O samba sacramentado: a música na cadência do samba do Quintal do Divina Luz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9AHMVM |
Resumo: | Este é um estudo no qual observamos e analisamos uma roda de samba em diversos aspectos. Buscamos entender como os sambistas se articulam em uma rede de relações musicais e sociais. O objetivo foi verificar como se dá o processo de realização da música pelo grupo musical e de como se comportam os apreciadores frente à música praticada naquele espaço quando interagem entre si e com o grupo musical. Iniciamos traçando o perfil do local e dos agentes diretamente responsáveis pela realização da roda de samba, que são: o proprietário e seus prestadores de serviço. Consultamos a literatura que nos antecedeu no estudo desse tema, repassando dados historiográficos que nos permitissem entender como se desenvolveu a prática percussiva na música brasileira em seus diversos ambientes e momentos. Outras referências ao gênero musical foram de suma importância no entendimento da estrutura dos espaços onde se realizam as rodas de samba. Continuando em nosso objetivo fizemos entrevistas e filmagens através das quais foi possível registrar comportamentos dos agentes que atuam naquela rede de relações. Através dessas filmagens, levantamos os padrões rítmicos mais recorrentes naquele núcleo de sambistas e que determinam o estilo musical do grupo. Elencamos algumas letras de canções inéditas, compostas por alguns dos membros do conjunto, para conhecer o teor dos temas ali desenvolvidos. A leitura de autores relacionados à filosofia e à semiologia facilitou-nos a compreensão de atitudes e posicionamentos dos frequentadores do Quintal, cenário no qual se desenvolveu a pesquisa, assim como dos músicos. Apoiamos nos conceitos casa e rua, extraídos da obra de um dos autores nosquais sustentamos nossos pressupostos, e detectamos que os músicos imergiram em um processo simbiótico, que funde elementos da música realizada no espaço público da rua, com os do espaço familiar que é a casa. Em suma, foi possível perceber algumas fórmulas que operam na concepção de um fenômeno musical tipicamente brasileiro, que é a roda de samba. |
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Rosangela Pereira de TugnySamuel Mello Araújo JúniorGlaura LucasGelson Luiz da Silva2019-08-14T13:52:19Z2019-08-14T13:52:19Z2012-10-29http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9AHMVMEste é um estudo no qual observamos e analisamos uma roda de samba em diversos aspectos. Buscamos entender como os sambistas se articulam em uma rede de relações musicais e sociais. O objetivo foi verificar como se dá o processo de realização da música pelo grupo musical e de como se comportam os apreciadores frente à música praticada naquele espaço quando interagem entre si e com o grupo musical. Iniciamos traçando o perfil do local e dos agentes diretamente responsáveis pela realização da roda de samba, que são: o proprietário e seus prestadores de serviço. Consultamos a literatura que nos antecedeu no estudo desse tema, repassando dados historiográficos que nos permitissem entender como se desenvolveu a prática percussiva na música brasileira em seus diversos ambientes e momentos. Outras referências ao gênero musical foram de suma importância no entendimento da estrutura dos espaços onde se realizam as rodas de samba. Continuando em nosso objetivo fizemos entrevistas e filmagens através das quais foi possível registrar comportamentos dos agentes que atuam naquela rede de relações. Através dessas filmagens, levantamos os padrões rítmicos mais recorrentes naquele núcleo de sambistas e que determinam o estilo musical do grupo. Elencamos algumas letras de canções inéditas, compostas por alguns dos membros do conjunto, para conhecer o teor dos temas ali desenvolvidos. A leitura de autores relacionados à filosofia e à semiologia facilitou-nos a compreensão de atitudes e posicionamentos dos frequentadores do Quintal, cenário no qual se desenvolveu a pesquisa, assim como dos músicos. Apoiamos nos conceitos casa e rua, extraídos da obra de um dos autores nosquais sustentamos nossos pressupostos, e detectamos que os músicos imergiram em um processo simbiótico, que funde elementos da música realizada no espaço público da rua, com os do espaço familiar que é a casa. Em suma, foi possível perceber algumas fórmulas que operam na concepção de um fenômeno musical tipicamente brasileiro, que é a roda de samba.Herein we analyze a roda de samba in several aspects. We try to understand how the sambistas articulate a network of social and musical relations. Our aim has been to verify how the music is performed and how the members of the audience behave when they interact among themselves and with the performers. Initially, we describe the environment and the agents directly involved in the roda de samba: the owner and his or her contractors. Available historiographic data on this theme has allowed us to understand the origin of percussion performances in Brazilian music in different scenarios. These additional references to this kind of music have been extremely important to understand the structure of the environment in which the roda de samba takes place. We have made video-clips and interviews to register the behavior of agents in that network of relations. Through these videos, we have recognized recurrent standards of rhythm that identify the musical style of the group. We have selected the lyrics of outstanding songs composed by some members of the group in order to understand the themes they develop. Readings in philosophy and semiology have allowed us to understand attitudes and positions of the members of the audience of Quintal the place where the research has taken place - as well as the attitude of the musicians. Drawing on the concepts of street, - a public place - as the unknown, the unpredictable, and the concept ofhome, - a private place - as a protected environment, taken from one of the authors used as a reference in this dissertation. We have concluded that the musicians have immersed themselves in a symbiotic process. This process fuses elements of street and home. To sum up, we have perceived some of the conceptions which are presents in the typicallyBrazilian musical phenomenon - Roda de samba.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSamba BrasilRitmo (musica)MusicaSambistasSambaPadrões rítmicosSambistasRoda de sambaMúsicaO samba sacramentado: a música na cadência do samba do Quintal do Divina Luzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_samba_sacramentado_.pdfapplication/pdf19988116https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9AHMVM/1/o_samba_sacramentado_.pdf4b80685deb680a4e8b615e504219a4d7MD51TEXTo_samba_sacramentado_.pdf.txto_samba_sacramentado_.pdf.txtExtracted texttext/plain294619https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9AHMVM/2/o_samba_sacramentado_.pdf.txtdaa024c0069a2f68e42048e58cb97c96MD521843/AAGS-9AHMVM2019-11-14 13:57:17.103oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9AHMVMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:57:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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