Percepção dos alunos do cefpepe em relação aos encontros presenciais da educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvana Albino da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVETV
Resumo: Os encontros presenciais estão presentes em vários Cursos de Educação à Distância, sendo hoje um recurso muito utilizado para aproximação dos alunos e tutores. Ao participar do Curso de Especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde-Enfermagem-CEFPEPE, oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais, percebi o desinteresse de alguns alunos e até mesmo a evasão no decorrer dos encontros presenciais. Esta situação motivou e mostrou a importância da realização deste estudo, que teve como objetivo compreender a percepção dos alunos em relação aos encontros presenciais. A abordagem qualitativa foi metodologia utilizada e através das questões norteadoras O que entende por momento presencial e Qual a sua percepção sobre o momento presencial. Os dados foram coletados após aprovação da Comissão de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais/MG, por meio de entrevistas gravadas e preservou-se o anonimato dos nove participantes. Os depoimentos foram transcritos e analisadas de acordo com Minayo (2004) na modalidade de analise temática. Em relação aos participantes, encontramos nove entrevistados do sexo feminino e um do sexo masculino, o que comprova a fala de vários autores sobre o predomínio de mulheres no campo da enfermagem. Foi possível constatar que os alunos têm a percepção que os encontros presenciais representam a oportunidade de interação com o tutor e colegas e que este possibilita esclarecer as dúvidas que ficaram no decorrer dos módulos e nas discussões pela internet. Os resultados mostram que é de suma importância que cada aluno se comprometa, envolva com os questionamentos, fazendo deste um momento prazeroso e uma via de mão dupla, onde não só se ensina, mas também aprende o que proporciona reflexões recíprocas.
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