. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo identificar quais os aspectos que dificultam e facilitam a educação à distância. Ademais, retrata a nova modalidade de ensino em sua evolução no tempo, legislação, características, metodologia de ensino, relação com a enfermagem. Os elementos identificados como facilitadores da EaD foram: o aprendizado como a flexibilização de tempo e local. Por outro lado, destacaram-se como elementos dificultadores a EaD: a falta de conhecimento e acesso a novas tecnologias. Considera-se, portanto, que a EaD seja uma estratégia de formação de profissionais, inseridos no mercado de trabalho, possibilitando qualificação com baixo custo, atingindo um grande número de trabalhadores que buscam o auto-desenvolvimento. A EaD contribui para a promoção de novas competências e habilidades, frente à utilização de novas tecnologias, propiciadas pela familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem, exigindo do aluno esforço e dedicação em relação às atividades de ensino presencial.
id UFMG_7cfbc943cdae442d59b64f9f03fbe6f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DTGFS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriano Marcal PimentaLindalva Carvalho ArmondEvaldo de Lelis Alves2019-08-10T07:05:27Z2019-08-10T07:05:27Z2012-03-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTGFSA educação à distância (EaD) vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais no país, como uma estratégia de qualificação de enfermeiros que não tem acesso a processos convencionais de aprendizagem. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo identificar quais os aspectos que dificultam e facilitam a educação à distância. Ademais, retrata a nova modalidade de ensino em sua evolução no tempo, legislação, características, metodologia de ensino, relação com a enfermagem. Os elementos identificados como facilitadores da EaD foram: o aprendizado como a flexibilização de tempo e local. Por outro lado, destacaram-se como elementos dificultadores a EaD: a falta de conhecimento e acesso a novas tecnologias. Considera-se, portanto, que a EaD seja uma estratégia de formação de profissionais, inseridos no mercado de trabalho, possibilitando qualificação com baixo custo, atingindo um grande número de trabalhadores que buscam o auto-desenvolvimento. A EaD contribui para a promoção de novas competências e habilidades, frente à utilização de novas tecnologias, propiciadas pela familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem, exigindo do aluno esforço e dedicação em relação às atividades de ensino presencial.The distance education (DE) has been growing and increasingly strengthening in the country as a qualification strategy for nurses who have no access to conventional methods of learning. The present study is an integrative literature review, which aimed to identify the aspects that hinder and facilitate DE. Moreover, to portray the new mode of teaching in their evolution over time, legislation, features, teaching methodology, and its relationship with nursing. The elements that facilitated DE were: flexibility of time and place to learn. On the other hand, the elements that hindered DE were: lack of knowledge and access to new technologies. It is considered therefore that DE is a strategy for training professionals, entered the labor market, allowing qualifying inexpensively reach a large number of workers who seek selfdevelopment. The DE contributes to the promotion of new skills and abilities against the use of new technologies offered by familiarization with the virtual learning environment, requiring the student's effort and dedication towards the activities of classroom teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação à distânciaEnfermagemEducação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_final2.pdfapplication/pdf680932https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTGFS/1/tcc_final2.pdf55319e31bb8c8ce3d3c0b1ef27beffedMD51TEXTtcc_final2.pdf.txttcc_final2.pdf.txtExtracted texttext/plain38296https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTGFS/2/tcc_final2.pdf.txt465111b5c6b2aeeaae048abf70c19891MD521843/BUBD-9DTGFS2019-11-14 03:06:22.69oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DTGFSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:06:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
title Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
spellingShingle Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
Evaldo de Lelis Alves
Educação em enfermagem
Educação à distância
Enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
title_full Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
title_fullStr Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
title_full_unstemmed Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
title_sort Educação à distância: dificuldades e facilidades na qualificação de enfermeiros
author Evaldo de Lelis Alves
author_facet Evaldo de Lelis Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriano Marcal Pimenta
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lindalva Carvalho Armond
dc.contributor.author.fl_str_mv Evaldo de Lelis Alves
contributor_str_mv Adriano Marcal Pimenta
Lindalva Carvalho Armond
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação à distância
Enfermagem
topic Educação em enfermagem
Educação à distância
Enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description A educação à distância (EaD) vem crescendo e se fortalecendo cada vez mais no país, como uma estratégia de qualificação de enfermeiros que não tem acesso a processos convencionais de aprendizagem. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo identificar quais os aspectos que dificultam e facilitam a educação à distância. Ademais, retrata a nova modalidade de ensino em sua evolução no tempo, legislação, características, metodologia de ensino, relação com a enfermagem. Os elementos identificados como facilitadores da EaD foram: o aprendizado como a flexibilização de tempo e local. Por outro lado, destacaram-se como elementos dificultadores a EaD: a falta de conhecimento e acesso a novas tecnologias. Considera-se, portanto, que a EaD seja uma estratégia de formação de profissionais, inseridos no mercado de trabalho, possibilitando qualificação com baixo custo, atingindo um grande número de trabalhadores que buscam o auto-desenvolvimento. A EaD contribui para a promoção de novas competências e habilidades, frente à utilização de novas tecnologias, propiciadas pela familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem, exigindo do aluno esforço e dedicação em relação às atividades de ensino presencial.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T07:05:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T07:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTGFS
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTGFS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTGFS/1/tcc_final2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTGFS/2/tcc_final2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 55319e31bb8c8ce3d3c0b1ef27beffed
465111b5c6b2aeeaae048abf70c19891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676729547227136