Algoritmos para o problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultâneas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/RVMR-79SPKK |
Resumo: | Neste trabalho é abordado o Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultâneas (VRPSPD) que é um problema básico de logística reversa, definido como: Dados uma rede de transporte com $n$ consumidores e um depósito, na qual cada consumidor possui uma demanda de coleta e/ou umademanda de entrega, e um conjunto de veículos com capacidade limitada, o VRPSPD consiste em definir rotas otimizadas que satisfaçam todas as demandas dos clientes, respeitando a capacidade dos veículos.Devido à complexidade computacional do VRPSPD, o desenvolvimento e análise de heurísticas construtivas é de extrema importância. Este trabalho compara cinco heurísticas construtivas conhecidas da literatura e propõe três novas heurísticas. Os resultados mostram que as heurísticas propostas são melhores em 90% das instâncias testadas considerando a redução da distância trafegada pelos veículos.A heurística com os melhores resultados da literatura (Heurística Baseada em Inserção) é estendida em duas direções. Na primeira pela introdução de alternativas permitindo que as rotas sejam finalizadas mais cedo e, na segunda direção, pelo uso de ferramentas de apoio a decisão multicritério para escolher o vértice a ser inserido na rota a cada passo da heurística. Os resultados também apresentaram uma melhora significativa da distância trafegada em 92% das instâncias.As 4 melhores heurísticas analisadas neste trabalho foram utilizadas na fase de construção da heurística baseada no GRASP. Na fase de busca local foram aplicados movimentos de intercâmbio, realocação, eliminação de rotas, cruzamento e 2Opt. Os resultados obtidos foram comparados aos melhoresresultados da literatura. Em 64% das instâncias analisadas, as soluções apresentadas pela heurística proposta reduziram a distância trafegada total significativamente. Os resultados também comprovaram que a utilização de uma boa heurística nesta fase melhora a qualidade dos resultados finais da heurística baseada no GRASP. |
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Geraldo Robson MateusSebastián Alberto UrrutiaFlávio Keidi MiyazawaLuciana Pereira de Assis2019-08-14T14:14:10Z2019-08-14T14:14:10Z2007-07-13http://hdl.handle.net/1843/RVMR-79SPKKNeste trabalho é abordado o Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultâneas (VRPSPD) que é um problema básico de logística reversa, definido como: Dados uma rede de transporte com $n$ consumidores e um depósito, na qual cada consumidor possui uma demanda de coleta e/ou umademanda de entrega, e um conjunto de veículos com capacidade limitada, o VRPSPD consiste em definir rotas otimizadas que satisfaçam todas as demandas dos clientes, respeitando a capacidade dos veículos.Devido à complexidade computacional do VRPSPD, o desenvolvimento e análise de heurísticas construtivas é de extrema importância. Este trabalho compara cinco heurísticas construtivas conhecidas da literatura e propõe três novas heurísticas. Os resultados mostram que as heurísticas propostas são melhores em 90% das instâncias testadas considerando a redução da distância trafegada pelos veículos.A heurística com os melhores resultados da literatura (Heurística Baseada em Inserção) é estendida em duas direções. Na primeira pela introdução de alternativas permitindo que as rotas sejam finalizadas mais cedo e, na segunda direção, pelo uso de ferramentas de apoio a decisão multicritério para escolher o vértice a ser inserido na rota a cada passo da heurística. Os resultados também apresentaram uma melhora significativa da distância trafegada em 92% das instâncias.As 4 melhores heurísticas analisadas neste trabalho foram utilizadas na fase de construção da heurística baseada no GRASP. Na fase de busca local foram aplicados movimentos de intercâmbio, realocação, eliminação de rotas, cruzamento e 2Opt. Os resultados obtidos foram comparados aos melhoresresultados da literatura. Em 64% das instâncias analisadas, as soluções apresentadas pela heurística proposta reduziram a distância trafegada total significativamente. Os resultados também comprovaram que a utilização de uma boa heurística nesta fase melhora a qualidade dos resultados finais da heurística baseada no GRASP.In this work we deal with the Vehicle Routing Problem with Simultaneous Pickup and Delivery (VRPSPD). This is a basic problem of the reverse logistic, defined as: Given a transportation network with $n$ customers and one depot, and each customer has a demand of pick-up and/or a demand of delivery, and a set of vehicles with limited capacity, the VRPSPD consists of defining optimized routes that satisfy all client demands and meet the capacity of the vehicles.Due to computational complexity of VRPSPD, the development and analysis of constructive heuristics is extremely important. This work compares five well known constructive heuristics at the literature and proposes three new heuristics. The results show that the proposed heuristics are better in 90% of the tested instances considering the travel distance reduction of the vehicles.The heuristic with better results at the literature (Insertion-BasedHeuristic) ie extend in two direction. Firstly, the alternative allowing toclose the current route earlier is considered. In the second direction, itis explored the use of a multicriteria decision aid tool to select the nodeto be inserted in the route in each step of the heuristic. The results showa significant travel distance improvement in 92% of instances.The four better heuristics showed in this work was applied in theconstruction phase of a GRASP based heuristic. This algorithm uses fourtypes of movements in the local search phase: interchange, reallocation,route elimination, crossover and 2Opt. The obtained results was compared with the better results in the literature. The solutions of the proposed heuristic reduced the total traveled distance significantly in 64% of instances. The results confirm that the application of good heuristics inthis phase improves the GRASP solution quality.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogísticaOtimização matemáticaAlgoritmos de computadorComputaçãoTransporte rodoviário Processamento de dadosTransporte rodoviário Controle automáticoGRASProteamento de veículosAlgoritmos para o problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultâneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlucianapereiraassis.pdfapplication/pdf1311089https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-79SPKK/1/lucianapereiraassis.pdf714011e7e37e6ebb9ac7ddaad665d435MD51TEXTlucianapereiraassis.pdf.txtlucianapereiraassis.pdf.txtExtracted texttext/plain151758https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-79SPKK/2/lucianapereiraassis.pdf.txtf305329a26424397c2e2c44a9bb16051MD521843/RVMR-79SPKK2019-11-14 14:46:22.51oai:repositorio.ufmg.br:1843/RVMR-79SPKKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:46:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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