Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Graciane Silva Bruzinga Borges, Gercina Ângela de Lima, Elisângela Cristina Aganette, Célia da Consolação Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/54848
Resumo: Este artigo apresenta a proposta de remodelagem de disciplinas presenciais de modo a possibilitar sua oferta no formato semipresencial. A iniciativa partiu de docentes do Grupo de Pesquisa em Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação (RECRI). As disciplinas contemplam conteúdos do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no âmbito do Tratamento da Informação. A metodologia aplicada para a qualificação foi iniciada com a formalização de uma parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), da UFMG, e incluiu atividades no Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EaD – LCMD. Os resultados apontam para a exigência de qualificação para o redesenho das disciplinas presenciais para o formato semipresencial, na modalidade EaD, e para a necessidade de apoio profissional nessa tarefa.
id UFMG_7ee5eeb78a2860d29e33155a59b8ff99
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/54848
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencialQualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencialEducação a Distância (EaD)Remodelagem de disciplina presencialDisciplina semipresencialQualificação de docentesOrganização e Representação da InformaçãoCiência da Informação Ensino à distânciaUniversidades e faculdades - Corpo docente - QualificaçãoEste artigo apresenta a proposta de remodelagem de disciplinas presenciais de modo a possibilitar sua oferta no formato semipresencial. A iniciativa partiu de docentes do Grupo de Pesquisa em Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação (RECRI). As disciplinas contemplam conteúdos do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no âmbito do Tratamento da Informação. A metodologia aplicada para a qualificação foi iniciada com a formalização de uma parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), da UFMG, e incluiu atividades no Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EaD – LCMD. Os resultados apontam para a exigência de qualificação para o redesenho das disciplinas presenciais para o formato semipresencial, na modalidade EaD, e para a necessidade de apoio profissional nessa tarefa.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOUFMG2023-06-12T20:59:44Z2023-06-12T20:59:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.4034719810695http://hdl.handle.net/1843/54848porPesquisa Brasileira em Ciência da Informação e BiblioteconomiaBenildes Coura Moreira Dos Santos MaculanGraciane Silva Bruzinga BorgesGercina Ângela de LimaElisângela Cristina AganetteCélia da Consolação Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-12T21:17:11Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/54848Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-12T21:17:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
title Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
spellingShingle Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Educação a Distância (EaD)
Remodelagem de disciplina presencial
Disciplina semipresencial
Qualificação de docentes
Organização e Representação da Informação
Ciência da Informação
 Ensino à distância
Universidades e faculdades - Corpo docente - Qualificação
title_short Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
title_full Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
title_fullStr Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
title_full_unstemmed Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
title_sort Qualificação docente para modelagem de disciplinas em formato semipresencial
author Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
author_facet Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Graciane Silva Bruzinga Borges
Gercina Ângela de Lima
Elisângela Cristina Aganette
Célia da Consolação Dias
author_role author
author2 Graciane Silva Bruzinga Borges
Gercina Ângela de Lima
Elisângela Cristina Aganette
Célia da Consolação Dias
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Graciane Silva Bruzinga Borges
Gercina Ângela de Lima
Elisângela Cristina Aganette
Célia da Consolação Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância (EaD)
Remodelagem de disciplina presencial
Disciplina semipresencial
Qualificação de docentes
Organização e Representação da Informação
Ciência da Informação
 Ensino à distância
Universidades e faculdades - Corpo docente - Qualificação
topic Educação a Distância (EaD)
Remodelagem de disciplina presencial
Disciplina semipresencial
Qualificação de docentes
Organização e Representação da Informação
Ciência da Informação
 Ensino à distância
Universidades e faculdades - Corpo docente - Qualificação
description Este artigo apresenta a proposta de remodelagem de disciplinas presenciais de modo a possibilitar sua oferta no formato semipresencial. A iniciativa partiu de docentes do Grupo de Pesquisa em Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação (RECRI). As disciplinas contemplam conteúdos do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no âmbito do Tratamento da Informação. A metodologia aplicada para a qualificação foi iniciada com a formalização de uma parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), da UFMG, e incluiu atividades no Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EaD – LCMD. Os resultados apontam para a exigência de qualificação para o redesenho das disciplinas presenciais para o formato semipresencial, na modalidade EaD, e para a necessidade de apoio profissional nessa tarefa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-06-12T20:59:44Z
2023-06-12T20:59:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.40347
19810695
http://hdl.handle.net/1843/54848
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.40347
19810695
url http://hdl.handle.net/1843/54848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829695854903296